Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/45513
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2022_JúliaMoanaFerreiradaNóbrega.pdf5,48 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Mediação cultural feminista e as relações de poder
Auteur(s): Nóbrega, Júlia Moana Ferreira da
Orientador(es):: Fernandéz Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto:: Mediação cultural
Feminismo
Educação
Mediação feminista
Date de publication: 18-jan-2023
Référence bibliographique: NÓBREGA, Júlia Moana Ferreira da. Mediação cultural feminista e as relações de poder. 2022. 173 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: A mediação cultural é um campo da educação em artes visuais que atua principalmente no museu e é atravessado pelos conflitos e possibilidades dessa instituição. Investigando como pensar a mediação cultural dentro do contexto de desigualdade de gênero na arte e no museu, a pesquisa busca identificar o campo da mediação cultural feminista e seu papel políticopedagógico. Considera os debates acerca da mediação crítica, levantados por teóricas como Mônica Hoff Gonçalves e Carmen Mörsch, e o conceito de feminismo interseccional de Carla Akotirene, para pensar as possibilidades de atuação da mediação cultural nesse campo. Além do levantamento de pesquisa bibliográfica, utilizou-se de relatos de experiência a fim de materializar a vivência da mediação cultural em pesquisa. Desenvolveu-se uma proposta de dissertação-mapa, através da escrita fragmentada e leitura-caminho como metáfora de mediação cultural, com o propósito de exercitar as possibilidades de pesquisa poéticopedagógicas da profissão. Por fim, essa investigação identificou que a mediação cultural feminista necessita de um processo de politização coletiva e de si, que se desenvolva, não apenas a partir das questões de gênero dentro do museu, como também das diversas opressões e relações de poder que determinam e influenciam a dinâmica arte/público/museu.
Abstract: Cultural mediation is a field of education in visual arts that mainly acts on museums and is affected by the conflicts and possibilities of that institution. Investigating how to think about the possibilities of action on cultural mediation in a context of gender inequality in art and museums to find the field of a feminist cultural mediation and its political-pedagogical role. It reflects on the debates surrounding critical mediation, as discussed by researchers such as Mônica Hoff Gonçalves and Carmen Mörsch, and on Carla Akotirene’s concept of intersectional feminism. Beyond gathering bibliographical research, this dissertation uses experience reports to materialize the experience of cultural mediation in research. This developed into a concept of map-dissertation, through fragmented writing and path-reading as a metaphor of cultural mediation, which has as a proposition, to exercise the poeticpedagogical research possibilities of this profession. Lastly, this investigation has found that feminist cultural mediation needs a process of the self and of collective politization, one that develops not only through gender issues in museums, but also through several oppressions and power relationships which determine and influence the art/public/museum dynamic.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Description: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45513/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.