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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45491
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Title: Atitudes frente ao doente mental : influências do tipo de contato e do nível de escolaridade
Authors: Martins, Antônio Elmo de Oliveira
Orientador(es):: Pasquali, Luiz
Assunto:: Doenças mentais
Saúde mental
Escolaridade
Issue Date: 5-May-2022
Citation: MARTINS, Antônio Elmo de Oliveira. Atitudes frente ao doente mental: influências do tipo de contato e do nível de escolaridade. 1982. xi, 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 1982.
Abstract: A presente investigação, através de pesquisa empírica, examina as influências do tipo de contato e do nível de escolaridade sobre as atitudes frente ao doente mental de indivíduos com dezoito (18) anos ou mais de idade, moradores do Distrito Federal. Partiu-se de três tipos de contato (familiar, profissional e sem contato) e de três níveis de escolaridade (1º, 2º e 3º graus) para se confrontar as diferenças atitudinais em relação ao doente mental, medidas pela Escala de Atitudes frente ao Doente Mental - ADM (Pasquali et al., 1982 b). No tocante ao nível de escolaridade, os resultados obtidos são consistentes com as pesquisas existentes sobre o assunto, no sentido de que quanto maior a escolaridade mais positivas são as atitudes frente ao doente mental. Quanto a variável contato, descobriu-se que os profissionais possuem atitudes mais positivas em relação ao doente mental do que os familiares, e estes, de modo geral, atitudes semelhantes aos sem contato. Os resultados obtidos e sua importância para pesquisas futuras são examinados.
Abstract: This research examined the influencts of the contact with the mentally ill (familiar, professional and no contact) and the educational levei (júnior high school, sênior high school and undergraduate) of adults from Brasília upon their attitudes towards the mentally ill. The measurement instrument for the dependent variable was the Attitude Towards the Mentally ill Scale-ADM (Pasqualli et al., 1982 b). As far as educational levei is concerned, the results were congruent with previous researches in the area, that is, attitudes towards the mentally ill improve as educational levei increases. Regarding the variable contact, results showed that the professionals have a more positive attitude towards the mentally ill than both familiar and no contact. Results are also discussed in terms of relevance for further research.
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