http://repositorio.unb.br/handle/10482/45322
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_JoséBeneditodosSantos.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Emergência da escrita de mulheres na literatura amazonense contemporânea (2007-2018) |
Autor(es): | Santos, José Benedito dos |
E-mail do autor: | profbenesantos@hotmail.com |
Orientador(es): | Thomaz, Paulo César |
Assunto: | Representação feminina Literatura brasileira Escrita literária Autoria feminina Amazonas (Estado) |
Data de publicação: | 16-Dez-2022 |
Data de defesa: | 2-Set-2022 |
Referência: | SANTOS, José Benedito dos. Emergência da escrita de mulheres na literatura amazonense contemporânea (2007-2018). 2022. 262 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Esta tese investiga a emergência da escrita de mulheres na literatura amazonense contemporânea (2007-2018). Inicialmente, recuperamos as obras Ritmos de Inquieta Alegria (1998 [1935]), de Violeta Branca; Alameda (1998 [1963]), de Astrid Cabral; e Marari: a Princesinha dos Manaus (1996 [1972]), de Albertina Costa Rego de Albuquerque, consideradas fundadoras da literatura escrita por mulheres no Amazonas. Em seguida, analisamos cinco obras contemporâneas Ay Kakyritama: eu moro na cidade (2018), de Márcia Wayna Kambeba; O Encontro das Águas (2011), de Sylvia Aranha de Oliveira Ribeiro; Entre Nós Dois... (2014), de Izis Negreiros; Histórias do Rio Negro (2007), de Vera do Val; e O Poder da Fé (2016), de Sandra Godinho. O objetivo geral foi verificar de que maneira essas mulheres escritoras brasileiras contemporâneas adotaram a escrita literária como estratégia na construção de sua identidade social, identitária, intelectual, passando a condição de sujeito e objeto de suas escrituras. Para tanto, buscamos compreender as estratégias narrativas adotadas por essas autoras, e de que modo tais estratégias intencionam desconstruir as representações das personagens femininas, já fixadas pela tradição literária do século XIX, as quais ainda persistem em algumas obras brasileiras dos séculos XX e XXI. Tencionamos, também, verificar até que ponto essas autoras evidenciam uma postura crítica e/ou preconceituosa frente à representação das protagonistas femininas por elas elaboradas e se essas mulheres ficcionais são caracterizadas a partir das transformações ocorridas no campo intelectual e artísticoliterário brasileiro. Por fim, pretendemos, ainda, identificar de que maneira se constitui a relação entre representação, escrita feminina, produção literária, divulgação e recepção das obras contemporâneas publicadas numa região literária periférica. Como fundamentação teórica, adotamos as obras de Duarte (2003), Muzart (2000; 2004; 2009), Beauvoir (2019), Figueiredo (2020), Spivak (2010), hooks (2019), Lerner (2019), Perrot (2021), Said (1995), Bhabha (2014), Hall (2008), assim como os estudos da literatura brasileira contemporânea realizados por Dalcastagnè (2012), dentre outros. Também são citadas outras obras de pesquisadoras e pesquisadores amazônicos que versam sobre os pontos desenvolvidos no decorrer de nossa pesquisa. Foi possível concluir que a presença da figura feminina como protagonista em um número significativo de romances amazônicos é indício de transformações na literatura contemporânea escrita por mulheres que se tornam sujeito/objeto de suas próprias escrituras. |
Abstract: | This thesis investigates the emergence of women’s writing in contemporary Amazonian literature (2007-2018). Initially, we rescued the works Ritmos de Inquieta Alegria (1998 [1935]), by Violeta Branca; Alameda (1998 [1963]), by Astrid Cabral; and Marari: a Princessinha dos Manaus (1996 [1972]), by Albertina Costa Rego de Albuquerque, considered the founders of literature written by women in the Amazon. Then, we analized five contemporary works: Ay Kakyritama: eu moro na cidade (2018), by Márcia Wayna Kambeba; O Encontro das Águas (2011), by Sylvia Aranha de Oliveira Ribeiro; Entre Nós Dois... (2014), by Izis Negreiros; Histórias do Rio Negro (2007), by Vera do Val; and O Poder da Fé (2016), by Sandra Godinho. The general objective was to verify how these contemporary Brazilian women writers adopted literary writing as a strategy in the construction of their social, identity, intellectual identity, becoming the subject and object of their writings. For that, we sought to understand the narrative strategies adopted by these authors, and how such strategies intend to deconstruct the representations of female characters, already established by the literary tradition of the 19th century, which still persist in some Brazilian works of the 20th and 21st centuries. We also intended to verify to what extent these authors show a critical and/or prejudiced attitude towards the representation of female protagonists created by them and whether these fictional women are characterized from the transformations that have taken place in the Brazilian intellectual and artistic-literary field. Finally, we identified and pointed how the relationship between representation, female writing, literary production, dissemination and reception of contemporary works published in a peripheral literary region is constituted. As a theoretical foundation, we adopted the works by Duarte (2003), Muzart (2000; 2004; 2009), Beauvoir (2019), Figueiredo (2020), Spivak (2010), hooks (2019), Lerner (2019), Perrot (2021), Said (1995), Bhabha (2014), Hall (2008), as well as studies of contemporary Brazilian literature conducted by Dalcastagnè (2012), among others. Also, we cited other works by Amazonian researchers that deal with the points developed in tour research. We could conclude that the presence of the female figure as the protagonist in a significant number of Amazonian novels is an indication of changes in contemporary literature written by women who become the subject/object of their own writings. |
Resumen: | Esta tesis investiga la emergencia de la escritura femenina en la literatura amazónica contemporánea (2007-2018). Inicialmente, rescatamos las obras Ritmos de Inquieta Alegria (1998 [1935]), de Violeta Branca; Alameda (1998 [1963]), de Astrid Cabral; y Marari: a Princesinha dos Manaus (1996 [1972]), de Albertina Costa Rego de Albuquerque, consideradas las fundadoras de la literatura escrita por mujeres en la Amazonía. Luego, analizamos cinco obras contemporáneas: Ay Kakyritama: eu moro na cidade (2018), de Márcia Wayna Kambeba; O Encontro das Águas (2011), de Sylvia Aranha de Oliveira Ribeiro; Entre Nós Dois... (2014), de Izis Negreiros; Histórias do Rio Negro (2007), de Vera do Val; y O Poder da Fé (2016), de Sandra Godinho. El objetivo era verificar cómo estas escritoras brasileñas contemporáneas adoptaron la escritura literaria como estrategia en la construcción de su identidad social, intelectual, convirtiéndose en sujeto y objeto de sus escritos. Para eso, buscamos comprender las estrategias narrativas adoptadas por estos autores, y cómo tales estrategias pretenden deconstruir las representaciones de personajes femeninos, ya establecidas por la tradición literaria del siglo XIX, que aún persisten en algunas obras brasileñas de los siglos XX y XX. También teníamos la intención de verificar en qué medida estos autores muestran una actitud crítica y/o prejuiciosa hacia la representación de protagonistas femeninas creada por ellos y si estas mujeres ficcionales se caracterizan a partir de las transformaciones que han tenido lugar en el panorama intelectual y artístico-literario brasileño. Finalmente, también buscamos identificar la relación entre la representación, la escritura femenina, la producción literaria, la difusión y la recepción de obras contemporáneas publicadas en una región literaria periférica. Como fundamento teórico, adoptamos los trabajos de Duarte (2003), Muzart (2000; 2004; 2009), Beauvoir (2019), Figueiredo (2020), Spivak (2010), ganchos (2019), Lerner (2019), Perrot (2021), Said (1995), Bhabha (2014), Hall (2008), así como estudios de literatura brasileña contemporánea realizados por Dalcastagnè (2012), entre otros. Asimismo, citamos otros trabajos de investigadores amazónicos que abordan los puntos desarrollados en el transcurso de nuestra investigación. Pudimos concluir que la presencia de la figura femenina como protagonista en un número significativo de novelas amazónicas es un indicio de cambios en la literatura contemporánea escrita por mujeres que se convierten en sujeto/objeto de sus propias escrituras. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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