Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Thomaz, Paulo César | - |
dc.contributor.author | Santos, José Benedito dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T21:44:41Z | - |
dc.date.available | 2022-12-16T21:44:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-02 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, José Benedito dos. Emergência da escrita de mulheres na literatura amazonense contemporânea (2007-2018). 2022. 262 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45322 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese investiga a emergência da escrita de mulheres na literatura amazonense
contemporânea (2007-2018). Inicialmente, recuperamos as obras Ritmos de Inquieta Alegria
(1998 [1935]), de Violeta Branca; Alameda (1998 [1963]), de Astrid Cabral; e Marari: a
Princesinha dos Manaus (1996 [1972]), de Albertina Costa Rego de Albuquerque,
consideradas fundadoras da literatura escrita por mulheres no Amazonas. Em seguida,
analisamos cinco obras contemporâneas Ay Kakyritama: eu moro na cidade (2018), de Márcia
Wayna Kambeba; O Encontro das Águas (2011), de Sylvia Aranha de Oliveira Ribeiro; Entre
Nós Dois... (2014), de Izis Negreiros; Histórias do Rio Negro (2007), de Vera do Val; e O
Poder da Fé (2016), de Sandra Godinho. O objetivo geral foi verificar de que maneira essas
mulheres escritoras brasileiras contemporâneas adotaram a escrita literária como estratégia na
construção de sua identidade social, identitária, intelectual, passando a condição de sujeito e
objeto de suas escrituras. Para tanto, buscamos compreender as estratégias narrativas adotadas
por essas autoras, e de que modo tais estratégias intencionam desconstruir as representações
das personagens femininas, já fixadas pela tradição literária do século XIX, as quais ainda
persistem em algumas obras brasileiras dos séculos XX e XXI. Tencionamos, também,
verificar até que ponto essas autoras evidenciam uma postura crítica e/ou preconceituosa frente
à representação das protagonistas femininas por elas elaboradas e se essas mulheres ficcionais
são caracterizadas a partir das transformações ocorridas no campo intelectual e artísticoliterário brasileiro. Por fim, pretendemos, ainda, identificar de que maneira se constitui a
relação entre representação, escrita feminina, produção literária, divulgação e recepção das
obras contemporâneas publicadas numa região literária periférica. Como fundamentação
teórica, adotamos as obras de Duarte (2003), Muzart (2000; 2004; 2009), Beauvoir (2019),
Figueiredo (2020), Spivak (2010), hooks (2019), Lerner (2019), Perrot (2021), Said (1995),
Bhabha (2014), Hall (2008), assim como os estudos da literatura brasileira contemporânea
realizados por Dalcastagnè (2012), dentre outros. Também são citadas outras obras de
pesquisadoras e pesquisadores amazônicos que versam sobre os pontos desenvolvidos no
decorrer de nossa pesquisa. Foi possível concluir que a presença da figura feminina como
protagonista em um número significativo de romances amazônicos é indício de
transformações na literatura contemporânea escrita por mulheres que se tornam sujeito/objeto
de suas próprias escrituras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Emergência da escrita de mulheres na literatura amazonense contemporânea (2007-2018) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação feminina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita literária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoria feminina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amazonas (Estado) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis investigates the emergence of women’s writing in contemporary Amazonian
literature (2007-2018). Initially, we rescued the works Ritmos de Inquieta Alegria (1998
[1935]), by Violeta Branca; Alameda (1998 [1963]), by Astrid Cabral; and Marari: a
Princessinha dos Manaus (1996 [1972]), by Albertina Costa Rego de Albuquerque,
considered the founders of literature written by women in the Amazon. Then, we analized five
contemporary works: Ay Kakyritama: eu moro na cidade (2018), by Márcia Wayna Kambeba;
O Encontro das Águas (2011), by Sylvia Aranha de Oliveira Ribeiro; Entre Nós Dois...
(2014), by Izis Negreiros; Histórias do Rio Negro (2007), by Vera do Val; and O Poder da Fé
(2016), by Sandra Godinho. The general objective was to verify how these contemporary
Brazilian women writers adopted literary writing as a strategy in the construction of their
social, identity, intellectual identity, becoming the subject and object of their writings. For
that, we sought to understand the narrative strategies adopted by these authors, and how such
strategies intend to deconstruct the representations of female characters, already established
by the literary tradition of the 19th century, which still persist in some Brazilian works of the
20th and 21st centuries. We also intended to verify to what extent these authors show a
critical and/or prejudiced attitude towards the representation of female protagonists created by
them and whether these fictional women are characterized from the transformations that have
taken place in the Brazilian intellectual and artistic-literary field. Finally, we identified and
pointed how the relationship between representation, female writing, literary production,
dissemination and reception of contemporary works published in a peripheral literary region
is constituted. As a theoretical foundation, we adopted the works by Duarte (2003), Muzart
(2000; 2004; 2009), Beauvoir (2019), Figueiredo (2020), Spivak (2010), hooks (2019), Lerner
(2019), Perrot (2021), Said (1995), Bhabha (2014), Hall (2008), as well as studies of
contemporary Brazilian literature conducted by Dalcastagnè (2012), among others. Also, we
cited other works by Amazonian researchers that deal with the points developed in tour
research. We could conclude that the presence of the female figure as the protagonist in a
significant number of Amazonian novels is an indication of changes in contemporary
literature written by women who become the subject/object of their own writings. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta tesis investiga la emergencia de la escritura femenina en la literatura amazónica
contemporánea (2007-2018). Inicialmente, rescatamos las obras Ritmos de Inquieta Alegria
(1998 [1935]), de Violeta Branca; Alameda (1998 [1963]), de Astrid Cabral; y Marari: a
Princesinha dos Manaus (1996 [1972]), de Albertina Costa Rego de Albuquerque,
consideradas las fundadoras de la literatura escrita por mujeres en la Amazonía. Luego,
analizamos cinco obras contemporáneas: Ay Kakyritama: eu moro na cidade (2018), de
Márcia Wayna Kambeba; O Encontro das Águas (2011), de Sylvia Aranha de Oliveira
Ribeiro; Entre Nós Dois... (2014), de Izis Negreiros; Histórias do Rio Negro (2007), de Vera
do Val; y O Poder da Fé (2016), de Sandra Godinho. El objetivo era verificar cómo estas
escritoras brasileñas contemporáneas adoptaron la escritura literaria como estrategia en la
construcción de su identidad social, intelectual, convirtiéndose en sujeto y objeto de sus
escritos. Para eso, buscamos comprender las estrategias narrativas adoptadas por estos
autores, y cómo tales estrategias pretenden deconstruir las representaciones de personajes
femeninos, ya establecidas por la tradición literaria del siglo XIX, que aún persisten en
algunas obras brasileñas de los siglos XX y XX. También teníamos la intención de verificar
en qué medida estos autores muestran una actitud crítica y/o prejuiciosa hacia la
representación de protagonistas femeninas creada por ellos y si estas mujeres ficcionales se
caracterizan a partir de las transformaciones que han tenido lugar en el panorama intelectual y
artístico-literario brasileño. Finalmente, también buscamos identificar la relación entre la
representación, la escritura femenina, la producción literaria, la difusión y la recepción de
obras contemporáneas publicadas en una región literaria periférica. Como fundamento
teórico, adoptamos los trabajos de Duarte (2003), Muzart (2000; 2004; 2009), Beauvoir
(2019), Figueiredo (2020), Spivak (2010), ganchos (2019), Lerner (2019), Perrot (2021), Said
(1995), Bhabha (2014), Hall (2008), así como estudios de literatura brasileña contemporánea
realizados por Dalcastagnè (2012), entre otros. Asimismo, citamos otros trabajos de
investigadores amazónicos que abordan los puntos desarrollados en el transcurso de nuestra
investigación. Pudimos concluir que la presencia de la figura femenina como protagonista en
un número significativo de novelas amazónicas es un indicio de cambios en la literatura
contemporánea escrita por mujeres que se convierten en sujeto/objeto de sus propias
escrituras. | pt_BR |
dc.contributor.email | profbenesantos@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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