http://repositorio.unb.br/handle/10482/45194
File | Description | Size | Format | |
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ARTIGO_MotivacoesFormacaoRedes.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado |
Other Titles: | Motivations for the formation of collaborative networks in master's and doctoral's committees |
Authors: | Souza, Kelma Patrícia de Maricato, João de Melo |
metadata.dc.contributor.email: | mailto:kelma.biblio@gmail.com mailto:jmmaricato@gmail.com |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-8112-9871 https://orcid.org/0000-0001-9162-6866 |
Assunto:: | Cientometria Redes de colaboração Colaboração científica Dissertações e Teses |
Issue Date: | 30-Nov-2021 |
Publisher: | Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP |
Citation: | SOUZA, Kelma Patrícia de; MARICATO, João de Melo. Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 12, n. 2, p. 173-193, set. 2021./fev. 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p173-193. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/181945. Acesso em: 18 nov. 2022. |
Abstract: | A formação de bancas examinadoras para avaliar dissertações e teses é um requisito do processo de titulação de mestres e doutores no Brasil. A definição da composição requer tempo e dedicação de orientandos, orientadores e membros dessas comissões avaliativas, havendo motivações objetivas e subjetivas. O objetivo desta pesquisa foi investigar fatores influenciadores dos processos de escolha desses componentes motivacionais. Para isso, estudaram-se as dinâmicas de colaboração e organização de redes dos membros dessas comissões em trabalhos submetidos ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU), entre 2000 a 2018. Assim, a coleta dos documentos ocorreu via página eletrônica do Repositório Institucional (RI/UFU) e por meio de dados acadêmicos de docentes registrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A partir desses levantamentos, foram produzidos quadros, tabelas, gráficos e grafos que subsidiaram as análises. Constatou-se que a rede de colaboração em questão é baseada em vínculos originados na área da Geografia e composta por docentes e/ou pesquisadores de universidades localizadas no estado de Minas Gerais. Observou-se, por fim, não haver influência de relações, entre orientadores e examinadores, estabelecidas durante sua formação acadêmica. |
Abstract: | The formation of examining boards to evaluate dissertations and theses is a requirement for the process of obtaining masters and doctoral degrees in Brazil. This process, in turn, has among its characteristics objective and subjective motivations, requiring time and dedication from advisees, advisors and evaluator members. Therefore, the objective of this research was to investigate influencing factors in the processes of choosing these motivational components. For this, the dynamics of collaboration and organization of networks of the members of these commissions in works submitted to the Graduate Program in Geography at the Federal University of Uberlândia between 2000 and 2018 were studied. This study has an exploratory documentary nature via the collection of academic papers, the Institutional Repository website and academic data from professors registered in the Lattes Platform, of the National Council for Scientific and Technological Development. From these surveys, charts, tables, graphs and graphs were produced that supported the referred analyses. As a result, it was found that the collaboration network in question is based on links originated by academic training in the area of Geography and composed of professors and/or researchers from universities located in the state of Minas Gerais, with emphasis on the state and regional influence. Finally, it was observed that the invitations to compose panels are not motivated by the relationships established between advisors and examiners during their academic training. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Licença:: | Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação Creative Commons License Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/181945. Acesso em: 18 nov. 2022. |
DOI: | https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p173-193 |
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