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Titre: Poesia marginal, política e cidade : o percurso poético na construção da identidade cultural em Brasília
Auteur(s): Toledo, Wélcio Silvério de
metadata.dc.contributor.email: welciodetoledo@yahoo.com.br
Orientador(es):: Carvalho, Erivelto da Rocha
Assunto:: Poesia marginal
Brasília (DF) - identidade
Brasília (DF) - vida e costumes sociais
Brasília (DF) - vida cultural
Hipertextualidade
Date de publication: 4-nov-2022
Référence bibliographique: TOLEDO, Wélcio Silvério de. Poesia marginal, política e cidade: o percurso poético na construção da identidade cultural em Brasília. 2022. 345 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: Propõe-se nesta tese analisar a relação entre poesia marginal e formação da identidade cultural em Brasília nas décadas de 1970 e 1980 e seus desdobramentos para a produção poética de hoje. A relação entre Poesia Marginal e a construção da identidade cultural de Brasília remete às primeiras décadas da nova capital do Brasil, período em que a cidade pulsava culturalmente na mesma medida em que o Regime Militar imposto em 1964 buscava silenciar as artes e a cultura no país. Essa é a hipótese que palmilhará o percurso poético da tese, buscando respostas para a pergunta norteadora: Existe uma contribuição da Poesia Marginal na construção da identidade cultural de Brasília? Serão sujeitos da pesquisa os poetas que produziram e viveram a efervescência da chamada Poesia Marginal das décadas de 1970 e 1980 e alguns outros artistas, agitadores culturais influentes na época em Brasília e poetas atuantes na cidade nos tempos atuais. Pretende-se, além de estudo bibliográfico, fazer uma análise documental para encontrar elementos que possam indicar as atividades culturais que tem a poesia como foco e também seu diálogo com as outras artes, como teatro, artes visuais, cinema e música, por exemplo. Para analisar os traços que identificam os poemas marginais à cidade de Brasília, a pesquisa atentará para a textualidade e a hipertextualidade a fim de perceber o sentido do poema, sem desconsiderar a relação entre a poesia e o mundo que a circunda. Poetas como Nicolas Behr, TT Catalão, Luis Martins, Sóter, Eudoro Augusto, Francisco Alvim, Luiz Turiba, Chacal e vários outros movimentaram a cena literária brasiliense nas décadas de 1970 e 1980, articulando-se com artistas do teatro e da música, constituindo, assim, um movimento que seria o amálgama do início de algo que poderia ser chamado de identidade cultural de Brasília. O referencial teórico deste trabalho está pautado no âmbito da teoria da literatura nas teorias da recepção e intertextualidade de Jauss e Genette, e numa série de autores de diversos campos das ciências humanas e sociais, como Walter Benjamin, Renato Ortiz, Mário Pedrosa, Stuart Hall, numa perspectiva transdisciplinar, entre outros.
Abstract: The purpose of this thesis is to analyze the relationship between marginal poetry (poesia marginal, in Portuguese) and the establishment of Brasília’s cultural identity in the 1970s and 1980s and its implications for poetic creation today. The relationship between Marginal Poetry and the development of Brasília’s cultural identity goes back to the first decades of Brazil's new capital, a period in which the city pulsated culturally at the same rate that the Military Regime, imposed in 1964, sought to silence the arts and culture in the country. That is the hypothesis that will go through the poetic path of this thesis, seeking answers to the guiding question: Is there a contribution of Marginal Poetry in the development of Brasília's cultural identity? The subjects of this research will be the poets who made and lived through the effervescence of the so-called Marginal Poetry of the 1970s and 1980s, as well as some other artists, influential cultural agitators of that time in Brasília, and poets active in the city today. In addition to a bibliographic study, this paper intends to carry out a documental analysis to find elements that may indicate the cultural activities that have poetry as a focus and also their dialogue with the other arts, such as theater, visual arts, cinema and music, for example. To analyze the traits that identify the marginal poems to the city of Brasília, this research will focus on textuality and hypertextuality in order to understand the meaning of the poem, without disregarding the relationship between poetry and the world that surrounds it. Poets such as Nicolas Behr, TT Catalão, Luis Martins, Sóter, Eudoro Augusto, Francisco Alvim, Luiz Turiba, Chacal and several others propelled Brasília’s literary scene in the 1970s and 1980s, articulating with theater and music artists, thus constituting a movement that would be the amalgam of the beginning of something that could be called Brasília's cultural identity. The theoretical framework of this paper is based on literary theory, on the theories of reception and intertextuality by Jauss and Genette, and on a series of authors from various fields of human and social sciences, such as Walter Benjamin, Renato Ortiz, Mário Pedrosa, Stuart Hall, in a transdisciplinary perspective, among others.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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