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Título : O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial
Autor : Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-3705-1667
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Assunto:: Curadoria - artes
Exposições de arte
Barroco
Arte popular
Fecha de publicación : 12-sep-2022
Editorial : Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ)
Citación : OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. O ardente, mágico e popular barroco brasileiro: curadoria e arte colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 6, n. 3, p. 151–185, 2022. DOI 10.20396/modos.v6i3.8670987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670987. Acesso em: 04 nov. 2022.
Resumen : O presente artigo investiga a intepretação proposta por Emanoel Araújo para o fenômeno cultural do barroco na curadoria da exposição Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro, no Museu Afro Brasil, entre agosto de 2017 e março do ano seguinte. Busca-se compreender como a exposição apresenta o barroco e se relaciona com os temas da arte e da cultura popular. Para tanto, procuramos apresentar as premissas básicas de constituição da mostra, os atravessamentos expológicos e a dinâmica temporal que ela buscou apresentar. Nessa direção, avaliaremos sua relação com outras mostras curadas por Araújo e que antecederam algumas das escolhas operadas para a interpretação da arte colonial brasileira.
Abstract: This paper investigates an interpretation, proposed by Emanoel Araújo, for the cultural phenomenon of Baroque in curating the exhibition Barroco Ardente e Sincrético – LusoAfro-Brasileiro at the Afro Brasil Museum, between August 2017 and March of the following year. Our aim is to understand how the exhibition presents Baroque andrelates to the themes of art and popular culture. To do so, we present the basic premises in constituting the exhibition, its intersections and temporal dynamics. We evaluate its relationship to other exhibitions curated by Araújo, which preceded some of the choices made for the interpretation of Brazilian colonial art.
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DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670987
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