http://repositorio.unb.br/handle/10482/45075
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ARTIGO_DesignConstrutalAplicado.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada |
Auteur(s): | Feijó, Bruno Costa Pereira, Martim dos Santos Teixeira, Filipe Branco Goulart, Jhon Nero Vaz Melo, Tiago de Rocha, Luiz Alberto Oliveira Isoldi, Liércio André Santos, Elizaldo Domingues dos |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-3045-1975 https://orcid.org/0000-0002-1612-7896 https://orcid.org/0000-0003-2409-3152 https://orcid.org/0000-0002-9337-3169 https://orcid.org/0000-0003-4566-2350 |
Assunto:: | Design construtal Convecção forçada Escoamento em canais Aletas retangulares Estudo numérico |
Date de publication: | 22-fév-2017 |
Editeur: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE |
Référence bibliographique: | FEIJÓ, Bruno Costa et al. Design construtal aplicado a um canal com aletas submetido a convecção forçada. Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia, Brasília, v. 2, n. 32, 2017. DOI: https://doi.org/10.26512/ripe.v2i32.14427. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14427. Acesso em: 4 mar. 2022. |
Résumé: | O propósito deste trabalho é apresentar um estudo numérico de um canal bidimensional com duas aletas retangulares submetido a um escoamento no regime laminar com transferência de calor por convecção forçada avaliando a geometria das aletas através do método Design Construtal. Os objetivos principais são maximizar a taxa de transferência de calore ao mesmo tempo minimizar a diferença de pressões entre a entrada e saída do canal para diferentes dimensões das duas aletas do canal, considerando os mesmos números de Reynolds (ReH= 100) e Prandtl (Pr = 0,71). O problema é submetido a três restrições dadas pelas áreas do canal, aletas e área máxima de ocupação de cada aleta.O sistema ainda possui três graus de liberdade dados pela razão entre altura e comprimento do canal, que é mantida fixa H/L = 0,0625, a razão entre altura e comprimento da aleta frontal (H3/L3) situada na superfície inferior do canal e a razão entre altura e comprimento da aleta posterior (H4/L4) localizada na superfície superior do canal. Os dois últimos graus de liberdade foram variados neste estudo. Para a abordagem numérica do problema, as equações de conservação de massa, quantidade de movimento e energia são resolvidas com o método dos volumes finitos (MVF). Os resultados mostraram que uma razão de H4/L4 igual a 3,0 é a que melhor atende ao multi-objetivo proposto.Também foi observado que razões de H4/L4 mais próximas de 0,25 tem melhor desempenho fluido dinâmico,sendo a razão entre o melhor e o pior caso fluidodinâmico igual a 28,79,enquanto que razões de H4/L4 próximas à 4.0 tem melhor desempenho térmico, com desempenho 60,62% superior comparado ao pior caso. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade UnB Gama (FGA) |
Licença:: | (CC BY ND) Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/14427. Acesso em: 4 mar. 2022. |
DOI: | https://doi.org/10.26512/ripe.v2i32.14427 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
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