Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho Junior, Francisco Antonio | - |
dc.contributor.author | Botelho, Erica de Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T21:47:41Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03T21:47:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-27 | - |
dc.identifier.citation | BOTELHO, Erica de Aguiar. Resistência à mudança, suporte organizacional, comprometimento organizacional e propriedade psicológica: um estudo multinível. 2022. 269 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44969 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura sobre gerenciamento da mudança indica que, embora a resistência à mudança seja
uma expressão amplamente citada, ainda há carência de estudos que investiguem fatores que a
influenciam. Assim, esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver um modelo de resistência à
mudança, considerando a influência de percepções de suporte organizacional,
comprometimento organizacional e propriedade psicológica, em uma perspectiva multinível,
atitudinal e de organizing. Um modelo teórico multinível hipotetizado foi proposto e testado
empiricamente no contexto de Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, tomando-se as
rotinas de tramitação de processos como objeto da mudança e considerando o Sistema
Eletrônico de Informações – SEI como seu artefato. Com a adoção da abordagem de métodos
mistos, os dados foram coletados em 3 Universidades Federais, por meio de documentos,
entrevistas, grupos focais e questionários. Dois estudos quantitativos foram conduzidos por
meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais, incluindo análises fatoriais exploratórias
e modelagem multinível. A etapa qualitativa foi complementar, realizada por meio de análise
de conteúdo, tomando-se 26 categorias definidas a priori. Como resultados, a mudança objeto
da pesquisa foi caracterizada, confirmando o papel do SEI como artefato indutor de contínuas
mudanças nas rotinas e a interdependência e o potencial reflexivo de seus participantes. Do
primeiro estudo quantitativo (N = 743), foram expostas evidências de validade das escalas para
o contexto empírico da pesquisa: atitudes em relação à mudança (3 fatores), percepção de
suporte organizacional (2 fatores), comprometimento organizacional (5 fatores), propriedade
psicológica promotora (3 fatores) e propriedade psicológica preventiva (unifatorial). Os
componentes do modelo multinível também foram caracterizados, com ênfase na
exemplificação da multidimensionalidade das atitudes relativas às mudanças no contexto
organizacional e da emersão de construtos preditivos para o nível de grupos. Do segundo estudo
quantitativo (N = 699, J = 99, n = 7,06), 3 modelos empíricos multiníveis foram comprovados
por meio da modelagem multinível: modelo de resistência afetiva à mudança, modelo de
resistência cognitiva à mudança e modelo de resistência comportamental à mudança. Foram
observados efeitos diretos intranível, efeitos diretos cross-level e efeitos de interação crosslevel, sendo constatada a diferenciação desses efeitos para as distintas dimensões da resistência
à mudança. Destaca-se que práticas de gestão de desempenho em nível individual e senso de
accountability em nível de grupos apresentaram efeitos diretos negativos sobre todas as
dimensões de resistência à mudança. Destarte, esta pesquisa permitiu o desenvolvimento de um
modelo de resistência à mudança, caracterizada como uma atitude de valência negativa que
recebe, de forma simultânea em diferentes níveis de análise e diferenciada em suas dimensões
afetiva, cognitiva e comportamental, a influência das percepções sobre vínculos
indivíduo/organização, com reconhecimento das mudanças descritas como orgazining e
geradas pelas rotinas organizacionais. Implicações teóricas, metodológicas e gerenciais foram
apresentadas como possíveis contribuições da pesquisa e foi recomendada uma agenda de
pesquisa para o aprofundamento do conhecimento sobre a temática. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Resistência à mudança, suporte organizacional, comprometimento organizacional e propriedade psicológica : um estudo multinível | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resistência à mudança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suporte organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comprometimento organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propriedade psicológica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Change management literature shows that, although resistance to change is a widely used
expression, there is still a lack of studies investigating factors which influence it. Thus, this
research had the purpose of developing a resistance to change model, considering the influence
of organizational support, organizational commitment, and psychological ownership
perceptions, in a multilevel, atitudinal and organizing perspective. A theoretical multilevel
hypothesized model was proposed and empirically tested in the federal institutions of higher
education context, having the case files circulation routines as object of change, and considering
the Eletronic Information System (SEI) as their artifact. Adopting a mixed-method approach,
data were collected in three federal universities, through documents, interviews, focus groups
and surveys. Two quantitative studies were conducted using descriptive and inferential
statistical analyses, including exploratory factor analysis and multilevel modeling. A
complementary qualitative step was carried out using content analysis with 26 a priori-defined
categories. As research results, the change selected as object of study was characterized,
proving the role of SEI as an artifact that promotes continuous changes in routines as well as
the interdependence and the reflective potential of their participants. From the first quantitative
study (N = 743), evidences of validity of the scales for the empirical context of the research
were exposed: attitudes toward change (3 factors), perception of organizational support (2
factors), organizational commitment (5 factors), promotive psychological ownership (3 factors)
and preventive psychological ownership (unifactorial). The multilevel model components were
also characterized, highlighting the examples of the multidimensionality of the attitudes toward
changes in the organizational context and the emergence of predictive constructs for the group
level. From the second quantitative study (N = 699, J = 99, n = 7,06), 3 multilevel empirical
models were confirmed through multilevel modeling: affective resistance to change model,
cognitive resistance to change model and behavioral resistance to change model. Intralevel
direct effects, cross-level direct effects and cross-level interaction effects were observed and
the differentiation of these effects for the distinct dimensions of resistance to change was
verified. It is worth noting that individual level performance management practices and group
level accountability showed negative direct effects on all the dimensions of resistance to
change. Therefore, this research allowed the development of a resistance to change model
characterized as a negative valence attitude which receives, simultaneously in different levels
of analysis and differently in its affective, cognitive, and behavioral dimensions, the influence
of individual/organizational bonds perceptions, recognizing changes described as organizing
and generated by organizational routines. Theoretical, methodological, and managerial
implications were presented as possible research contributions and future research directions
were provided for the deepening of knowledge on this subject. | pt_BR |
dc.contributor.email | ericabotelho@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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