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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44589
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Title: O romance de formação e a verdade universal de Jane Austen
Authors: Faria, Marcella de Melo
metadata.dc.contributor.email: marcella_mmf@hotmail.com
Orientador(es):: Schwantes, Cíntia Carla Moreira
Assunto:: Austen, Jane, 1775-1817- crítica e interpretação
Orgulho e preconceito
Romance de formação
Verdade universal
Emma
Bildungsroman
Issue Date: 19-Aug-2022
Citation: FARIA, Marcella de Melo. O romance de formação e a verdade universal de Jane Austen. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: O presente estudo tem como finalidade analisar, com base no conceito e nas característicasdo Bildungsroman, dois romances escritos por Jane Austen: Orgulho e Preconceito e Emma, visando a seu enquadramento como romance de formação. Para tanto, descreveu-se o contexto histórico no qual esse termo surgiu e o contraste entre o Bildungsroman masculino e feminino. O termo, criado na Alemanha do século XIX, se refere à narrativização do processo de formação de um indivíduo na sociedade em vários âmbitos da vida, tais como os social, psicológico, moral e espiritual, por meio da trajetória de um herói ou de uma heroína que vivencia várias experiências que contribuem para seu amadurecimento. Logo, a aprendizagem consiste no desenvolvimento interior que é resultado da interação com o mundo exterior. Contudo, verifica-se uma discrepância entre o processo de formação masculino e feminino: enquanto o herói inicia sua trajetória na infância e pode se aventurar em viagens e casos de amor, o processo de formação feminino sofre restrições e culmina no casamento. Diferentemente do herói masculino, suas vivências são restritas ao lar, fazendo com que muitas vezes essa formação não seja concluída. Mas Austen foi revolucionária ao criar heroínas capazes de falar sobre sua inteligência e seus sentimentos, alcançando assim uma formação completa. Por isso, na análise objeto desta pesquisa, adotou-se como linha de pensamento teórico os pressupostos da Close Reading, cuja técnica consiste em verificar a complexidade de um texto através da leitura meticulosa, o que permite compreender o efeito que ele produz no leitor, figura essencial no Bildungsroman. Afinal, esta modalidade romanesca busca contribuir para o processo de formação do próprio leitor, por meio das experiências vividas pelo personagem. O resultado permitiu concluir que esses dois romances escritos por Austen podem ser considerados romances de formação, pois além de retratarem o amadurecimento de seus personagens, ensinam uma lição importante aos leitores: a de que, na maioria das vezes, estamos errados em nossos julgamentos e que devemos tomar cuidado com as nossas verdades, pois elas estão na maioria das vezes equivocadas.
Abstract: The goal of this study is to analyse two novels written by Jane Austen: Pride and Prejudice and Emma, according to the concept and peculiarities of the Bildungsromanin order to characterize them as novels of formation. For this purpose, the historical context of this term and the contrast between the male and female Bildungsromane were described. The term, created in Germany during the nineteenth century, refers to the narrativization of the process of formation which an individual in society develops in his many scopes of life. Some of those scopes are social, psychological, moral and spiritual, and they are developed through the life experiences of a hero or a heroine which lead to their maturity. Therefore, their apprenticeship consists of the internal development which is a result of their interaction with the exterior world. However, a discrepancy was verified between the male and female processes of formation. While the hero starts his journey in his infancy and can venture himself in many trips and love affairs, the female process of formation undergoes restrictions and culminates in marriage. Aside from the male hero, the heroine’s experiences are restricted to her home, which often leads to an incomplete formation. On the other hand, it was recognized that Austen was a revolutionary for she created heroines capable of talking about their intelligence and their feelings, which allowed them to reach a complete formation. For this analysis, the postulates of the Close Readingwere adopted as the theoretical line of thought. This technique consists of analyzing the complexity of a text through a meticulous reading, which allows us to understand the effect that the text has on its reader, who is an essential figure in the Bildungsroman. This type of novel seeks to contribute to the maturity process of its reader through the hardships the main character experiences. It was possible to conclude these two novels, written by Austen, can be considered Bildungsromannovels because not only do they depict the maturity of the characters, but they also teach an important lesson to the readers: by and large we are wrong in our judgments and we should be careful with what we presume to be true, because our truths are often wrong.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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