http://repositorio.unb.br/handle/10482/44038
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_AlinedeSouzaPereira.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Processos compensatórios de crianças com desenvolvimento psicológico atípico |
Autor(es): | Pereira, Aline de Souza |
Orientador(es): | Tunes, Elizabeth |
Assunto: | Deficiência Funções psíquicas Desenvolvimento cultural |
Data de publicação: | 29-Jun-2022 |
Data de defesa: | 24-Mar-2022 |
Referência: | PEREIRA, Aline de Souza. Processos compensatórios de crianças com desenvolvimento psicológico atípico. 2022. xii, 141 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A presente investigação se propõe a examinar os processos de compensação social do defeito orgânico criados por crianças defectivas durante seu desenvolvimento. A análise é conduzida sob a perspectiva da teoria histórico-cultural de Lev Semionovitch Vigotski. Segundo postula o autor, crianças que tenham seu desenvolvimento comprometido por um defeito não se caracterizam como menos desenvolvidas em comparação às crianças normais, apenas percorrem caminhos confluentes, que as conduzem ao mesmo resultado, o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, ou seja, ao seu desenvolvimento cultural. Com base no conceito de desenvolvimento segundo essa teoria, este trabalho buscou investigar como se apresentam as linhas de desenvolvimento de algumas funções psíquicas superiores, procurando identificar as condições do ambiente social propícias aos processos compensatórios. A coleta de dados iniciou-se com a seleção e a observação de quatro crianças defectivas, contudo, devido à pandemia da COVID19, a suspensão das aulas presenciais e a impossibilidade de mantermos contato com as famílias de três dessas crianças, finalizou-se com a observação de apenas uma criança. Os resultados nos conduziram à reflexão sobre a apropriação acadêmica dos conceitos da teoria histórico-cultural sem o devido aprofundamento, utilizando-os fora de contexto e, até, distorcendo o sentido utilizado por Vigotski, ao reconhecimento da escassa produção científica voltada à compreensão dos processos compensatórios criados por crianças com desenvolvimento psicológico atípico. Além disso, foi possível verificar que o programa de ensino da instituição escolar desconsidera o diagnóstico de desenvolvimento de cada criança, a singularidade de formas de desenvolvimento, inviabiliza a tomada de decisões por parte das crianças, e, ainda, o exercício da cooperação entre elas. Finalmente, foi possível identificar elementos do desenvolvimento de algumas funções psíquicas superiores e pistas quanto à criação de processos compensatórios na brincadeira de faz-de-conta. |
Abstract: | The present work proposes to examine the processes of social compensation for the organic defect developed by children with disabilities throughout their childhood. The analysis follows the perspective of Lev Semionovitch Vygotsky's cultural-historical theory of development. According to the author, children who have their development compromised by a defect are not less developed than normal children; they just follow confluent paths which lead them to the same result: the development of their superior psychic functions, that is, to their cultural development. Based on the concept of development according to this theory, this work sought to investigate how the lines of development of some higher psychic functions present themselves, seeking to identify the conditions of the social environment conductive to compensatory processes. Data collection began with the selection and observation of four defective children; however, due to the COVID-19 pandemic, the suspension of in-person schooling, and the difficulty of keeping in touch with the families of three of these children, data collection continued with the observation of only one child. The results led us to reflect on the academic appropriation of Vygotsky‟s concepts without due depth, resulting in a decontextualized and even distorted view of concepts created and used in this theory. Furthermore, we recognized the scarcity of scientific production aimed at understanding the compensatory processes through which children with atypical psychological development go through. Additionally, it was possible to verify that the teaching program set by the school institution disregards the diagnosis of each child‟s development and the uniqueness of the forms of development, making it impossible for children to make decisions or exercise cooperation between them. Finally, it was possible to identify some elements of the development of higher psychic functions and clues regarding the creation of compensatory processes in make-believe play. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.