Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tunes, Elizabeth | - |
dc.contributor.author | Pereira, Aline de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T22:35:34Z | - |
dc.date.available | 2022-06-29T22:35:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-24 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Aline de Souza. Processos compensatórios de crianças com desenvolvimento psicológico atípico. 2022. xii, 141 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44038 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente investigação se propõe a examinar os processos de compensação social
do defeito orgânico criados por crianças defectivas durante seu desenvolvimento. A
análise é conduzida sob a perspectiva da teoria histórico-cultural de Lev
Semionovitch Vigotski. Segundo postula o autor, crianças que tenham seu
desenvolvimento comprometido por um defeito não se caracterizam como menos
desenvolvidas em comparação às crianças normais, apenas percorrem caminhos
confluentes, que as conduzem ao mesmo resultado, o desenvolvimento das funções
psíquicas superiores, ou seja, ao seu desenvolvimento cultural. Com base no
conceito de desenvolvimento segundo essa teoria, este trabalho buscou investigar
como se apresentam as linhas de desenvolvimento de algumas funções psíquicas
superiores, procurando identificar as condições do ambiente social propícias aos
processos compensatórios. A coleta de dados iniciou-se com a seleção e a
observação de quatro crianças defectivas, contudo, devido à pandemia da COVID19, a suspensão das aulas presenciais e a impossibilidade de mantermos contato
com as famílias de três dessas crianças, finalizou-se com a observação de apenas
uma criança. Os resultados nos conduziram à reflexão sobre a apropriação
acadêmica dos conceitos da teoria histórico-cultural sem o devido aprofundamento,
utilizando-os fora de contexto e, até, distorcendo o sentido utilizado por Vigotski, ao
reconhecimento da escassa produção científica voltada à compreensão dos
processos compensatórios criados por crianças com desenvolvimento psicológico
atípico. Além disso, foi possível verificar que o programa de ensino da instituição
escolar desconsidera o diagnóstico de desenvolvimento de cada criança, a
singularidade de formas de desenvolvimento, inviabiliza a tomada de decisões por
parte das crianças, e, ainda, o exercício da cooperação entre elas. Finalmente, foi
possível identificar elementos do desenvolvimento de algumas funções psíquicas
superiores e pistas quanto à criação de processos compensatórios na brincadeira de
faz-de-conta. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Processos compensatórios de crianças com desenvolvimento psicológico atípico | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Funções psíquicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento cultural | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work proposes to examine the processes of social compensation for the
organic defect developed by children with disabilities throughout their childhood. The
analysis follows the perspective of Lev Semionovitch Vygotsky's cultural-historical
theory of development. According to the author, children who have their development
compromised by a defect are not less developed than normal children; they just
follow confluent paths which lead them to the same result: the development of their
superior psychic functions, that is, to their cultural development. Based on the
concept of development according to this theory, this work sought to investigate how
the lines of development of some higher psychic functions present themselves,
seeking to identify the conditions of the social environment conductive to
compensatory processes. Data collection began with the selection and observation of
four defective children; however, due to the COVID-19 pandemic, the suspension of
in-person schooling, and the difficulty of keeping in touch with the families of three of
these children, data collection continued with the observation of only one child. The
results led us to reflect on the academic appropriation of Vygotsky‟s concepts without
due depth, resulting in a decontextualized and even distorted view of concepts
created and used in this theory. Furthermore, we recognized the scarcity of scientific
production aimed at understanding the compensatory processes through which
children with atypical psychological development go through. Additionally, it was
possible to verify that the teaching program set by the school institution disregards
the diagnosis of each child‟s development and the uniqueness of the forms of
development, making it impossible for children to make decisions or exercise
cooperation between them. Finally, it was possible to identify some elements of the
development of higher psychic functions and clues regarding the creation of
compensatory processes in make-believe play. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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