Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tavares, Maria Clotilde Henriques | - |
dc.contributor.author | Sá, Soraya Lage de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T17:28:25Z | - |
dc.date.available | 2022-06-23T17:28:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SÁ, Soraya Lage de. Canabarro desenvolvimento e aplicação de teste ecológico-virtual para a avaliação das funções executivas em estudantes de ensino médio do Distrito Federal. 2022. 200 f., il. Tese (Doutorado em Biologia Animal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43960 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Funções Executivas são essenciais para o cotidiano dos indivíduos, na medida
em que são responsáveis pelo planejamento, sequenciamento, iniciação e monitoramento
de comportamentos complexos orientados a um objetivo. São frequentemente requeridas
em contextos educacionais de aprendizagem. Nessa direção, o presente trabalho visou a
desenvolver e aplicar um Teste/Jogo Executivo Ecológico Virtual (TEEV) em estudantes
de Ensino Médio do DF e do entorno. Este objetivo foi subdividido em três etapas. 32
estudantes de Ensino Médio (EM) de escolas públicas do DF (23 mulheres, média de
idade ± DP: 16,6 ± 0,7 anos) participaram da Etapa 1. Eles foram solicitados a responder
um questionário online cujos resultados indicaram seus costumes e preferências acerca
de temas abordados e de metodologias utilizadas na escola, que por sua vez, serviram
como subsídio para elaboração do TEEV. A Etapa 2 compreendeu a realização dos
procedimentos teóricos para desenvolvimento do jogo, com definição do sistema
psicológico, dos atributos, constitutiva e operacional, cuja versão preliminar resultante
passou por uma análise de juízes (n= 9). As alterações decorrentes das observações dos
juízes, bem como a atenção ao processo de design gráfico e de programação do TEEV
permitiram a elaboração da versão final do jogo. Os procedimentos experimentais de
desenvolvimento do TEEV envolveram a Etapa 3, na qual 29 adolescentes (18 mulheres,
média de idade ± DP: 16,3 ± 0,8 anos) do DF e do entorno foram submetidos ao BRIEF, à
WASI, a três testes executivos clássicos (Testes de Dígitos, de Cinco Dígitos e da Torre
de Londres) e finalmente, ao TEEV. Os resultados evidenciaram o uso das FE para um
bom desempenho nos testes clássicos e no TEEV. Os escores obtidos pela amostra no
TEEV apresentaram correspondências com as medidas clássicas do funcionamento
executivo e com o BRIEF, uma medida ecológica. Nesse sentido, o jogo desenvolvido
mostrou-se sensível para avaliar os mesmos componentes e habilidades executivos que
as outras medidas e adicionalmente, apresenta as vantagens de ser contextualizado, o
que tem o potencial de aumentar a motivação para a sua realização por parte do indivíduo
avaliado e de permitir tanto a avaliação em grupo, quanto uma avaliação individual
detalhada de múltiplas FE. De modo geral, os escores do TEEV se correlacionaram com
os resultados do FDT, do ToL e do BRIEF, porém mais estudos precisam ser realizados
para levantar suas evidências de validade e sua estrutura fatorial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Canabarro desenvolvimento e aplicação de teste ecológico-virtual para a avaliação das funções executivas em estudantes de ensino médio do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Controle inibitório | pt_BR |
dc.subject.keyword | Flexibilidade cognitiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória operacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Validade ecológica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Executive functions (EF) are essential to the daily lives of individuals, as they are
responsible for planning, sequencing, initiating and monitoring complex goal-oriented
behaviors. They are frequently required in learning and educational contexts. In this
perspective, the purpose of this project was to develop and apply the Virtual Ecological
Executive Test/Game (TEEV) to high school students from the Federal District (DF) and
surrounding areas. This study was then subdivided into three stages. 32 high school
students from public DF schools (23 women, mean age ± SD: 16.6 ± 0.7 years)
participated in Stage 1. They were asked to answer an online questionnaire, whose results
indicated their habits and preferences on topics and methodologies covered in school,
which served as a subsidy for the elaboration of TEEV. Stage 2 involved the
accomplishment of the theoretical procedures required for the game development,
comprising the definition of psychological system, attributes, constitutive and operational,
which preliminary version went through a judge evaluation (n= 9). The changes resulting
from the judges' observations, as well as the attention to the graphic design and
programming process of TEEV allowed the elaboration of the final version of the game.
The experimental procedures for the development of TEEV involved Stage 3, in which 29
adolescents (18 women, mean age ± SD: 16.3 ± 0.8 years) from the DF and surroundings
were submitted to the application of BRIEF, WASI, three classical executive tests
(Digit-Span, Five-Digit and Tower of London Tests) and finally, TEEV. The results
evidentiated the need of EF for a good performance in the classical tests and in TEEV. The
scores obtained by the sample on TEEV showed similarities with the classical measures of
executive functioning and with BRIEF, an ecological measure. Thus, the developed game
demonstrated to be sensitive to evaluate the same and executive components and abilities
that other measures and additionally has the advantages of being contextualized, which
has the potential to increase the motivation for its performance by the evaluated individual
and to allow both a group and an detailed individualized assessment of multiple EF.
Overall, the scores on TEEV correlated with the FDT, ToL, and BRIEF results, but further
studies need to be conducted in order to raise its evidence of validity and factor structure. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|