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dc.contributor.advisorTavares, Maria Clotilde Henriques-
dc.contributor.authorSá, Soraya Lage de-
dc.date.accessioned2022-06-23T17:28:25Z-
dc.date.available2022-06-23T17:28:25Z-
dc.date.issued2022-06-23-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationSÁ, Soraya Lage de. Canabarro desenvolvimento e aplicação de teste ecológico-virtual para a avaliação das funções executivas em estudantes de ensino médio do Distrito Federal. 2022. 200 f., il. Tese (Doutorado em Biologia Animal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43960-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs Funções Executivas são essenciais para o cotidiano dos indivíduos, na medida em que são responsáveis pelo planejamento, sequenciamento, iniciação e monitoramento de comportamentos complexos orientados a um objetivo. São frequentemente requeridas em contextos educacionais de aprendizagem. Nessa direção, o presente trabalho visou a desenvolver e aplicar um Teste/Jogo Executivo Ecológico Virtual (TEEV) em estudantes de Ensino Médio do DF e do entorno. Este objetivo foi subdividido em três etapas. 32 estudantes de Ensino Médio (EM) de escolas públicas do DF (23 mulheres, média de idade ± DP: 16,6 ± 0,7 anos) participaram da Etapa 1. Eles foram solicitados a responder um questionário online cujos resultados indicaram seus costumes e preferências acerca de temas abordados e de metodologias utilizadas na escola, que por sua vez, serviram como subsídio para elaboração do TEEV. A Etapa 2 compreendeu a realização dos procedimentos teóricos para desenvolvimento do jogo, com definição do sistema psicológico, dos atributos, constitutiva e operacional, cuja versão preliminar resultante passou por uma análise de juízes (n= 9). As alterações decorrentes das observações dos juízes, bem como a atenção ao processo de design gráfico e de programação do TEEV permitiram a elaboração da versão final do jogo. Os procedimentos experimentais de desenvolvimento do TEEV envolveram a Etapa 3, na qual 29 adolescentes (18 mulheres, média de idade ± DP: 16,3 ± 0,8 anos) do DF e do entorno foram submetidos ao BRIEF, à WASI, a três testes executivos clássicos (Testes de Dígitos, de Cinco Dígitos e da Torre de Londres) e finalmente, ao TEEV. Os resultados evidenciaram o uso das FE para um bom desempenho nos testes clássicos e no TEEV. Os escores obtidos pela amostra no TEEV apresentaram correspondências com as medidas clássicas do funcionamento executivo e com o BRIEF, uma medida ecológica. Nesse sentido, o jogo desenvolvido mostrou-se sensível para avaliar os mesmos componentes e habilidades executivos que as outras medidas e adicionalmente, apresenta as vantagens de ser contextualizado, o que tem o potencial de aumentar a motivação para a sua realização por parte do indivíduo avaliado e de permitir tanto a avaliação em grupo, quanto uma avaliação individual detalhada de múltiplas FE. De modo geral, os escores do TEEV se correlacionaram com os resultados do FDT, do ToL e do BRIEF, porém mais estudos precisam ser realizados para levantar suas evidências de validade e sua estrutura fatorial.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCanabarro desenvolvimento e aplicação de teste ecológico-virtual para a avaliação das funções executivas em estudantes de ensino médio do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordControle inibitóriopt_BR
dc.subject.keywordFlexibilidade cognitivapt_BR
dc.subject.keywordMemória operacionalpt_BR
dc.subject.keywordValidade ecológicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Executive functions (EF) are essential to the daily lives of individuals, as they are responsible for planning, sequencing, initiating and monitoring complex goal-oriented behaviors. They are frequently required in learning and educational contexts. In this perspective, the purpose of this project was to develop and apply the Virtual Ecological Executive Test/Game (TEEV) to high school students from the Federal District (DF) and surrounding areas. This study was then subdivided into three stages. 32 high school students from public DF schools (23 women, mean age ± SD: 16.6 ± 0.7 years) participated in Stage 1. They were asked to answer an online questionnaire, whose results indicated their habits and preferences on topics and methodologies covered in school, which served as a subsidy for the elaboration of TEEV. Stage 2 involved the accomplishment of the theoretical procedures required for the game development, comprising the definition of psychological system, attributes, constitutive and operational, which preliminary version went through a judge evaluation (n= 9). The changes resulting from the judges' observations, as well as the attention to the graphic design and programming process of TEEV allowed the elaboration of the final version of the game. The experimental procedures for the development of TEEV involved Stage 3, in which 29 adolescents (18 women, mean age ± SD: 16.3 ± 0.8 years) from the DF and surroundings were submitted to the application of BRIEF, WASI, three classical executive tests (Digit-Span, Five-Digit and Tower of London Tests) and finally, TEEV. The results evidentiated the need of EF for a good performance in the classical tests and in TEEV. The scores obtained by the sample on TEEV showed similarities with the classical measures of executive functioning and with BRIEF, an ecological measure. Thus, the developed game demonstrated to be sensitive to evaluate the same and executive components and abilities that other measures and additionally has the advantages of being contextualized, which has the potential to increase the motivation for its performance by the evaluated individual and to allow both a group and an detailed individualized assessment of multiple EF. Overall, the scores on TEEV correlated with the FDT, ToL, and BRIEF results, but further studies need to be conducted in order to raise its evidence of validity and factor structure.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Biologia Animalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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