Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonzales Taco, Pastor Willy | - |
dc.contributor.author | Romano, Amanda Basilio | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T22:19:01Z | - |
dc.date.available | 2022-06-21T22:19:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-30 | - |
dc.identifier.citation | ROMANO, Amanda Basilio. Impacto da integração de veículo compartilhado autônomo no sistema de transporte público por metrô em Brasília. 2021. xii, 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43945 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o desenvolvimento da tecnologia de Veículos Autônomos (VAs) deve-se estudar como
será a sua implantação no futuro, em que pode-se gerar diversos resultados, podendo desde
aumentar o número de veículos nas vias urbanas, gerando mais congestionamentos, até uma
contribuição para a formação de cidades sustentáveis, recuperando espaço urbano, com menos
veículos nas vias. Para que esta segunda opção ocorra, se faz necessário que os VAs façam
parte do sistema da mobilidade urbana reforçando a rede de transporte público. Assim, esta
dissertação tem como objetivo avaliar os impactos econômicos e ambientais da implantação de
transporte público com veículo compartilhado na primeira e última milha de um sistema
metroviário, fornecendo um serviço de transporte de porta-a-porta. O método desenvolvido
utiliza-se de simulação por cenários considerando duas situações. A situação inicial sem
integração (cenário base) com viagens em veículos convencionais e a situação compartilhada
(cenários compartilhados) substituindo viagens em veículos convencionais por viagens em
veículos compartilhados integrados na primeira e última milha em estações do metrô da área de
estudo. Os novos cenários (cenários compartilhados) estão compostos por frotas de veículos
compartilhados (VC), veículos compartilhados elétricos (VCE), veículos compartilhados
autônomos (VCA) e veículos compartilhados autônomos elétricos (VCAE). O método
possibilita a análise e comparação das emissões e os custos de viagens dos usuários no cenário
base e cenários compartilhados. Para a delimitação da área de estudo foi escolhido para origem
e destino das viagens às zonas que se encontram nas áreas de influência de 5, 10 e 15 minutos
de estação de transporte público por metrô em diferentes regiões do Distrito Federal, Brasil. O
software SUMO (Simulation of Urban MObility) foi utilizado no processo de simulação. Os
dados da rede viária foram extraídos do OpenStreetMap e os dados da matriz Origem/destino
da Pesquisa de Mobilidade Urbana do Distrito Federal (PMU/DF). Para análise do cálculo das
emissões, foram considerados os gases dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO),
óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), e material particulado (MP). Nota-se
significativa redução das emissões nos cenários com uso de veículos compartilhados nas
viagens com origem nas zonas de 10 e 15 minutos, ao comparar com o cenário base,
principalmente com o uso de veículos elétricos. Já em relação aos custos de viagens, são
considerados os tempos de espera, tempo de viagem, tempo de caminhada e custos monetários
envolvendo a viagem. Para os cálculos dos custos de viagem foi considerado duas hipóteses, a
primeira com a integração entre metrô e veículo compartilhado custando o valor da passagem
de metrô sem acréscimos, e a segunda tendo uma projeção de aumento de 50%. Observou-se
que os custos de viagem dos cenários com veículos compartilhados são menores que os custos
do cenário base. Porém os custos de viagem são menores nas simulações com a origem sendo
as zonas de 5 minutos do que nas simulações com as zonas de 15 minutos, ou seja, com o
aumento de usuários no sistema integrado, os custos de viagem aumentam, devido ao aumento
do tempo de espera pelo veículo compartilhado. Em relação ao aumento de viagens por metrô,
observou-se que o maior incremento no número de viagens ocorre com a implantação de uma
frota de 250 VCA na estação de origem que levam as pessoas da origem até a estação, e uma
frota de 500 VCA nas estações de destino, com um aumento de 2,47% das viagens por metrô. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Impacto da integração de veículo compartilhado autônomo no sistema de transporte público por metrô em Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos autônomos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos compartilhados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Simulação de tráfego | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the development of Automated Vehicles (AVs) technology, it is necessary to study how
it will be implemented in the future, in which different results can be generated, ranging from
increasing the number of vehicles on urban roads, generating more congestion, to a
contribution for the formation of sustainable cities, recovering urban space, with fewer
vehicles on the roads. For this second option to occur, it is necessary that AVs are part of the
urban mobility system, reinforcing the public transport network. Thus, this dissertation aims
to assess the economic and environmental impacts of the implementation of public transport
with shared vehicle (SV) in the first and last mile of a subway system, providing a door-todoor transport service. The method developed uses scenario simulation considering two
situations. The initial situation without integration (base scenario) with trips in conventional
vehicles and the shared situation (shared scenarios) replacing trips in conventional vehicles
by trips in shared vehicles integrated in the first and last mile of train stations in the study area.
The new scenarios (shared scenarios) are composed of fleets of shared vehicles (SVs), shared
electric vehicles (SEVs), shared autonomous vehicles (SAVs) and shared autonomous electric
vehicle (SAEVs). The method makes it possible to analyze and compare emissions and user
travel costs in the base scenario and shared scenarios. For the delimitation of the study area,
it was chosen for the origin and destination of trips to the zones that are in the influence areas
of 5, 10 and 15 minutes of public transport train stations in different regions of the Federal
District (Distrito Federal-DF), Brazil. SUMO (Simulation of Urban Mobility) software was
used in the simulation process. The road network data were extracted from OpenStreetMap
and the data from the Origin/destination matrix of the Urban Mobility Survey of the Federal
District (PMU/DF). To analyze the calculation of emissions, the gases carbon dioxide (CO2),
carbon monoxide (CO), nitrogen oxides (NOx), hydrocarbons (HC), and particulate matter
(PM) were considered. There is a significant reduction in emissions in the scenarios with the
use of shared vehicles on trips originating in the 10- and 15-minute zones, when compared to
the base scenario, especially with the use of electric vehicles. Regarding travel costs, waiting
times, travel time, walking time and monetary costs involving the trip are considered. For the
calculation of travel costs, two hypotheses were considered, the first with the integration
between train and shared vehicle costing the value of the subway ticket without additions, and
the second with a 50% increase. It was observed that the travel costs of scenarios with shared
vehicles are lower than the costs of the base scenario. However, travel costs are lower in
simulations with the origin being the 5-minute zones than in simulations with 15-minute
zones, that is, with the increase of users in the integrated system, travel costs increase due to
the increase the waiting time for the shared vehicle. In relation to the increase in train trips, it
was observed that the biggest increase in the number of trips occurs with the implementation
of a fleet of 250 VAC at the origin station, which takes people from origin to the station, and
a fleet of 500 VCA at destination stations, with an increase of 2.47% in train trips. | pt_BR |
dc.contributor.email | amandaromano27@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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