Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barrios González, Alia Maria | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Camila Louise Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T22:47:18Z | - |
dc.date.available | 2022-05-30T22:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Camila Louise Ferreira de. Vivências comunitárias: as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário. 2022. 120 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43831 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A importância da saúde mental no contexto do ensino superior já tem sido explorada
em pesquisas científicas. No entanto, muitos desses estudos focalizam seus
esforços nas causas do adoecimento mental dos estudantes, restando a demanda
por pesquisas que procurem compreender quais ações de promoção de saúde
mental possuem respaldo no interesse dos estudantes. Este trabalho aborda as
necessidades e possibilidades de implementação de programas institucionais
voltados para a promoção do bem-estar e da saúde mental de acordo com os alunos
da Universidade de Brasília. A partir da perspectiva discente, foi possível verificar os
principais temas mobilizadores de cuidados, o reconhecimento da importância das
atividades comunitárias para sua qualidade de vida, além de pontos que
comprometem o maior o engajamento dos discentes nessas mesmas iniciativas.
Ademais, foram feitas reflexões acerca dos benefícios promovidos pelas artes como
intermediadoras de bem-estar, além das possíveis melhorias nos processos
comunicacionais de forma a atingir o público-alvo com maior eficiência. Encontrando
fundamentação teórica no modelo bioecológico de Brofenbrenner, a pesquisa –
qualitativa e fenomenológica – entrevistou oito alunos que buscaram acolhimento
psíquico na Universidade ou que tenham participado de atividades comunitárias
(artísticas, culturais, esportivas, de lazer, etc) promovidas pela instituição. Desses,
três alunos participaram de um grupo focal para verificar como o discurso de
reconhecimento das necessidades de ações promotoras de saúde se elabora no
campo coletivo. Os resultados mostraram que os pontos mais sensíveis aos alunos
são aqueles que marcam a vivência universitária, como a adaptação à vida
acadêmica, as incertezas a respeito do curso e a relação professor-aluno. Verificouse ainda que a falta de repercussão curricular das iniciativas comunitárias, ainda que
promotoras de saúde e já amplamente ofertadas pela instituição, é questão crucial
que compromete o engajamento do público discente. Destaca-se que a temática
sobre a saúde mental dos estudantes universitários é abrangente e, apesar dos
avanços das pesquisas dos últimos anos, este estudo busca ampliar a discussão
para que outros estudos possam ser produzidos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Vivências comunitárias : as possibilidades de implementação de programas voltados para o bem-estar e saúde mental no ambiente universitário | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - saúde mental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Promoção da saúde mental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The importance of mental health in the context of higher education has already been
explored in scientific research. However, many of these studies focus their efforts on
the causes of students' mental illness, leaving the demand for research that seeks to
understand which actions to promote mental health have support in the interest of
students. This work addresses the needs and possibilities of implementing institutional
programs aimed at promoting well-being and mental health according to students from
the University of Brasília. From the student perspective, it was possible to verify the
main themes that mobilize care, the recognition of the importance of community
activities for their quality of life, as well as points that compromise the greater
engagement of students in these same initiatives. In addition, reflections were made
about the benefits promoted by the arts as intermediaries of well-being, besides the
possible improvements in communication processes in order to reach the target
audience with greater efficiency. Finding theoretical foundations in Brofenbrenner's
bioecological model, the research – qualitative and phenomenological – interviewed
eight students who sought psychic reception at the University or who had participated
in community activities (artistic, cultural, sports, leisure, etc.) promoted by the
institution. Of these, three students participated in a focus group to verify how the
discourse of recognition of the needs of health-promoting actions is elaborated in the
collective field. The results showed that the most sensitive points for students are
those that mark the university experience, such as adaptation to academic life,
uncertainties about the course and the teacher-student relationship. It was also found
that the lack of curricular repercussion of community initiatives, although health
promoting and already widely offered by the institution, is a crucial issue that
compromises the engagement of the student public. It is noteworthy that the topic on
the mental health of university students is embracing and, despite the advances in
research in recent years, this study seeks to broaden the discussion so that other
studies can be produced. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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