Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Lucélia Luiz | - |
dc.contributor.author | Cassimiro, Hiury Milhomem | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T19:57:47Z | - |
dc.date.available | 2022-05-25T19:57:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-24 | - |
dc.identifier.citation | CASSIMIRO, Hiury Milhomem da. A UnB saiu do armário?” : práticas profissionais e de gestão para a permanência de estudantes LGBTQIA+ na Educação Superior. 2022. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43806 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta como tema a permanência universitária de estudantes LGBTQIA+
vítimas de lgbtqia+fobias. Para tanto, procurou-se analisar as práticas profissionais e de gestão
em matéria de gênero e de sexualidade desenvolvidas no âmbito do Decanato de Assuntos
Comunitários (DAC) da Universidade Brasília (UnB), em uma perspectiva de assistência
estudantil ampliada e intersetorial. O principal objetivo foi analisar em que medida as práticas
profissionais e de gestão no âmbito do DAC são direcionadas a estudantes LGBTQIA+ da UnB, em situação de rompimento dos vínculos familiares em virtude das lgbtqia+fobias. O método
de análise utilizado foi o materialista-histórico-dialético e elegeu-se a ferramenta analítica da
interseccionalidade para mediar matrizes de opressões advindas da imbricação entre
patriarcado, racismo e capitalismo, na reprodução da norma cis-heterossexista. Articulou-se,
também, as categorias contradição, historicidade, mediação, teleologia e práxis para
compreender os processos político e administrativo no cotidiano da Instituição. A abordagem
da pesquisa foi qualitativa. Utilizou-se de instrumentais de coleta de dados documentais e
questionário, respectivamente, para levantar o perfil identitário de estudantes participantes do
Programa de Atenção à Diversidade (PADiv), e, para compreender a percepção de 28
profissionais ou gestoras do DAC acerca da permanência universitária de estudantes
LGBTQIA+ em situação de rompimentos dos vínculos familiares por lgbtqia+fobia. Observouse que 45 estudantes de cursos presenciais de graduação, de três dos quatro campi da UnB,
participaram no PADiv entre os anos de 2017 e 2020, sendo este público majoritariamente
composto por mulheres cisgênero, autodeclaradas pardas ou pretas, bissexuais ou pansexuais e
que haviam sofrido violências de gênero por entes familiares, às quais ameaçaram a
permanência delas na universidade. Concluiu-se que as ações realizadas no DAC/UnB foram
incipientes e insuficientes ao público estudantil LGBTQIA+ vítima de lgbtqia+fobia, uma vez
algumas delas até se instituíram em atos e resoluções administrativas da Universidade, mas não
foram capazes de alterar a cultura institucional para a devida proteção de estudantes
LGBTQIA+, embora tais ações apresentem potencial para ampliar as condições de permanência
na educação superior. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “A UnB saiu do armário?” : práticas profissionais e de gestão para a permanência de estudantes LGBTQIA+ na Educação Superior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.subject.keyword | Permanência escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTIfobia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation debates the university continuity of LGBTQIA+ students who are victims of
lgbtqia+phobias. I analyzed the professional and management practices in terms of gender and sexuality developed within the scope of the Deanship of Community Affairs [Decanato de
Assuntos Comunitários] (DAC) at University of Brasilia (UnB), in a perspective of expanded
and intersectoral student assistance. The main objective was analyzing how the DAC
professional and management practices are aimed to LGBTQIA+ students in a situation of
rupture of family ties due to lgbtqia+phobias. The methodology used was the materialisthistorical-dialectical and the analytical tool of intersectionality was chosen to mediate matrices
of oppression arising from the imbrication between patriarchy, racism and capitalism, in the
reproduction of the cis-heterosexist norm. The categories contradiction, historicity, mediation,
teleology and praxis were also articulated to understand the political and administrative
processes in the Institution's daily life. The research approach was qualitative by using
documentary data collection instruments and a questionnaire were used, respectively, to
assemble the identity profile of students participating in the Diversity Attention Program
(PADiv), and understanding the 28 professionals and managers perception from the DAC about
the university stay of LGBTQIA+ students in a situation explained above. It was observed that
45 students from undergraduate program in three university campuses have participated of
PADiv between 2017 and 2020. Most of them are cisgender women, declared black or mixed
raced, bi and pansexual that have suffered gender violence from siblings and parents that
threatened their student stay at UnB. And the actions carried out by DAC/UnB were incipient
and insufficient for the LGBTQIA+ student population victim of lgbtqia+phobias, although
they have potential to expand the conditions of continuance in higher education. | pt_BR |
dc.contributor.email | hiury.hmc@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|