Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coroa, Maria Luiza Monteiro Sales | - |
dc.contributor.author | Caixeta, Schneider Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T20:04:04Z | - |
dc.date.available | 2022-04-29T20:04:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-07 | - |
dc.identifier.citation | CAIXETA, Schneider Pereira. O discurso sobre a mulher nas produções textuais de alunas da EJA. 2021. 247 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43579 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos, embora não seja uma prática nova, tampouco desconhecida,
consiste em uma modalidade de ensino que ainda é considerada um grande desafio para a
educação brasileira. As alunas da EJA, além das interferências típicas que acometem os alunos
dessa modalidade de ensino, se deparam ainda com situações diretamente relacionadas ao seu
papel de gênero e à sua condição de mulher, que se tornam empecilhos para sua escolarização,
tais como a dificuldade em conciliar as jornadas de trabalho em casa e fora dela com os estudos,
ou a proibição por parte dos companheiros, que não aceitam a continuação dos estudos após o
casamento. Este trabalho analisa as representações identitárias da mulher nos discursos de
alunas frequentadoras das aulas da EJA, com vistas a compreender a forma como essas alunas
representam o papel social da mulher no processo de ensino/aprendizagem. A fundamentação
teórica e metodológica empregada é a Análise de Discurso Crítica, mais especificamente a
Abordagem Dialético-Relacional, de Norman Fairclough, bem como os pressupostos da
Análise de Discurso Crítica Feminista, sendo conceitos como discurso, texto, ordens do
discurso, estrutura social, prática social, prática discursiva, significado acional, significado
representacional e significado identificacional centrais nas discussões empreendidas. O corpus
é formado por produções textuais escritas por alunas da EJA, entrevistas realizadas com as
mesmas e notas de campo e, para sua análise, são empregadas as seguintes categorias: escolhas
lexicais, intertextualidade, interdiscursividade, representação de eventos sociais, representação
de atores sociais, metáfora, modalidade e sistema de avaliatividade. Além disso, discute-se a
relação mantida entre poder, hegemonia e ideologia com o discurso e com a mudança social e
teoriza-se a respeito das identidades na modernidade tardia. Para a análise dos dados, empregase a versão do arcabouço metodológico da ADC de Chouliaraki e Fairclough (1999) formulada
por Dias (2015). Os discursos enfatizam a infância vivida pelas alunas, com predominância das
representações de abandono afetivo, abuso sexual e trabalho precoce, bem como de brincadeiras
infantis e momentos em família. A família é representada como sendo tudo para as alunas,
enquanto a educação é representada como um sonho que está sendo realizado. As
representações acerca do casamento apontam para a instituição como fundamental para a
constituição de uma família, embora enfatizem os problemas enfrentados pelas mulheres, como
as violências e a infidelidade. A maternidade é representada como um presente de Deus, o qual
não deve ser recusado, o que influencia a representação do aborto e do emprego de métodos
contraceptivos. As representações sobre o trabalho focam nas dificuldades enfrentadas pelas
mulheres em sua vida profissional, tais como o preconceito, a dupla jornada e o assédio. Por
fim, enquanto o machismo é representado como a dominação masculina, as representações
sobre o feminismo apontam para uma situação de inversão, ou seja, de dominação feminina, e
não para a igualdade entre os gêneros. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O discurso sobre a mulher nas produções textuais de alunas da EJA | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações identitárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - condições sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Youth and adult education, although not a new practice, nor unknown, is a teaching modality
that is still considered a great challenge for Brazilian education. Female students, in addition to
the typical interferences that affect students of this type of education, are also faced with
situations directly related to their gender role and their condition as women, which become
obstacles to their schooling, such as the difficulty in reconciling working hours at home and
outside with studies, or the prohibition from partners, who do not accept the continuation of
studies after marriage. This work analyzes the identity constitution of women in discourses
from female students attending youth and adult education classes, with a view to understanding
how these female students represent the social role of women in the teaching/learning process.
The theory and methodology used is Critical Discourse Analysis, more specifically the
Dialectic-Relational Approach, by Norman Fairclough, as well as the contributions of the
Feminist Critical Discourse Analysis, being topics such as discourse, text, discourse orders,
social structure, social practice, discursive practice, actional meaning, representational meaning
and identification meaning important to the discussions undertaken. The corpus consists of
essays written by the students, interviews with them and field notes and, for its analysis, the
following categories: lexical choice, intertextuality, interdiscursivity, representation of social
events, representation of social actors, metaphor, modality and evaluation are used.
Furthermore, the relationship between power, hegemony and ideology with discourse and social
change and identities in late modernity are discussed and theorizes about. For data analysis, the
methodological framework of ADC by Chouliaraki and Fairclough (1999), reformulated by
Dias (2015), is used. Discourses emphasize the childhood experienced by the students, with a
predominance of representations of emotional abandonment, sexual abuse and early work, as
well as children's games and family moments. The family is represented as everything to the
students, while education is represented as a dream that is being fulfilled. Representations about
marriage point to the institution as fundamental for the constitution of a family, although they
emphasize the problems faced by women, such as violence and infidelity. Motherhood is
represented as a gift from God, which should not be refused, which influences the representation
of abortion and the use of contraceptive methods. Representations about work focus on the
difficulties faced by women in their professional life, such as prejudice, double shifts and
harassment. Finally, while sexism is represented as male domination, representations about
feminism point to a situation of inversion, that is, female domination, and not gender equality. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|