Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Maynardes, Ana Cláudia | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Patrícia Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-26T20:20:36Z | - |
dc.date.available | 2022-04-26T20:20:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-21 | - |
dc.identifier.citation | PEIXOTO, Patrícia Alves. Formas de projetar futuros coletivamente: o modo de viver das artesãs do Vale do Urucuia. 2022. 101 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43548 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga de que forma um grupo de artesãs, habitantes do Vale
do Rio Urucuia no noroeste mineiro, se engajou comunitariamente ao longo de
seus catorze anos de existência, gerando reconhecimento dentro e fora de seu
território. Apresenta a noção de que essa organização social só foi possível em
razão de um elemento comum: o esforço pela perpetuação da tradição do
artesanato no noroeste mineiro, que estava na iminência de se perder. Utiliza-se
as noções de comunalidade e relacionalidade para demonstrar o meio pelo qual
esse engajamento comunitário, e suas consequentes implicações territoriais,
ocorrem. Por meio de entrevistas com artesãs associadas à cooperativa e
consulta a relatórios de instituições que atuaram no local foi possível fazer uma
análise qualitativa sobre como planejam que tipo de futuro querem para si ao
projetarem alternativas para dar continuidade a tradição do artesanato que
fazem. Esta pesquisa fundamenta-se, portanto, em uma perspectiva estudada
dentro do campo do design que permite considerar que alguns grupos, como
esse de artesãs, projetam seus próprios futuros, não necessariamente em razão
dos produtos que desenvolvem, mas principalmente por terem autonomia para
escolherem os melhores caminhos e alternativas para o encaminhamento de
suas práticas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formas de projetar futuros coletivamente : o modo de viver das artesãs do Vale do Urucuia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pluriverso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artesãs | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organização social | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigates how a group of craftswomen, inhabitants of the
Urucuia River Valley in Northwestern Minas Gerais, has developed a grassroots
engagement throughout its fourteen years of existence, generating recognition
within and outside its territory. It presents the notion that this social organization
was only possible due to a common element: the effort to perpetuate the
handicraft tradition in Northwestern Minas Gerais, which was on the verge of
disappearance. The notions of commonality and relationality are used to
demonstrate the means by which this community engagement, and its
consequent territorial implications, occur. Through interviews with craftswomen
associated with the cooperative and consulting reports from institutions that
worked in the area, it was possible to carry out a qualitative analysis of how they
plan what kind of future they want for themselves when designing alternatives to
continue the tradition of the handicraft they make. This research is based,
therefore, on a perspective that allows us to consider that craftspeople project
their own futures, not necessarily because of the products they make, but mainly
due to the fact that they have autonomy as a group to choose the best paths and
alternatives to advance their practices. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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