Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/43373
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_FazerPesquisaCriancas.pdf323,24 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia? : perguntemos a elas
Auteur(s): Hartmann, Luciana
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0003-1203-5027
Assunto:: Infância
Covid-19
Metodologia
Crianças
Pedagogia do teatro
Date de publication: 22-déc-2020
Editeur: Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, do Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Référence bibliographique: HARTMANN, Luciana. Como fazer pesquisa com crianças em tempos de pandemia?: perguntemos a elas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, p. 29-52, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020029. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827. Acesso em: 12 abr. 2022.
Résumé: Este artigo é sobre perguntas: sobre como e o que perguntar às crianças, em uma situação de pandemia, e sobre as respostas-perguntas que elas deram aos nossos questionamentos. Descrevo inicialmente o processo de elaboração compartilhada, entre adultos e crianças, de um questionário direcionado a crianças de 06 a 12 anos de idade que vivenciaram o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. No processo de análise das respostas constatei que algumas foram dadas em forma de pergunta. A pergunta aparece como desafio, como dúvida, como reflexão das crianças em relação às categorias, demandas e percepções que nós, adultos-pesquisadores frequentemente projetamos em nossas pesquisas. Problematizar a relação criança-adulto na realização de pesquisas na confluência entre o teatro e a antropologia e valorizar o papel da pergunta neste processo é o objetivo deste artigo.
Abstract: This article is about questions: how and what to ask children in a pandemic situation, and about the questions-answers they gave to our questions. I describe, initially, the process of devel opment shared between adults and children of a question naire aimed at children from 6 to 12 years who experienced the social isolation resulting from the Covid-19 pandemic. Next, I analyze some of the answers that were given in the format of questions. These questions emerge as a challenge, a doubt, a reflection of the children about the adult categories, demands and perceptions. The objective of this article is to problematize the child-adult relationship at the confluence of theater and anthropology research and to value the role of the question in this process. problematize the child-adult relationship at the confluence of theater and anthropology research and to value the role of the question in this process.
Licença:: (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18827.Acesso em: 12 abr. 2022.
DOI: https://doi.org/10.5965/23580925242020029
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Covid-19

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/43373/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.