Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/43295
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_FormacaoProfissionaisEducacao.pdf232,9 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
Autre(s) titre(s): Formation of education professionals in the context of pedagogic innovations
Auteur(s): Veiga, Ilma Passos Alencastro
Sousa, José Vieira de
Borges, Lívia Freitas Fonseca
Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
Assunto:: Educação
Professores - formação
Inovação pedagógica
Date de publication: 3-avr-2012
Editeur: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
Référence bibliographique: VEIGA, Ilma Passos Alencastro et al. A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 5-22, 2012. DOI: 10.26512/lc.v7i12.2883. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883. Acesso em: 17 fev. 2022.
Résumé: O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença:: Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883. Acesso em: 17 fev. 2022.
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2883
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/43295/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.