http://repositorio.unb.br/handle/10482/43294
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Title: | Museu Casa de Cora Coralina e o luto estratificado em memórias femininas |
Authors: | Britto, Clovis Carvalho Prado, Paulo Brito do |
Assunto:: | Mulheres Gênero Luto Museologia |
Issue Date: | 28-May-2018 |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília |
Citation: | BRITTO, Clovis Carvalho; PRADO, Paulo Brito do. Museu Casa de Cora Coralina e o luto estratificado em memórias femininas. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v. 7, n. 13, p. 55-69, 2018. DOI: 10.26512/museologia.v7i13.17755. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/17755. Acesso em: 2 fev. 2022. |
Abstract: | O artigo tece algumas considerações sobre o luto estratificado em me-mórias femininas e o gênero a partir de fotografias fúnebres guardadas na reserva técnica do Museu Casa de Cora Coralina, na cidade de Goiás. Na produção de nossa argumenta-ção partimos da musealização da me-mória do luto depositado em foto-grafias guardadas por Jacintha Luiza do Couto Brandão e Cora Coralina entre fins do século XIX e o século XX. Deste estudo observamos que a guarda exercitada por mulheres é atravessada por marcas de gênero em que a construção histórica do leque de simbolismos sexuais impôs a elas tarefas relativas à exterioriza-ção da dor e da perda. Deste modo consideramos que o gênero operou em muitos seguimentos da vida so-cial de mulheres viúvas, obrigando-as a tornarem-se responsáveis, dentrevárias coisas, pela memória de seus mortos. |
Abstract: | The article presents some consider-ations about the mourning stratified in female memories and the genre from funeral photographs stored in the technical reserve of the Museu Casa de Cora Coralina in the city of Goiás. In the production of our argu-ment we start from the musealization of the memory of the mourning de-posited in photographs kept by Jacin-tha Luiza do Couto Brandão and Cora Coralina between the end of the 19th and the 20th century. From this study we observe that the guard exercised by women is crossed by gender marks in which the historical construction of the range of sexual symbolism im-posed on them tasks related to the exteriorization of pain and loss. In this way we consider that the genre oper-ated in many segments of the social life of widowed women, forcing them to become responsible, among many things, for the memory of their dead. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Licença:: | (CC BY NC ND) Revista Museologia & Interdisciplinaridade está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. |
DOI: | https://doi.org/10.26512/museologia.v7i13.17755 |
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