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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/43279
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Titre: O desafio da alfabetização sob a perspectiva do letramento em tempos de pandemia
Auteur(s): Mendes, Luciana
Orientador(es):: Mariana, Fernando Bomfim
Assunto:: Alfabetização
Ensino remoto
Letramento
Pandemia
Date de publication: 1-avr-2022
Référence bibliographique: MENDES, Luciana. O desafio da alfabetização sob a perspectiva do letramento em tempos de pandemia. 2021. 213 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: A presente pesquisa teve como objetivo analisar o trabalho pedagógico de alfabetização e letramento no contexto da pandemia. Escolhemos uma escola pública do Distrito Federal para desenvolver o trabalho de campo. Buscou-se, também, investigar quais as propostas pedagógicas dessa escola e seus objetivos para essas aprendizagens, quais foram as dificuldades e desafios encontrados pelas profissionais para desenvolver os processos de alfabetização e letramento, e ainda, se a alfabetização ocorreu de forma associada ao letramento (sob a perspectiva instituídaneste trabalho). Para contemplar os objetivos propostos, esta pesquisa se ancorou na abordagem qualitativa, por considerarmos que a realidade estudada é um ambiente escolar com toda a sua diversidade humana e por compreendermos a complexidade multifacetada do processo de alfabetização e letramento vivido pelas crianças, de modo aconsiderar toda a sua subjetividade, dimensão e, especialmente, os desafios impostos pelo contexto atual de pandemia. Por se tratar de uma unidade escolar a qualtivemos o desejo de reunir informações detalhadas e sistemáticas sobre esses processos de aprendizagem, realizamos um estudo de caso. O aporte teórico pautou-se principalmente em Soares (1985, 2003, 2004, 2017); Freire (1987, 2014); Mortatti (2004, 2007, 2019); Kleiman (2005); Bunzen Júnior (2020); Silva (2018); Almeida (2021); Morais (2012); Souza (2011); Street (1984, 2014); PNA (2019); BNCC (2018); PNE (2014); Currículo em Movimento do Distrito Federal (2018); Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar (2021); Legislação acerca do ensino remoto (2020-2021). Participaram da pesquisa 5 professorado Bloco Inicial de Alfabetização (BIA)a coordenadora e a supervisora pedagógica.Sobre os instrumentos de construção das informações empíricas,possíveis para o momento, realizamos um estudo bibliográfico e documental, encaminhamosde forma remota um questionário de pesquisa e também valorizamos asconversas informaiscom as participantesrealizadas por aplicativo de mensagens. A análise das informações coletadas apontou que a escola não possui propostas consolidadas para a alfabetização e o letramento, e que as participantes possuem, majoritariamente, entendimentos limitados e institucionalizados sobre esses dois processos, os quais reduzem a alfabetização à aquisição de códigos linguísticos e o letramento à aquisição de habilidades para práticas sociais funcionais. Apesar desses entendimentosnão serem consoantes com as perspectivas desse trabalho, verificou-se queas professoras tentam trabalhar os dois processos (alfabetização e letramento) de forma relacionada. Somou-se a essas questões, afalta de formação continuadae as inúmeras dificuldades e desafios que as profissionais encontraram para propiciar o desenvolvimento dessas aprendizagens por meio remoto.Como contribuição técnica, elaboramos um caderno de alfabetização e letramento, destinado aos profissionais dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual pretende trazer reflexões acerca desses processos a partir de conceitos contemporâneos,de forma simples, objetivae críticasem gerar mais sobrecarga de trabalho e exaustão aos profissionais.
Abstract: Thisstudy’s aim isto analyze the pedagogical work of literacy and lettering teaching within the context of the pandemic. The field work was undertaken in astateschool in Brazil’s Federal District. We sought to identify theschool’s pedagogical proposals and their learninggoals, the difficulties and challenges encountered by professionals in developing processesfor teaching literacyand lettering,as well as if the teaching of literacy was done in a manner connected to lettering (fromthe perspectivespecified in this work).To reach these stated objectives, the studywas founded on a qualitative approach, as we see that its focusis a school environment with all its human diversity,and understand the multifaceted complexity of the process of literacy and lettering acquisitionthatchildren go through. As such, we consider all its subjectivity, dimension and, especially, the challenges imposed by the current context of a pandemic. Because we wanted to collect detailed and systematic information onthe school and the learning processes, we undertook a case study. Our theoretical basis was formed mainly by Soares (1985, 2003, 2004, 2017); Freire (1987, 2014); Mortatti(2004, 2007, 2019); Kleiman (2005); Bunzen Júnior (2020); Silva (2018); Almeida (2021); Morais (2012); Souza (2011); Street (1984, 2014); PNA (2019); BNCC (2018); PNE (2014); Currículo em Movimento do Distrito Federal (2018); Projeto PolíticoPedagógico da Unidade Escolar (2021); Legislação acerca do ensino remoto (2020-2021). Five Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) teachers,the school’s coordinator, and the school’s pedagogical supervisor took part in the study. Regarding the instruments for constructing the empirical information that were viable during this time, we conducted a bibliographical and documental study, remotely applied a research questionnaire,and also valued informal exchanges with the participants, conducted via a messaging app. The analysis of the collected information showed that the school does not have consolidated proposals for teaching literacy and lettering, and that most of the participants have limited and institutionalized understandings about these two processes, which reduce literacy to the acquisition of linguistic codes and lettering to the acquisition of skills for functional social practices. Though these understandings are not consonant with the perspectives of this work, we noticed that the teachers triedto implement both processes (literacy and lettering) in a related manner. In addition to these issues, there islack of continued education and the countless difficulties and challenges these professionals face in helping the development of these learning processes remotely. As a technical contribution, we created a literacy and lettering notebook for professionals working in the first years of Ensino Fundamental (Elementary School), withthe intention of bringing about reflections about these processes from contemporary concepts, in a simple, straightforward and critical way, avoiding further work overload and exhaustion to the school professionals.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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