Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Mirian Henrique do | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T21:13:56Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30T21:13:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Mirian Henrique do. Tensões e contradições da formação inicial manifestadas na prática do pedagogo atuante da SEEDF. 2021. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43214 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo nasceu da minha própria experiência, enquanto pedagoga docente, iniciante da
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), atuante nos Anos Iniciais da
Educação Básica, como também pelo entrelaçamento com contextos diversos e experiências que
se relacionavam com as minhas vivências, observações e compartilhamento de desafios, tensões
e contradições vividas pelos professores recém-ingressos na profissão docente. O problema de
pesquisa centrou-se em investigar: como as tensões e contradições da formação inicial implicam
na prática dos pedagogos atuantes na SEEDF? Diante do contexto surgiram as seguintes
questões secundárias de pesquisa: Quais as concepções de educação, formação e atribuições do
pedagogo docente estão expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de
Pedagogia? Quais as tensões da formação inicial são manifestadas na prática do pedagogo
docente? Como as atribuições do pedagogo docente expressos nas DCNs estão implicadas nos
discursos dos professores entrevistados sobre sua prática docente? Assim, nos veio à
possibilidade de pesquisar aquilo que propusemos como objetivo: desvelar as tensões e
contradições da formação inicial manifestadas na prática do pedagogo atuante na SEEDF. A
metodologia, de natureza qualitativa, se projetou apoiada em uma abordagem crítica, arquitetada
a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos utilizados para a
coleta de dados foram questionário e entrevista. Foram 6 (seis) os participantes da pesquisa,
pedagogos docentes recém-ingressos na SEEDF. Investigamos o início da docência, a partir do
cotidiano dos professores iniciantes, fazendo luz à fundamentação teórica pautada em autores
como: Coelho (2006); Dantas (2007); Luckesi (2001); Libâneo (2002); Cruz (2017); Franco (2006);
Mascarenhas e Franco (2021); Pimenta (1999); Saviani (1996); Imbernón (2011); Tardif (2002);
Garcia (2010) e Hubermán (1995) entre outros. Analisamos as narrativas reveladas pelos sujeitos
pesquisados através da Análise do Discurso (AD) e Análise de Discurso Crítica (ADC), que nos
permitiu compreender o que não estava aparente, porém, nas entrelinhas. Os resultados e
conclusão apontam que a formação inicial é materializada no chão da escola tecida por
insegurança, desafios, incertezas, tensões e contradições que a realidade vivida pelos
pesquisados apresentam. Os discursos produzem sentido e revelam lacunas em suas práticas,
geradas principalmente, pela forma que os egressos são inseridos em sala de aula, numa
perspectiva complexa e traumática. Em síntese, trata-se de um contributo ao início da carreira
docente, tendo em vista a necessidade de se ter um olhar sensível para estes neófitos na atividade
docente por parte da SEEDF com o intuito de suavizar as tensões e contradições que permeiam
essa trajetória tão importante, bem como introduzi-los com tranquilidade neste novo ambiente. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tensões e contradições da formação inicial manifestadas na prática do pedagogo atuante da SEEDF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores iniciantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study was born from my own experience as a teaching pedagogue, beginning at the
Federal District State Secretariat of Education (SEEDF), active in the Early Years of Basic
Education, as well as intertwining with different contexts and experiences that were related to my
experiences, observations and sharing of challenges, tensions and contradictions experienced by
teachers who have recently entered the teaching profession. The research problem focused on
investigating: how do the tensions and contradictions of initial training imply in the practice of
pedagogues working in the SEEDF? Given the context, the following secondary research
questions arose: What are the conceptions of education, training and attributions of the teaching
pedagogue expressed in the National Curriculum Guidelines (DCNs) of the Pedagogy course?
What tensions from initial training are manifested in the practice of the teaching pedagogue? How
are the attributions of the teaching pedagogue expressed in the DCNs implied in the discourses of
the interviewed teachers about their teaching practice? Thus, the possibility of researching what we
proposed as an objective came to us: to unveil the tensions and contradictions of initial formation
manifested in the practice of the pedagogue working at the SEEDF. The methodology, qualitative
in nature, was designed based on a critical approach, architected from a bibliographic, documental
and field research. The instruments used for data collection were a questionnaire and an interview.
There were 6 (six) participants in the research, teaching pedagogues who had recently joined the
SEEDF. We investigated the beginning of teaching, based on the daily lives of beginning teachers,
highlighting the theoretical foundation based on authors such as: Coelho (2006); Dantas (2007);
Luckesi (2001); Libâneo (2002); Cruz (2017); Franco (2006); Mascarenhas and Franco (2021);
Pimenta (1999); Saviani (1996); Imbernón (2011); Tardif (2002); Garcia (2010) and Hubermán
(1995) among others. We analyzed the narratives revealed by the surveyed individuals through
Discourse Analysis (DA) and Critical Discourse Analysis (CDA), which allowed us to understand
what was not apparent, but was between the lines. The results indicate that initial formation is
materialized on the school ground, woven by insecurity, challenges, uncertainties, tensions and
contradictions that the reality experienced by those surveyed present. The speeches produce
meaning and reveal gaps in their practices, generated mainly by the way the graduates are inserted
in the classroom, in a complex and traumatic perspective. It is concluded that this work represents
a contribution to the beginning of the teaching career, in view of the need to have a sensitive look at
these neophytes in the teaching career by the SEEDF in order to soften the tensions and
contradictions that permeate this important trajectory, as well as introduce them with ease in this
new environment. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|