http://repositorio.unb.br/handle/10482/43175
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_PedroThoméQuintãoQueiroz.pdf | 14,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Patrimônio-territorial indígena na urbanização de Brasília e no Santuário Sagrado dos Pajés : contexto latino-americano |
Autor(es): | Queiroz, Pedro Thomé Quintão |
Orientador(es): | Costa, Everaldo Batista da |
Coorientador(es): | Alvarado-Sizzo, Ilia |
Assunto: | Santuário Sagrado dos Pajés Patrimônio territorial Povos indígenas Território indígena |
Data de publicação: | 29-Mar-2022 |
Data de defesa: | 6-Dez-2021 |
Referência: | QUEIROZ, Pedro Thomé Quintão. Patrimônio-territorial indígena na urbanização de Brasília e no Santuário Sagrado dos Pajés: contexto latino-americano. 2021. 209 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O processo de colonização que pairou sobre o continente latino-americano, a partir de meados do século 16, representou aos povos originários a inserção em sistemas coercitivos, bélicos, econômicos e religiosos. Essa ação se concretizou através de diversos instrumentos políticos, como no município de Águas Belas, em Pernambuco, que inseriu os indígenas Fulni-ô em aproximadamente quatro séculos de intervenções religiosas e estatais marcadas, entre outras, por realocações e supressões territoriais, o que se manifestou na duração do drama colonial/moderno e suas mazelas, sujeitando os Fulni-ô ao fenômeno migrante em direção a Brasília, em finais dos anos 1950. Na futura capital da República, os indígenas buscaram manter seus aspectos culturais e sagrados originários de Águas Belas; e assim o fizeram, através da ocupação e produção de um território identificado como ancestral. A relevância do que viria a se tornar o território indígena Santuário Sagrado dos Pajés, torno- o lugar de referência para outros povos indígenas do país, que trouxeram e mantiveram latentes suas singularidades. Portanto, o objetivo do estudo envolveu a identificação e análise do patrimônio-territorial indígena, de forma a apreender elementos de resistência e/ou duração imanentes ao fenômeno urbano-metropolitano da capital federal. Os procedimentos metodológicos, por sua vez, envolveram a prática de pesquisas de campo associadas a realização de entrevistas e compilação de diário de campo dos últimos três anos (2019 - 2021), juntamente com materiais iconográficos. Os resultados apontam para a materialidade-imaterialidade que permeiam as expressões do patrimônio-territorial local, sintetizados e espacializados em material cartográfico, intrínsecas a ações e estratégias delineadas comunitariamente em favor de sua resistência e duração. A investigação confirma a hipótese de que, a despeito dos deslocamentos, o patrimônio-territorial indígena mantém-se latente no lugar da vida desse povo, partindo do entendimento de que sua concretude emerge em indissociabilidade aos corpos e territórios originários. O estudo, então, contribui empiricamente a proposta do patrimônio-territorial, possibilitando concluir que autonomia comunitária e a relevância do sujeito-patrimônio são protagonistas em favor da ativação, duração e difusão de seus elementos e referências culturais. |
Abstract: | The colonization process that hovered over the Latin-American continent, as from the mid 16th century, represented to the native people their insertion in coercitive, belic, economic and religious systems. This action was materialized by means of several political instruments, such as in Águas Belas County, Pernambuco - Brazil, that inserted the individuals from the Fulni-ô people in approximately four centuries of religious and state interventions marked, among others, by reallocations and territorial suppressions, which manifested themselves in the duration of modern/colonial drama and its ailments, subjecting the Fulni-ô people to the migrant phenomenon heading towards Brasília, in the late fifties. In the capital of the Republic to be, the indigenous sought to maintain their cultural and sacred originary aspects from Águas Belas; and so they did, by the occupation and production of a territory identified as ancestral. The relevance of what would come to be the Sacred Sanctuary of the Pajés indigenous territory turned it into a reference place to other indigenous peoples of the country, who brought and kept latent their own singularities. Therefore, the study’s objective involved the identification and analysis of the indigenous territorial heritage, in order to seize elements of resistance and/or duration immanats to the urban-metropolitan phenomenon of the Federal District. In turn, the methodological procedures involved the practice of field research associated with the conducting of interviews and compilation of contents from the field journal of the last three years (2019 - 2021), together with iconographic material. The results point toward the materiality-immateriality that permeate the local territorial heritage expressions, synthesized and spacialized in cartographic material, intrinsic to strategies and actions communitarily outlined in favor of its permanence and resistance. The investigation confirms the hypothesis that, despite the displacements, the indigenous territorial heritage remains latent in these people’s place of living, based on the understanding that its concreteness emerges in inseparability to the native bodies and territories. The study, then, empirically contributes to the territorial heritage proposal, allowing to conclude that comunitary autonomy and the subject-heritage relevance are protagonists in favor of the activation, duration and diffusion of its elements and cultural references. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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