Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Everaldo Batista da | - |
dc.contributor.author | Queiroz, Pedro Thomé Quintão | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T19:09:37Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T19:09:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-06 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Pedro Thomé Quintão. Patrimônio-territorial indígena na urbanização de Brasília e no Santuário Sagrado dos Pajés: contexto latino-americano. 2021. 209 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43175 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de colonização que pairou sobre o continente latino-americano, a partir de
meados do século 16, representou aos povos originários a inserção em sistemas coercitivos,
bélicos, econômicos e religiosos. Essa ação se concretizou através de diversos instrumentos
políticos, como no município de Águas Belas, em Pernambuco, que inseriu os indígenas
Fulni-ô em aproximadamente quatro séculos de intervenções religiosas e estatais marcadas,
entre outras, por realocações e supressões territoriais, o que se manifestou na duração do
drama colonial/moderno e suas mazelas, sujeitando os Fulni-ô ao fenômeno migrante em
direção a Brasília, em finais dos anos 1950. Na futura capital da República, os indígenas
buscaram manter seus aspectos culturais e sagrados originários de Águas Belas; e assim o
fizeram, através da ocupação e produção de um território identificado como ancestral. A
relevância do que viria a se tornar o território indígena Santuário Sagrado dos Pajés, torno-
o lugar de referência para outros povos indígenas do país, que trouxeram e mantiveram
latentes suas singularidades. Portanto, o objetivo do estudo envolveu a identificação e
análise do patrimônio-territorial indígena, de forma a apreender elementos de resistência
e/ou duração imanentes ao fenômeno urbano-metropolitano da capital federal. Os
procedimentos metodológicos, por sua vez, envolveram a prática de pesquisas de campo
associadas a realização de entrevistas e compilação de diário de campo dos últimos três
anos (2019 - 2021), juntamente com materiais iconográficos. Os resultados apontam para a
materialidade-imaterialidade que permeiam as expressões do patrimônio-territorial local,
sintetizados e espacializados em material cartográfico, intrínsecas a ações e estratégias
delineadas comunitariamente em favor de sua resistência e duração. A investigação
confirma a hipótese de que, a despeito dos deslocamentos, o patrimônio-territorial indígena
mantém-se latente no lugar da vida desse povo, partindo do entendimento de que sua
concretude emerge em indissociabilidade aos corpos e territórios originários. O estudo,
então, contribui empiricamente a proposta do patrimônio-territorial, possibilitando concluir
que autonomia comunitária e a relevância do sujeito-patrimônio são protagonistas em favor
da ativação, duração e difusão de seus elementos e referências culturais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Patrimônio-territorial indígena na urbanização de Brasília e no Santuário Sagrado dos Pajés : contexto latino-americano | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Santuário Sagrado dos Pajés | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio territorial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Território indígena | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Alvarado-Sizzo, Ilia | - |
dc.description.abstract1 | The colonization process that hovered over the Latin-American continent, as from the mid
16th century, represented to the native people their insertion in coercitive, belic, economic
and religious systems. This action was materialized by means of several political
instruments, such as in Águas Belas County, Pernambuco - Brazil, that inserted the
individuals from the Fulni-ô people in approximately four centuries of religious and state
interventions marked, among others, by reallocations and territorial suppressions, which
manifested themselves in the duration of modern/colonial drama and its ailments,
subjecting the Fulni-ô people to the migrant phenomenon heading towards Brasília, in the
late fifties. In the capital of the Republic to be, the indigenous sought to maintain their
cultural and sacred originary aspects from Águas Belas; and so they did, by the occupation
and production of a territory identified as ancestral. The relevance of what would come to
be the Sacred Sanctuary of the Pajés indigenous territory turned it into a reference place to
other indigenous peoples of the country, who brought and kept latent their own
singularities. Therefore, the study’s objective involved the identification and analysis of the
indigenous territorial heritage, in order to seize elements of resistance and/or duration
immanats to the urban-metropolitan phenomenon of the Federal District. In turn, the
methodological procedures involved the practice of field research associated with the
conducting of interviews and compilation of contents from the field journal of the last three
years (2019 - 2021), together with iconographic material. The results point toward the
materiality-immateriality that permeate the local territorial heritage expressions,
synthesized and spacialized in cartographic material, intrinsic to strategies and actions
communitarily outlined in favor of its permanence and resistance. The investigation
confirms the hypothesis that, despite the displacements, the indigenous territorial heritage
remains latent in these people’s place of living, based on the understanding that its
concreteness emerges in inseparability to the native bodies and territories. The study, then,
empirically contributes to the territorial heritage proposal, allowing to conclude that
comunitary autonomy and the subject-heritage relevance are protagonists in favor of the
activation, duration and diffusion of its elements and cultural references. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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