Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43165
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_SynthiaMartinsRibeiro.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Intervenções educacionais lúdicas e alfabetização em saúde para crianças : uma revisão sistemática
Autor : Ribeiro, Synthia Martins
Orientador(es):: Leal, Soraya Coelho
Coorientador(es):: Massignan, Carla
Assunto:: Letramento em saúde
Educação em saúde
Prática em saúde
Revisão sistemática
Fecha de publicación : 29-mar-2022
Citación : RIBEIRO, Synthia Martins. Intervenções educacionais lúdicas e alfabetização em saúde para crianças: uma revisão sistemática. 2021. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : Objetivos: Avaliar sistematicamente a literatura sobre intervenções educacionais lúdicas em alfabetização em saúde voltadas para crianças entre 6 e 12 anos de idade, a fim de determinar a efetividade destas no ganho em conhecimento em saúde, na alteração de comportamentos em saúde e no tempo de retenção do conhecimento adquirido. Métodos: Foram pesquisadas as bases de literaturas científicas Cochrane Library, EMBASE, LILACS, PubMed, Scopus, e Web of Science até 11/2021. Além destas, buscou-se literatura cinzenta no Google Acadêmico, OpenGrey e ProQuest Dissertações e Teses. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados, quasi-randomizados ou não randomizados, cujo desfecho primário foi alfabetização em saúde em crianças. Dois revisores independentes realizaram a seleção dos estudos, extração dos dados, avaliação crítica da metodologia (Instituto Joanna Briggs), e a classificação da avaliação da certeza da evidência (GRADE). Devido à heteregeneidade dos estudos, os dados foram avaliados de forma descritiva. Resultados: Onze estudos, de um total de 790 encontrados, foram incluídos para análise. A maioria dos estudos foi do tipo randomizado (n = 10), sendo o tema mais estudado a prevenção à obesidade (n=5). Todos apresentaram baixa qualidade metodológica. As intervenções mais utilizadas foram jogos, drama e teatro. Apesar da maior parte dos estudos apontar para um aumento no conhecimento em saúde, com base nos dados apresentados, não é possível afirmar se esse conhecimento se mantém ao longo do tempo, se é capaz de mudar comportamentos em saúde e se levará a uma efetiva adoção de um estilo de vida mais saudável. Conclusões: A alfabetização em saúde por meio de métodos lúdicos parece estar relacionada a um aumento do conhecimento em saúde e à mudança de comportamentos em saúde. Porém, a literatura foi inconclusiva em relação ao impacto disso na adoção de um estilo de vida saudável. Pesquisas futuras com menos limitações e melhores desenhos metodológicos poderão ajudar na escolha da melhor estratégia de intervenção para a alfabetização em saúde, com vistas ao desenvolvimento de crianças e jovens mais saudáveis. Registro: Esta revisão sistemática tem registro na University of York, National Institute for Health Research (NIHR) – PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews), https://www.crd.york.ac.uk/prospero/, com o número de registro: CRD42021219883.
Abstract: Objectives: To systematically evaluate the literature on playful educational interventions in health literacy aimed at children aged 6 to 12 years, in order to determine their effectiveness in the gain in health knowledge; in changing health behaviors and in the retention time of the acquired knowledge. Methods: The databases of the Cochrane Library, EMBASE, LILACS, PubMed, Scopus, and Web of Science until 11/2021 were searched. In addition, gray literature was searched through Google Scholar, OpenGrey and ProQuest Dissertations and Theses. Randomized, quasi- randomized or non-randomized clinical trials, whose primary outcome was health literacy in children, were included. Two independent reviewers performed the studies’ selection, data extraction, critical evaluation of the methodology (Joanna Briggs Institute), and the classification of the rate of certainty of evidence (GRADE). Due to the heterogeneity of the studies, the data were qualitatively evaluated. Results: Eleven studies, out of a total of 790 found, were included for analysis. Most studies were randomized (n = 10), being the prevention of obesity the most studied topic (n=5). All presented low methodological quality. The most used interventions were games, drama and theater. Although most studies pointed to an increase in health knowledge, on the basis of the data presented, it is not possible to determine wether such knowledge increase is maintained over time, if it is capable of changing health behaviors and if it leads to an effective adoption of a healthier lifestyle. Conclusions: Health literacy through playful methods seems to be related to an increase in health knowledge and change in health behaviors. However, the literature was inconclusive regarding the impact of this on the adoption of a healthy lifestyle. Future research with fewer limitations and better methodological designs may help in choosing the best intervention strategy for health literacy, aiming to the development of healthier children and young adults. Registration: This systematic review is registered at the University of York, National Institute for Health Research (NIHR) – PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews), https://www.crd.york.ac.uk/prospero/, with the registration number: CRD42021219883.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em em Odontologia, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/43165/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.