http://repositorio.unb.br/handle/10482/43104
File | Description | Size | Format | |
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2021_MarcelloVieiraLasneaux.pdf | 5,73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Inovação no ensino médio : metodologias ativas e ensino híbrido mediados por tecnologia |
Authors: | Lasneaux, Marcello Vieira |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-2105-0600 |
Orientador(es):: | Machado, Liliane Campos |
Assunto:: | Ensino Médio Ensino híbrido Metodologia ativa de ensino Tecnologia na educação |
Issue Date: | 22-Mar-2022 |
Data de defesa:: | Jun-2021 |
Citation: | LASNEAUX, Marcello Vieira. Inovação no ensino médio : metodologias ativas e ensino híbrido mediados por tecnologia. 2021. 159 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta-se associado à linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação. O tema é o das metodologias ativas e ensino híbrido e o objeto, a utilização delas no processo de ensino aprendizagem no Ensino Médio. A questão central e objetivo do trabalho é se essas metodologias e o ensino híbrido digital podem oferecer formas inovadoras de ensino-aprendizagem em sala de aula do ensino médio. O ensino híbrido alia aulas presenciais e o uso de plataforma digital para disponibilizar o conteúdo. As metodologias ativas usadas foram a sala de aula invertida, a folha Cornell e a instrução por pares (peer instruction). A combinação delas foi chamada de método da sala de aula invertida aumentada (SAI+). A metodologia estudada está inserida no conceito de ensino híbrido, haja vista que a pré-aula foi disponibilizada em uma plataforma digital. O uso da tecnologia é analisado a partir de referenciais teóricos, particularmente Marcuse e Feenberg. Foi feita uma revisão bibliográfica, baseada no portal de periódicos da CAPES e no repositório de teses e dissertações brasileiras, no sentido de trazer a questão do ensino médio no Brasil, uma breve história, seus desafios, contradições e suas necessidades de transformação. Na esteira de uma possibilidade de alcançar ganhos na aprendizagem e no engajamento diário na sala de aula, a hipótese foi se os alunos do ensino médio podem apresentar ganhos cognitivos e socioemocionais com o ensino híbrido - como no caso da sala de aula invertida aliada a instrução por pares, ganhos esses acima do apresentado tradicionalmente com o método de “aulas expositivas-dever de casa-provas”, ou seja, aquele empreendido como metodologia tradicional. Para que essa análise fosse feita, aplicou-se o método em grupos de estudantes de ensino médio, e após a aplicação, comparou-se a receptividade do método em relação às aulas expositivas, utilizando-se de abordagens quantitativas e qualitativas de análise. Depois da apuração de dados e tratamento das informações, as conclusões sugerem que o método SAI+ foi percebido como uma ferramenta metodológica potencialmente engajadora, mostrando-se como alternativa para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem e a profissão docente no ensino médio, aumentado sobretudo o engajamento dos alunos na sala de aula. |
Abstract: | The present work is associated with the line of research Teaching Profession, Curriculum and Evaluation. The theme is active methodologies and blending learning and the object, their use in the teaching-learning process in High School. The central question and objective of the work is whether these methodologies and digital hybrid teaching can offer innovative ways of teaching-learning in the high school classroom. Hybrid teaching combines in-person classes and the use of a digital platform to make content available. The active methodologies used were the flipped classroom, the Cornell sheet and peer instruction. Their combination was called the augmented flipped classroom method (SAI+). The studied methodology is inserted in the concept of blending learning, given that the pre-class was made available on a digital platform. The use of technology is analyzed from theoretical references, particularly Marcuse and Feenberg. A literature review was carried out, based on the CAPES journal portal and on the repository of Brazilian theses and dissertations, in order to bring the issue of secondary education in Brazil, a brief history, its challenges, contradictions and its needs for transformation. In the wake of a possibility of achieving gains in learning and daily engagement in the classroom, the hypothesis was whether high school students can show cognitive and socio-emotional gains with blending learning - as in the case of the flipped classroom combined with instruction by pairs, gains that are above what is traditionally presented with the “expository classes-homework-tests” method, that is, the one undertaken as a traditional methodology. For this analysis to be carried out, the method was applied in groups of high school students, and after application, the receptivity of the method in relation to lecture classes was compared, using quantitative and qualitative analysis approaches. After analyzing the data and processing the information, the conclusions suggest that the SAI+ method was perceived as a potentially engaging methodological tool, showing itself as an alternative to contribute to the teaching-learning process and the teaching profession in secondary education, especially increased the engagement of students in the classroom. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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