Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Ana Kátia da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T19:01:17Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T19:01:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Kátia da Costa. A Base Nacional Comum Curricular e o Currículo em Movimento do Distrito Federal: ruptura e/ou continuidade no ciclo da alfabetização? 2021. 236 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42996 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa analisou a (des)articulação entre a Base Nacional Comum Curricular
(BRASIL, 2015; 2016; 2017) e o Currículo em Movimento do Distrito Federal (DISTRITO
FEDERAL, 2014; 2018) no tocante aos pressupostos epistemológicos e didáticos para o ciclo
de alfabetização. Buscou-se comparar, em relação aos eixos de ensino da língua portuguesa,
como se apresentam os conteúdos daqueles documentos, bem como as apropriações de docentes
quanto aos influxos da Base Nacional Comum Curricular a partir da reelaboração do Currículo
em Movimento do Distrito Federal, em sua edição de 2018. Elegeu-se, como aporte teórico,
para tal, contribuições de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2013), Soares (2020; 2013,
2004), Morais (2019; 2012), Mainardes (2009), Sacristán (2013; 2000), Chevallard (1991),
Chartier (2007) nos campos da alfabetização, letramento, currículo e trabalho docente,
respectivamente. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (GIL, 2008; MINAYO,
2001) e, como técnicas de investigação, adotou-se à análise documental, bem como entrevistas
semiestruturadas com três professoras alfabetizadoras, atuantes nos 1º, 2º e 3º anos do Bloco
Inicial de Alfabetização da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Para o
tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977; FRANCO,
2018). Quanto aos resultados, sublinha-se que tanto a BNCC quanto o Currículo em Movimento
defendem uma concepção de língua como uma prática de atuação interativa (ANTUNES,
2009). No entanto, ao se analisar as orientações para alfabetização, localizou-se uma
desarticulação da BNCC (BRASIL, 2017), em sua versão final, em relação às duas primeiras
versões (BRASIL, 2015; 2016), bem como no concernente ao Currículo em Movimento
(DISTRITO FEDERAL, 2018). Enquanto estes últimos adotam uma concepção de
alfabetização na perspectiva do letramento, a Base homologada não indica esse alinhamento e,
do mesmo modo, concebe esse processo como como sendo caracterizado por capacidades de
codificação e decodificação. As duas primeiras versões da BNCC (BRASIL, 2015; 2016) e o
Currículo em Movimento (DISTRITO FEDERAL, 2018), ao conceberem a alfabetização como
um processo complexo e multifacetado, que envolve não apenas a faceta linguística, mas a
interativa e sociocultural (SOARES, 2020), também defendem o ciclo de alfabetização,
conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013), oportunizando um
bloco de três anos para a criança consolidar a alfabetização. Já a terceira edição da BNCC
(BRASIL, 2017), sinaliza para os dois primeiros anos do ensino fundamental, contrariando
políticas que a precederam. Quanto à análise dos eixos de ensino de língua portuguesa: leitura,
produção textual, oralidade e análise linguística, o estudo apontou para convergências e
divergências entre as versões da BNCC. O Currículo em Movimento (DISTRITO FEDERAL,
2018) e as duas primeiras versões da BNCC (BRASIL, 2015; 2016) indicaram conceber a
escrita alfabética como um sistema notacional e não como um código, lançando mão de
elementos linguísticos e de relações que levam a criança a ler e escrever convencionalmente.
Por outro lado, notou-se uma ruptura dessa compreensão com a versão homologada da BNCC,
visto que o documento define as habilidades envolvidas na alfabetização como sendo
“capacidades de (de)codificação” (BRASIL, 2017). As professoras alfabetizadoras
entrevistadas, em suas narrativas, contemplaram, em diversos momentos, a perspectiva de
alfabetizar letrando e se remeteram, também, aos eixos de ensino de língua portuguesa,
aproximando-se do que preconizam documentos oficiais que precederam a versão final da Base.
Nesse sentido, a aproximação se deu com o Currículo em Movimento, inclusive no aspecto
temporal: três anos para consolidação da alfabetização, considerando a organização ciclada em
vigor no momento da pesquisa (DISTRITO FEDERAL, 2018). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Base Nacional Comum Curricular e o Currículo em Movimento do Distrito Federal : ruptura e/ou continuidade no ciclo da alfabetização? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclo de alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo em Movimento | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyzed the (dis)articulation between the Common National Curriculum Base
(BRASIL, 2015; 2016; 2017) and the Curriculum in Movement of the Federal District
(DISTRITO FEDERAL, 2014; 2018) regarding the epistemological and didactic assumptions
for the cycle of literacy. We sought to compare, in relation to the axes of teaching the Portuguese
language, how the contents of those documents are presented, as well as the appropriations of
teachers regarding the inflows of the Common National Curriculum Base from the re elaboration of the Curriculum in Movement of the Federal District, in its 2018 edition.
Contributions by Ferreiro and Teberosky (1999), Ferreiro (2013), Soares (2020; 2013, 2004),
Morais (2019; 2012), Mainardes (2009), Sacristán (2013; 2000), Chevallard (1991), Chartier
(2007) in the fields of literacy, literacy, curriculum and teaching, respectively. This is
qualitative research (GIL, 2008; MINAYO, 2001) and, as investigation techniques, document
analysis was adopted, as well as semi-structured interviews with three literacy teachers,
working in the 1st, 2nd and 3rd years of the Initial Literacy Block of the Secretary of State for
Education of the Federal District. For data treatment, thematic content analysis was used
(BARDIN, 1977; FRANCO, 2018). As for the results, it is underlined that both the BNCC and
the Curriculum in Movement defend a conception of language as a practice of interactive action
(ANTUNES, 2009). However, when analyzing the guidelines for literacy, there was a
disarticulation of the BNCC (BRASIL, 2017), in its final version, in relation to the first two
versions (BRASIL, 2015; 2016), as well as regarding the Curriculum in Movement (DISTRITO
FEDERAL, 2018). While the latter adopt a literacy concept from the literacy perspective, the
homologated Base does not indicate this alignment and, similarly, conceives this process as
characterized by encoding and decoding capabilities. The first two versions of the BNCC
(BRASIL, 2015; 2016) and the Curriculum in Movement (DISTRITO FEDERAL, 2018), by
conceiving literacy as a complex and multifaceted process, which involves not only the
linguistic facet, but the interactive and sociocultural one (SOARES, 2020), also defend the
literacy cycle, as recommended by the National Curriculum Guidelines (BRASIL, 2013),
providing opportunities for a three-year block for children to consolidate literacy. The third
edition of the BNCC (BRASIL, 2017) signals for the first two years of elementary school, going
against the policies that preceded it. As for the analysis of the Portuguese language teaching
axes: reading, textual production, orality and linguistic analysis, the study pointed to
convergences and divergences between the BNCC versions. The Curriculum in Movement
(DISTRITO FEDERAL, 2018) and the first two versions of the BNCC (BRASIL, 2015; 2016)
indicated that alphabetic writing was conceived as a notation system and not as a code, making
use of linguistic elements and relationships that lead to child to read and write conventionally.
On the other hand, there was a break in this understanding with the approved version of the
BNCC, as the document defines the skills involved in literacy as “(de)coding skills” (BRASIL,
2017). The literacy teachers interviewed, in their narratives, contemplated, at various times, the
perspective of teaching literacy through literacy and referred to the axes of teaching the
Portuguese language, approaching what is recommended by official documents that preceded
the final version of the Base. In this sense, the approximation took place with the Curriculum
in Movement, including in the temporal aspect: three years to consolidate literacy, considering
the cycled organization in force at the time of the research (DISTRITO FEDERAL, 2018). | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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