http://repositorio.unb.br/handle/10482/42983
Fichier | Description | Taille | Format | |
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2021_LiviamSantanaFontes.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | As metodologias ativas de aprendizagem e sua contribuição para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral |
Auteur(s): | Fontes, Líviam Santana |
Orientador(es):: | Gontijo, Cleyton Hércules |
Assunto:: | Cálculo Diferencial e Integral Metodologias ativas de aprendizagem Engenharia didática Aulas remotas |
Date de publication: | 24-fév-2022 |
Data de defesa:: | 30-nov-2021 |
Référence bibliographique: | FONTES, Líviam Santana. As metodologias ativas de aprendizagem e sua contribuição para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. 2021. 172 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Résumé: | A disciplina Cálculo Diferencial e Integral é, historicamente, responsável por altos índices de reprovações e evasão, em diversos cursos de Ciências Exatas e da Natureza. Dentre as justificativas para este fato, destaca-se a metodologia de ensino inadequada, uma vez que a concepção tradicional de ensino que permeia esses cursos não atende às necessidades do atual contexto social e educacional. Considerando estes fatores, esta pesquisa apresenta uma proposta de utilização das metodologias ativas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral, a fim de contribuir para a formação crítica do indivíduo, favorecendo sua autonomia, despertando a curiosidade e estimulando tomadas de decisões. É uma pesquisa qualitativa, com aproximação ao método fenomenológico e com o objetivo avaliar uma proposta de ensino para Cálculo Diferencial na perspectiva da Engenharia Didática, empregando metodologias ativas na fase de experimentação, buscando apreender as impressões dos sujeitos da pesquisa. Os sujeitos investigados foram estudantes dessa disciplina, de uma instituição pública de ensino superior, em contexto de aulas remotas, que realizam atividades preparadas e conduzidas pela própria pesquisadora, como professora da turma. Essa fase de investigação foi orientada pela Engenharia Didática, que se caracteriza por um esquema baseado nas realizações didáticas em sala de aula, e registros de estudos de caso. Com a análise das informações obtidas infere-se que a utilização de metodologias ativas, orientadas pela Engenharia Didática, oferece opções de tarefas abertas e com estratégias comunicativas para desenvolver a argumentação matemática e interpretação de resultados, oportuniza ao estudante tempo para refletir sobre seus resultados e apresentar respostas elaboradas e fundamentadas e traz informações sobre os erros dos estudantes para que seja possível elaborar estratégias de ensino mais pontuais. De acordo com a percepção discente as atividades desenvolvidas estimularam a participação dos envolvidos e contribuíram com a aprendizagem, que a professora teve um papel importante nesse processo, e que apresentar os resultados para os colegas de classe foi um desafio para os participantes. Na perspectiva docente, as atividades desenvolvidas proporcionaram envolvimento dos participantes no decorrer das aulas, estímulo a autonomia do estudante, engajamento na resolução das tarefas e no compartilhamento de resultados. Destaca-se que para o trabalho com metodologias ativas na perspectiva da Engenharia Didática exige do professor tempo e criatividade para planejar e elaborar as atividades, bom relacionamento com os alunos para estimular a participação e envolvimento nas tarefas e apoio institucional. Considerando as análises das informações coletadas, confirma-se a tese que o ensino guiado pela Engenharia Didática, com o uso de metodologias ativas de ensino, pode promover a aprendizagem dos estudantes como também contribuir com o envolvimento dos sujeitos na realização das atividades e desenvolver sua autonomia. |
Abstract: | The Differential and Integral Calculus has been, historically, responsible for high rates of failure and evasion, in many degree courses of Exact and Natural Sciences. Among the justifications for this fact, the inadequate teaching methodology stands out, since the traditional conception of teaching that permeates Science courses does not meet the needs of the current social and educational context. Considering these factors, this research presents a proposal for the use of active methodologies in teaching Differential and Integral Calculus, to contribute to the critical formation of the individual, favoring their autonomy, arousing curiosity, and stimulating decisions. It is qualitative research, approaching the phenomenological method and aiming to evaluate a teaching proposal for Differential Calculus from the perspective of Didactic Engineering, using active methodologies in the experimentation phase, seeking to apprehend the impressions of the research subjects. The subjects investigated were students of this discipline, from a public institution of higher education, in the context of remote classes, who perform activities prepared and conducted by the researcher teacher. This investigation phase was guided by Didactic Engineering, which stands out for a scheme based on didactic achievements in the classroom, and case study records. Based on the analysis of the collected information, it is possible to infer that the use of active methodologies, guided by didactic engineering, offers options of open tasks and communicative strategies to develop mathematical reasoning and interpretation of results, gives students time to reflect on their results and present elaborate and reasoned answers, and provides information about the students' errors so that it is possible to develop more specific teaching strategies. According to the students' perception, the developed activities stimulated the participation of those involved and contributed to learning, the teacher played an important role in this process, and that presenting the results to classmates was a challenge for the participants. From the teacher's perspective: the activities developed provided involvement from the participants during the classes, stimulated student autonomy, engagement in solving the tasks, and sharing the results. It is noteworthy that working with active methodologies from the perspective of Didactic Engineering requires time and creativity from the teacher to plan and prepare activities, a good relationship with students to encourage participation and involvement in tasks, and institutional support. The results confirmed that teaching guided by Didactic Engineering, with the use of active teaching methodologies, can promote student learning as well as contribute to the involvement of subjects in carrying out activities and developing their autonomy. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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