http://repositorio.unb.br/handle/10482/42919
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PermanenciaTrilhas de Bonet.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A permanência das trilhas de Bonet : experiência do Projeto "Melhoria da Urbanização Punta Ballena" |
Otros títulos : | La permanencia de los senderos de Bonet : experiencia del Proyecto “Puesta en Valor de la Urbanización Punta Ballena” |
Autor : | Asuaga Bonnafón, Gabriela Ferreira, Oscar Luís |
Assunto:: | Patrimônio Sustentabilidade |
Fecha de publicación : | 17-dic-2018 |
Editorial : | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília |
Citación : | ASUAGA BONNAFÓN, Gabriela; FERREIRA, Oscar Luís. A permanência das trilhas de Bonet. Experiência do Projeto "Melhoria da Urbanização Punta Ballena". Paranoá, Brasília, n. 22, p. 196–213, 2018. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.14. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/25741. Acesso em: 20 jan. 2022. |
Resumen : | A urbanização Punta Ballena localizada no Departamento de Maldonado - Uruguai, foi projetada pelo Arquiteto Antonio Bonet Castellana entre os anos 1947/1950 e declarada Monumento Histórico Nacional em 2009. A intervenção claramente Moderna e inserida em uma floresta artificial pré-existente , é estruturado a partir de sua malha viária, que separa o veículo do pedestre criando caminhos que, por meio de passarelas elevadas, atravessam as vias veiculares, gerando continuidade espacial e paisagística. O layout original não existe mais hoje. A maioria dos caminhos de pedestres foi borrada e todas as passarelas elevadas foram perdidas. Este trabalho relata a experiência do Projeto "Aprimoramento da Urbanização Punta Ballena" onde o processo de Significado Cultural da CARTA DE BURRA, 1979 (ICOMOS-Austrália) é utilizado como base metodológica, para abordar o objetivo específico de patrimonialização do território na perspectiva do Património Moderno. O objetivo geral é vincular esse processo de pertencimento à Comunidade com sua paisagem, com a necessidade e o direito de permanência em nosso território como diferencial de representação social do ponto de vista da sustentabilidade e preservação do patrimônio. |
Abstract: | The Punta Ballena urbanization located in Maldonado - Uruguay, was projected by the Architect Antonio Bonet Castellana between 1947 / 1950, and was declared National Historic Monument in 2009. He performs a notoriously modern urbanization, intervening an artificial pre existing forest. He interprets and expresses the essence through a thorough intervention, where the road plot plays a central role. He separates vehicle and pedestrian creating footpaths through elevated footbridges that cross vehicular streets, generating a spatial and perceptive continuity. Nowadays, the original trajectory does not exist anymore. Most of its pedestrian layout has been blurred and all the elevated bridges have been lost. This work go over the experience of the Project “Value Enhancement of Punta Ballena Urbanization” where the process of Cultural Significance proposed by the Carta de Burra, 1979 (ICOMOS-Australia) is used as methodological basis to approach the specific objective of patrimonialization of the territory from the perspective of Modern Heritage. The general objective is to link this process of belonging of the Community with its landscape, with the need and the right to the permanence of our territory as a differential when it comes to social representation from the point of view of sustainability and heritage preservation. |
Resumen: | La urbanización Punta Ballena situada en el Departamento de Maldonado – Uruguay, fue proyectada por el Arquitecto Antonio Bonet Castellana entre los años 1947 / 1950 y declarada Monumento Histórico Nacional en el año 2009. La intervención claramente Moderna e inserta en un bosque artificial preexistente, está estructurada a partir de su trama vial, la cual separa al vehículo del peatón creando senderos que a través de pasarelas elevadas, cruzan las calles vehiculares generando continuidad espacial y paisajística. El trazado original hoy ya no existe. Se ha ido desdibujado en su mayoría las vías peatonales, y se han perdido la totalidad de las pasarelas elevadas. Este Trabajo relata la experiencia del Proyecto “Puesta en Valor de la Urbanización Punta Ballena” donde se utiliza como base metodológica el proceso de Significación Cultural de la CARTA DE BURRA, 1979 (ICOMOS-Australia), para aproximarse al objetivo específico de patrimonialización del territorio desde la perspectiva de Patrimonio Moderno. El objetivo general es vincular este proceso de pertenencia de la Comunidad con su paisaje, con la necesidad y el derecho a la permanencia de nuestro territorio como diferencial de representación social desde el punto de vista de la sustentabilidad y de la preservación del patrimonio. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) |
Licença:: | (CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License. |
DOI: | https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.14 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.