Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42898
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_IsmêniaPintoCoelho.pdf8,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Rap e poesia para uma adolescência com privação de liberdade : possibilidade de deslocamento da posição de vida nua
Autor : Coelho, Ismênia Pinto
Orientador(es):: Legnani, Viviane Neves
Assunto:: Adolescência
Socioeducação
Psicanálise
Subjetivação política
Fecha de publicación : 15-feb-2022
Citación : COELHO, Ismênia Pinto. Rap e poesia para uma adolescência com privação de liberdade: possibilidade de deslocamento da posição de vida nua. 2021. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : Objetivou-se, nesta pesquisa, compreender como o Projeto Ressocialização Autonomia e Protagonismo - RAP tem criado condições para o desenvolvimento dos processos de subjetivação Política dos alunos em cumprimento de medida socioeducativa de internação. O projeto RAP teve a sua origem e desenvolvimento no Núcleo de Ensino da Unidade de Internação Socioeducativa de Santa Maria - UISM -DF e atualmente tem a sua atuação expandida, alcançando egressos do Sistema Socioeducativo e outro segmentos educacionais . A proposta da pesquisa foi analisar os aspectos afetivos e sococulturais associados à prática pedagógica e suas produções de sentido subjetivo. O estudo foi realizado por meio da abordagem qualitativa no campo da articulação entre psicanálise e educação. A metodologia empregada foi o estudo de caso, utilizando-se dos instrumentos: observa ao participante, rodas de conversa com os alunos, e análise das composições dos raps produzidas pelos adolescentes participantes do projeto. Os dados obtidos apontam que, para os adolecentes, o envolvimento com os atos ilícitos e desencadeado a partir da carência econômica da falha na simbolização das leis e pelos atravessamentos da dimensão cultural da sociedade de consumo. Os achados da pesquisa indicam também que o Projeto RAP demonstra potencial desencadeador de processos de subjetivação política para os jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação, uma vez que o rap se configura como uma ferramenta cultural e pedagógica capaz de interrogar politicamente o contexto social no contemporâneo.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42898/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.