http://repositorio.unb.br/handle/10482/42883
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_DJOliveiraMascaras.pdf | 16,15 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | DJ Oliveira e as máscaras |
Auteur(s): | Kothe, Flávio René |
Assunto:: | Pintura moderna Painéis Pintura brasileira DJ Oliveira |
Date de publication: | 22-jui-2018 |
Editeur: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília |
Référence bibliographique: | KOTHE, F. R. DJ Oliveira e as máscaras. Paranoá, Brasília, v. 2, n. 2, p. 261-291, 2018. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n2.2006.15504. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10504. Acesso em: 4 jan. 2022. |
Résumé: | DJ Oliveira faleceu em 23 de setembro de 2006, aos 72 anos de idade, quando completou 50 anos de atividade como artista plástico. Oriundo do grupo Santa Helena, de São Paulo, ajudou a fundar a escola de pintura de Goiânia, mas acabou vivendo no exílio, no interior de Luziânia. Ele ainda não foi reconhecido na dimensão dos seus méritos. Tendo os fundadores de Brasília optado pelo modernismo abstrato e tendo ele se afastado da geometria simples de seu companheiro Volpi, DJ viu-se posto de lado como se fosse um artista inferior àqueles que ficaram consagrados porque foram promovidos pelo poder. Vai chegar a hora de rever o esquema dominante, em que aparece como grande artista aquele que estava nas preferências do dono do poder, como se este fosse o dono do saber ou a corporificação do sujeito transcendental estético. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Departamento de Teoria e História (FAU THA) |
Licença:: | (CC BY) Paranoá is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10504. Acesso em: 04 jan. 2022. |
DOI: | https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n2.2006.15504 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.