http://repositorio.unb.br/handle/10482/42681
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EvasaoEscolarIndicadores.pdf | 348,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Evasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015 |
Autor : | Silva, Denise Bianca Maduro Castioni, Remi Thompson Martínez, Rogfel |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-4909-1850 https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 https://orcid.org/0000-0002-0605-6561 |
Assunto:: | Evasão escolar Ensino médio Indicadores Ensino profissional Política pública |
Fecha de publicación : | 1-jun-2021 |
Editorial : | Essentia Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) |
Citación : | SILVA, Denise Bianca Maduro; CASTIONI, Remi; THOMPSON MARTÍNEZ, Rogfel. Evasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015. Revista Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 23, n. 2, p. 437-460, 1 jun. 2021. DOI: . Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15936. Acesso em: 06 jan. 2022. |
Resumen : | O artigo discute o contexto de produção de dados quantitativos sobre evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil, com especial atenção para o ensino médio técnico, entre 2003 e 2015. Por meio de análise documental e entrevistas a gestores, são apresentadas as ações do governo federal ao tratarem da formulação de indicadores que quantifiquem a evasão escolar. Especial atenção é dada às mudanças nas bases de dados, nas formas de cálculos e na estrutura e cultura institucional necessárias para se medir a evasão escolar. As escolhas institucionais do governo federal para lidar com a evasão escolar revelam a complexidade do problema e os limites e possibilidades das políticas públicas implementadas. Explicita-se um Estado regulador e avaliador, distante dos modos de combate à evasão. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) |
Licença:: | (CC BY) Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Os usuários têm permissão para copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte. |
DOI: | https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p437-460 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.