Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marins, Paulo Roberto Affonso | - |
dc.contributor.author | Martins, Leonardo Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-26T15:12:52Z | - |
dc.date.available | 2021-12-26T15:12:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-22 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Leonardo Gomes. A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância: o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical. 2021. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42643 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) têm se tornado cada vez mais presentes na
contemporaneidade, sendo componente fundamental em cursos de educação a distância de qualquer nível.
A presente pesquisa tem como objeto de estudo o uso das TDICs na disciplina Cultura Digital e Tecnologias
para a Educação Musical, no curso de Licenciatura em Música a distância do Claretiano Centro Universitário.
O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como ocorre a utilização das TDICs na referida disciplina sob a
ótica da Teoria da Distância Transacional, de Michael Moore e Greg Kearsley (1993, 2008 e 2013). Como
objetivos específicos buscou-se conhecer e analisar quais TDICs são utilizadas na disciplina em questão e
como essas TDICs são abordadas pelo professor no ambiente virtual de aprendizagem e no material didático
da disciplina. Como procedimento metodológico, a pesquisa possui caráter qualitativo descritivo e foi
realizada por meio de um estudo de caso com os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise do
material didático da disciplina, ementa, questionário, observação das atividades e interações no Ambiente
Virtual de Aprendizagem. Os resultados apontam que a disciplina é bem estruturada, e utiliza as TDICs
buscando reduzir a distância transacional apontadas por Moore e Kearsley (1993, 2008, 2013). O diálogo –
uma das variáveis da TDT - está parcialmente presente na disciplina, especialmente nos fóruns e
webconferências, entretanto, o discente não participa da construção do programa e tampouco tem “poder”
de alterar o programa proposto pela disciplina. Observou-se ainda que as TDICs, abordadas pela disciplina
em seu material didático, foram programas de edição de áudio e partituras, realizando um paralelo entre as
etapas de integração das TDICs na escola (SANDHOLTZ; RINGSTAFF; DWYER, 1997) com o próprio
processo de aprendizagem musical nas Dimensões de Crítica Musical de Keith Swanwick (2003).Espera-se
que este trabalho venha contribuir com a formação de professores de Música, proporcionando uma maior
compreensão relacionado ao uso das TDICs na educação musical a distância, especialmente no contexto
atual de pandemia da Covid-19, pelo qual estamos passando, proporcionando a compreensão que o uso das
TDICs, por si só, não é o suficiente para reduzir as distancias geográficas, havendo uma necessidade de
toda uma estruturação do material didático e da política filosófica da instituição para que as TDICs
proporcionem aos professores e aos alunos essa esperada redução da distância transacional que o contexto
atual busca. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância : o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da Distância Transacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciatura em Música - ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Digital Technologies of Information and Communication (TDICs) have become more and more present
nowadays, being a fundamental component in distance education courses of any level. The present research
has as object of study the use of TDICs in the discipline Digital Culture and Technologies for Music Education,
in the Degree in Music at a distance course at the Claretiano Centro Universitário. The general objective of
this research was to investigate how the use of TDICs occurs in that discipline from the perspective of the
Transactional Distance Theory, by Michael Moore and Greg Kearsley (1993, 2008 and 2013). As specific
objectives, we sought to know and analyze which TDICs are used in the subject in question and how these
TDICs are approached by the teacher in the virtual learning environment and in the course's teaching material.
As a methodological procedure, the research has a descriptive qualitative character and was carried out
through a case study with the following data collection instruments: analysis of the course's teaching material,
menu, questionnaire, observation of activities and interactions in the Virtual Learning Environment . The
results show that the discipline is well structured, and uses TDICs seeking to reduce the transactional distance
pointed out by Moore and Kearsley (1993, 2008, 2013). Dialogue - one of the DTT variables - is partially
present in the discipline, especially in forums and web conferences, however, the student does not participate
in the construction of the program and neither has the "power" to change the program proposed by the
discipline. It was also observed that the TDICs, addressed by the discipline in its teaching material, were audio
editing programs and scores, making a parallel between the stages of integration of the TDICs at school
(SANDHOLTZ; RINGSTAFF; DWYER, 1997) with the process itself of musical learning in the Dimensions of
Music Criticism by Keith Swanwick (2003). It is hoped that this work will contribute to the training of Music
teachers, providing a greater understanding related to the use of TDICs in distance music education,
especially in the current context of the Covid-19 pandemic, which we are going through, providing the
understanding that the use of TDICs, by itself, is not enough to reduce geographic distances, there being a
need for a whole structuring of the teaching material and the philosophical policy of institution for TDICs to
provide teachers and students with the expected reduction in transactional distance that the current context
seeks. | pt_BR |
dc.contributor.email | leonardo.professor.musica@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|