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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42590
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Title: Relação entre as percepções de qualidade do produtor rural e dos consumidores de carne bovina
Authors: Zanotelli, Fernanda Loyanne Alves
metadata.dc.contributor.email: f_loyanne@yahoo.com.br
Orientador(es):: Roque-Specht, Vânia Ferreira
Assunto:: Qualidade percebida
Bovinocultura de corte
Consumo
Assimetria de informação
Tendências
Issue Date: 17-Dec-2021
Citation: ZANOTELLI, Fernanda Loyanne Alves. Relação entre as percepções de qualidade do produtor rural e dos consumidores de carne bovina. 2021. 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: O conceito de qualidade apresenta percepções distintas entre os diferentes atores de uma cadeia produtiva. A assimetria de informações dentro de uma cadeia produtiva pode gerar incertezas e deve ser reduzida para melhorar a percepção da qualidade. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar as diferenças de percepções de qualidade entre produtor rural e os consumidores de carne bovina. Para atingir este objetivo, um estudo foi conduzido em uma fazenda produtora de gado de corte, onde se realizou um estudo de caso aplicando questionário semiestruturado com o produtor rural, e entrevista com os consumidores finais utilizando survey para a coleta dos dados. Ambos os procedimentos utilizaram os mesmos grupos de constructos para análise: economia, educação, sensorial, saúde, conveniência, confiabilidade, meio ambiente, bem-estar animal e responsabilidade social. Os resultados desta pesquisa evidenciam que uma percepção mais abrangente de fatores que influenciam a qualidade da carne foi notada mais nos consumidores do que no produtor rural. As semelhanças entre as percepções ocorreram nos constructos economia, confiabilidade, bem-estar animal e responsabilidade social. Tanto o consumidor quanto o produtor rural consideram importantes para a qualidade da carne, a realização do planejamento financeiro da fazenda, o fornecimento de informações sobre a saúde dos animais e sobre o melhor tipo de preparo de cada corte de carne, a rastreabilidade, a carne livre de substâncias químicas, presença de carimbos, certificados e/ou selos de qualidade e de segurança sanitária, boas práticas de produção, funcionários treinados e/ou capacitados para lidarem com os animais. As divergências mais significantes ocorreram em relação aos constructos: economia, sensorial, saúde, conveniência, meio ambiente e responsabilidade social. O produtor rural considera a raça dos animais como relevante para obtenção de carne de qualidade, porém o consumidor, não considera. Para o consumidor, o local de venda possui grande responsabilidade, complementando as atividades praticadas na fazenda a fim de garantia de qualidade. Os consumidores percebem que questões ambientais estão correlacionadas com a qualidade da carne, já o produtor rural considera esses quesitos importantes para sustentabilidade ambiental e tenta adotá-las, porém, não os relaciona com a qualidade da carne. Diante disso, enquanto os agentes não tiverem as mesmas percepções, será difícil atender as demandas do consumidor. Estudos que abrangem os consumidores bem como o produtor rural e outros elos da cadeia produtiva merecem maior aprofundamento.
Abstract: The concept of quality presents different perceptions among the different actors in a production chain. The asymmetry of information within a production chain can generate uncertainties and must be reduced to improve the perception of quality. Therefore, this research aimed to evaluate the differences in quality perceptions between rural producers and beef consumers. To achieve this goal, a study was conducted in a beef cattle farm, where a case study was carried out using a semi-structured questionnaire with the rural producer and interviews with final consumers using a survey for data collection. Both procedures used the same groups of constructs for analysis: economics, education, sensory, health, convenience, reliability, environment, animal welfare and social responsibility. The results of this research show that a broader perception of factors influencing meat quality was noticed more in consumers than in rural producers. The similarities between the perceptions occurred in the economics, reliability, animal welfare and social responsibility constructs. Both the consumer and the rural producer consider important for the quality of the meat, the financial planning of the farm, the provision of information on the health of the animals and on the best type of preparation for each cut of meat, the traceability, the meat free of chemical substances, presence of stamps, certificates and/or quality and sanitary safety seals, good production practices, employees trained and/or qualified to deal with animals. The most significant divergences occurred in relation to the constructs: economy, sensory, health, convenience, environment and social responsibility. The rural producer considers the breed of animals as relevant for obtaining quality meat, but the consumer does not consider it. For the consumer, the place of sale has a great responsibility, complementing the activities carried out on the farm in order to guarantee quality. Consumers realize that environmental issues are correlated with meat quality, while the rural producer considers these items important for environmental sustainability and tries to adopt them, but does not relate them to meat quality. Therefore, as long as agents do not have the same perceptions, it will be difficult to meet consumer demands. Studies that cover consumers as well as rural producers and other links in the production chain deserve further study.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
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