Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Caldeira-Pires, Armando de Azevedo | - |
dc.contributor.author | Sanches, Lucas dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T00:52:54Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T00:52:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SANCHES, Lucas dos Santos. Contexto energético da mobilidade individual urbana no Brasil: análise do ciclo de vida e avaliação do impacto ambiental de carros elétricos. 2021. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42553 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Colocando em perspectiva a transição tecnológica do setor de mobilidade urbana para um
contexto de eletrificação dos transportes, e considerando o papel de destaque que impactos
ambientais estão assumindo em palcos de discussão globais, esta dissertação visa realizar uma
revisão bibliográfica dais principais palavras-chave relacionadas ao tema e conduzir uma análise
do ciclo de vida do tipo “berço-ao-túmulo” em um modelo de carro elétrico, explorando a
demanda de energia primária, o potencial de aquecimento global e o potencial de depleção
abiótica, e comparando os resultados obtidos com um modelo de carro a combustão (ambos
adaptados para a realidade brasileira). Também serão analisados cenários de variação da matriz
energética e de penetração de mercado de carros elétricos para entender as perspectivas de
redução de impactos que podem decorrer da utilização de veículos elétricos em larga escala. Os
resultados encontrados na revisão indicam uma crescente relevância das pesquisas envolvendo
impactos ambientais de carros elétricos, assim como diversos temas relacionados. A análise do
ciclo de vida indica uma redução de impactos ambientais de uma forma geral ao longo do ciclo
de vida de um carro elétrico frente ao ciclo de vida de um carro a combustão, levando
especificamente à uma queda de 11,8% na demanda de energia primária, 41,35% no potencial
de aquecimento global, e 27,3% no potencial de depleção abiótica. Porém, as análises dos
diferentes cenários apontam que a eletrificação dos transportes é insuficiente para impedir o
aumento dos impactos ambientais associados ao setor de transportes, devido, principalmente,
ao crescimento da frota veicular. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Contexto energético da mobilidade individual urbana no Brasil : análise do ciclo de vida e avaliação do impacto ambiental de carros elétricos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Carros elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do ciclo de vida | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering the technological transition of the urban mobility sector to an electric mobility
context, and also the featured role that environmental impacts have been playing in global
discussion forums, this dissertation’s goals are to review literature results for the main key-
words related to the subject and elaborate a “cradle-to-gate” Life Cycle Analysis of an electric
car model and a combustion engine car model (both adapted to the Brazilian reality), exploring
the primary energy demand, the global warming potential and the abiotic depletion potential of
both technologies. In addition, scenarios of electricity grid mix variation and market penetration
of electric vehicles will also be evaluated to understand the reduction of the impacts that might
come up as a consequence of large-scale adoption. The results from the literature review
indicate a rising relevance of researches about electric vehicles’ environmental impacts, as well
as other related subjects, such as renewable sources. The Life Cycle Analysis points to an overall
reduction of impacts along the life cycle of an electric car, compared with a combustion car,
leading specifically to declines of 11,8% of the primary energy demand, 41,35% of the global
warming potential and 27,3% of the abiotic depletion potential. However, the distinct scenarios
evaluated suggest that the electrification of urban mobility might not be enough to reduce
environmental impacts due to, mainly, the vehicle fleet growth. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|