Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42553
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasdosSantosSanches.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCaldeira-Pires, Armando de Azevedo-
dc.contributor.authorSanches, Lucas dos Santos-
dc.date.accessioned2021-12-09T00:52:54Z-
dc.date.available2021-12-09T00:52:54Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.date.submitted2021-08-30-
dc.identifier.citationSANCHES, Lucas dos Santos. Contexto energético da mobilidade individual urbana no Brasil: análise do ciclo de vida e avaliação do impacto ambiental de carros elétricos. 2021. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42553-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021.pt_BR
dc.description.abstractColocando em perspectiva a transição tecnológica do setor de mobilidade urbana para um contexto de eletrificação dos transportes, e considerando o papel de destaque que impactos ambientais estão assumindo em palcos de discussão globais, esta dissertação visa realizar uma revisão bibliográfica dais principais palavras-chave relacionadas ao tema e conduzir uma análise do ciclo de vida do tipo “berço-ao-túmulo” em um modelo de carro elétrico, explorando a demanda de energia primária, o potencial de aquecimento global e o potencial de depleção abiótica, e comparando os resultados obtidos com um modelo de carro a combustão (ambos adaptados para a realidade brasileira). Também serão analisados cenários de variação da matriz energética e de penetração de mercado de carros elétricos para entender as perspectivas de redução de impactos que podem decorrer da utilização de veículos elétricos em larga escala. Os resultados encontrados na revisão indicam uma crescente relevância das pesquisas envolvendo impactos ambientais de carros elétricos, assim como diversos temas relacionados. A análise do ciclo de vida indica uma redução de impactos ambientais de uma forma geral ao longo do ciclo de vida de um carro elétrico frente ao ciclo de vida de um carro a combustão, levando especificamente à uma queda de 11,8% na demanda de energia primária, 41,35% no potencial de aquecimento global, e 27,3% no potencial de depleção abiótica. Porém, as análises dos diferentes cenários apontam que a eletrificação dos transportes é insuficiente para impedir o aumento dos impactos ambientais associados ao setor de transportes, devido, principalmente, ao crescimento da frota veicular.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContexto energético da mobilidade individual urbana no Brasil : análise do ciclo de vida e avaliação do impacto ambiental de carros elétricospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCarros elétricospt_BR
dc.subject.keywordAnálise do ciclo de vidapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Considering the technological transition of the urban mobility sector to an electric mobility context, and also the featured role that environmental impacts have been playing in global discussion forums, this dissertation’s goals are to review literature results for the main key- words related to the subject and elaborate a “cradle-to-gate” Life Cycle Analysis of an electric car model and a combustion engine car model (both adapted to the Brazilian reality), exploring the primary energy demand, the global warming potential and the abiotic depletion potential of both technologies. In addition, scenarios of electricity grid mix variation and market penetration of electric vehicles will also be evaluated to understand the reduction of the impacts that might come up as a consequence of large-scale adoption. The results from the literature review indicate a rising relevance of researches about electric vehicles’ environmental impacts, as well as other related subjects, such as renewable sources. The Life Cycle Analysis points to an overall reduction of impacts along the life cycle of an electric car, compared with a combustion car, leading specifically to declines of 11,8% of the primary energy demand, 41,35% of the global warming potential and 27,3% of the abiotic depletion potential. However, the distinct scenarios evaluated suggest that the electrification of urban mobility might not be enough to reduce environmental impacts due to, mainly, the vehicle fleet growth.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Mecânicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.