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Título : Motivação, atenção e task design em aulas de língua espanhola/L2 : um estudo experimental
Autor : Oliveira, Flávia Vaz de
Orientador(es):: Bergsleithner, Joara Martin
Assunto:: Motivação (Psicologia) - aprendizagem
Língua espanhola - estudo e ensino
Práticas pedagógicas
Fecha de publicación : 29-nov-2021
Citación : OLIVEIRA, Flávia Vaz de. Motivação, atenção e task design em aulas de língua espanhola/L2: um estudo experimental. 2021.143 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumen : O estudo relatado nesta dissertação teve como objetivo investigar a motivação na aprendizagem da língua espanhola/L2 e seu impacto na atenção dos aprendizes ao ponto gramatical alvo (futuro simples do indicativo), diante da aplicação de uma atividade pedagógica elaborada de acordo com a abordagem por tarefas e de uma atividade pedagógica elaborada com base na resolução de exercícios sem um objetivo comunicativo. Além disso, buscou-se averiguar se o task design poderia impactar a motivação dos aprendizes na aula de língua espanhola/L2, bem como se existia correlação significativa entre as três variáveis deste estudo: motivação, atenção e task design. Para a análise desta investigação, serviram de base os estudos sobre a motivação, segundo o modelo de Dörnyei (2015, 2019); a atenção, conforme proposta por Schmidt (2001), Leow (1997), Norris e Ortega (2000) e Bergsleithner (2009, 2011); e o task design, com base na abordagem por tarefas, segundo o modelo Willis (2004), Willis e Willis (2007), Dörnyei (2019), entre outros pesquisadores. O experimento foi conduzido com uma amostra de 22 aprendizes de língua espanhola/L2 de um colégio de ensino fundamental e médio localizado na região CentroOeste do Brasil. O design geral do estudo foi composto de duas etapas: na primeira etapa, a realização de um pré-teste para o grupo experimental e para o grupo controle; uma atividade pedagógica baseada em tarefas para o grupo experimental e, para o grupo controle, uma atividade pedagógica com uma sequência de exercícios; um pós-teste imediato, aplicado logo após as atividades pedagógicas para ambos grupos; um protocolo offline de atenção, para ambos os grupos; e um protocolo offline de motivação para ambos grupos; e, na segunda etapa, uma semana depois, um pós-teste tardio para ambos grupos. Os resultados estatísticos indicaram que o task design baseado em tarefas aplicado no grupo experimental impactou positivamente a motivação dos participantes deste grupo, em detrimento da atividade pedagógica realizada no grupo controle. Esse estudo também concluiu que a motivação promovida pela atividade pedagógica baseada em tarefas demonstrou uma leve inclinação positiva na atenção dispensada pelos participantes do grupo experimental durante a aula de língua espanhola/L2. Ainda assim, os resultados demonstraram que o task design baseado em tarefas e a frequência da estrutura-alvo nos testes aplicados impactaram de forma positiva a precisão gramatical desta estrutura somente no grupo experimental, demonstrando, assim, que a intervenção pedagógica baseada em tarefas trouxe benefícios para a aprendizagem significativa da língua espanhola/L2.
Abstract: The main aim of this M.A. thesis was to investigate motivation in learning Spanish as a second language (L2) and its impact concerning the learners’ attention to the target grammar (Simple Future) through the application of a pedagogical activity based on the task-based approach, and of a pedagogical activity based on the solving exercises without a communicative objective. In addition, it was investigated not only if there was any impact of the task design upon the motivation of the L2 learners in Spanish class, but also if there was a significant relationship between the three variables in this study: motivation, attention, and task design. To analyze this data, the study was based on studies about motivation, according to Dörnyei’s model (2015, 2019); attention, as proposed by Schmidt (2001), Leow (1997), Norris and Ortega (2000), and Bergsleithner (2009, 2011); and task design, based on the task-based approach according to Willis (2004), Willis e Willis (2007), Dörnyei (2019), among other researchers. Concerning participants, a sample of 22 L2 Spanish learners from a Middle/High School in the Central West region of Brazil participated in this experimental study, and they were divided into two groups, experimental and control. The overall design of the study was divided into two parts: first, there was a pre-test for both the experimental and the control groups; a task-based pedagogical activity for the experimental group, and the control group, a pedagogical activity with a sequence of exercises; an immediate posttest, applied right after the pedagogical activities for both groups; an offline attention protocol for both groups; and, an offline motivation protocol for both groups. Second, a week later, a delayed posttest for both groups. The statistical results showed that the task-based design carried out with the experimental group impacted positively the motivation of the participants, which was different from the pedagogical activity conducted with the control group. This study has also concluded that the motivation promoted by the task-based pedagogical activity showed a light positive inclination from the participants of the experimental group during the L2 Spanish classes. Nevertheless, the results showed that the task-based design and the input frequency of the target structure of the tests positively impacted the grammatical precision of this structure in the experimental group, only. Therefore, it shows that the task-based pedagogical intervention has brought benefits to a more significant learning of Spanish as an L2.
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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