Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Farias, Josivania Silva | - |
dc.contributor.author | Codá, Renato Calhau | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T17:08:44Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T17:08:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-30 | - |
dc.identifier.citation | CODÁ, Renato Calhau. A formação interativa de valor: fatores que levam diferentes atores à cocriação e à codestruição de valor no ecossistema de serviço de hospitalidade turística. 2021. 333 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42265 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na formação interativa de valor (FIV), o valor é construído de forma colaborativa entre
o consumidor e o prestador de serviços, resultando em experiências positivas ou
negativas. Na cocriação de valor, consumidores e fornecedores participam ativamente
nas várias fases do encontro de serviço, personalizando suas experiências. Por outro
lado, a codestruição de valor resulta da participação desequilibrada entre os
consumidores e provedores. Esta tese parte da seguinte pergunta: como ocorre a
dinâmica de cocriação e codestruição de valor de diferentes atores na formação
interativa de valor, dentro de um ecossistema de hospitalidade turística? Possui como
objetivo geral descrever a dinâmica da cocriação e/ou codestruição de diferentes atores
na formação interativa de valor, em um ecossistema de serviço no setor de hospitalidade
turística e, como objetivos específicos, 1) verificar os fatores intervenientes da formação
interativa de valor nas perspectivas dos atores em nível micro do ecossistema de serviço,
díade hóspede-empregado; 2) verificar os fatores intervenientes da formação interativa
de valor nas perspectivas dos atores em nível meso do ecossistema de serviço, das díades
gestor-turista e gestor-parceiros.; 3) verificar os fatores intervenientes da formação
interativa de valor nas perspectivas dos atores em nível macro do ecossistema de serviço
em relação ao consumidor, da díade gestor-turista e gestor-parceiros; 4) verificar os
fatores intervenientes da formação interativa de valor nas perspectivas dos atores em
nível mega do ecossistema de serviço em relação ao consumidor, nas díades ator
público-trade turístico 5) comparar fatores que diferenciam a dinâmica da formação
interativa de valor a partir dos diferentes níveis de agregação envolvidos na cocriação e
codestruição de valor nos níveis do ecossistema estudado. Para abarcar estes objetivos
postularam-se quatro proposições envolvendo quatro fatores: uso da informação,
integração de recursos, feedback e engajamento. As proposições foram validadas por
meio de pesquisa dividida em duas fases: análises de QCA (Qualitative Comparative
Analysis) e entrevistas, mediante estudos de caso nos municípios turísticos de
Cavalcante/GO, Bonito/MS e Chapada dos Guimarães/MT. Para os atores, caso as
informações não estejam acessíveis e de fácil compreensão, assim como sentir uma
abertura ao diálogo com seu provedor de serviço, a codestruição de valor poderá
acontecer ainda na transição entre as fases de pré-encontro e encontro de serviço. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A formação interativa de valor : fatores que levam diferentes atores à cocriação e à codestruição de valor no ecossistema de serviço de hospitalidade turística | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cocriação de valor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Codestruição de valor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lógica dominante de serviço | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecoturismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | QCA | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Dias, Cleidson Nogueira | - |
dc.description.abstract1 | In Interactive Value Formation (IVF), value is built collaboratively between the
consumer and the service provider, resulting in positive or negative experiences. In
value co-creation, costumers and suppliers actively participate in the various phases of
the service encounter, personalizing their experiences. On the other hand, value co-
destruction results from the unbalanced participation between consumers and providers.
This thesis starts from the following question: how does the dynamics of diferente actors
co-creation and co-destruction occur in the interactive value formation, within a tourism
hospitality ecosystem? Its general objective is to describe the dynamics of co-creation
and/or co-destruction of different actors in the interactive value formation, in a service
ecosystem in the tourist hospitality sector and, as specific objectives, 1) to verify the
intervening factors of the interactive value formation in micro level actors' perspectives
of the service ecosystem, guest-employee dyad; 2) verify the intervening factors of the
interactive value formation from the perspectives of the actors at the meso level of the
service ecosystem, of the manager-tourist and manager-partner dyads; 3) verify the
intervening factors of the interactive value formation from the perspectives of actors at
the macro level of the service ecosystem in relation to the consumer, the manager-tourist
dyad and manager-partner dyad; 4) verify the intervening factors of interactive value
formation from the perspectives of actors at the mega level of the service ecosystem in
relation to the consumer, in the public actor-tourist trade dyads 5) compare factors that
differentiate the dynamics of interactive value formation from the different levels of
aggregation involved in co-creation and co-destruction of value at the levels of the
ecosystem studied. To encompass these objectives, four propositions were postulated
involving four factors: use of information, integration of resources, feedback and
engagement. The propositions were validated through research divided into two phases:
QCA (Qualitative Comparative Analysis) and interviews, through case studies in the
tourist cities of Cavalcante/GO, Bonito/MS and Chapada dos Guimarães/MT. For the
actors, if the information is not accessible and easy to understand, as well as feeling an
openness to dialogue with their service provider, the co-destruction of value may still
occur in the transition between the pre-meeting and service encounter phases. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En la Formación Interactiva de Valor (FIV), el valor se construye en colaboración entre
el consumidor y el proveedor de servicios, lo que resulta en experiencias positivas o
negativas. En la co-creación de valor, consumidores y proveedores participan
activamente en las distintas fases del encuentro de servicio, personalizando sus
experiencias. Por otro lado, la co-destrucción de valor resulta de la participación
desequilibrada entre consumidores y proveedores. Esta tesis parte de la siguiente
pregunta: ¿cómo se da la dinámica de co-creación y co-destrucción de valor de
diferentes actores en la formación interactiva de valor, dentro de un ecosistema turístico-
hotelero? Su objetivo general es describir la dinámica de co-creación y / o co-
destrucción de diferentes actores en la formación interactiva de valor, en un ecosistema
de servicios en el sector de la hostelería turística y, como objetivos específicos, 1)
verificar los factores intervinientes de la formación interactiva de valor en las
perspectivas de los actores a nivel micro del ecosistema de servicios, díada invitado-
empleado; 2) verificar los factores intervinientes de la formación interactiva de valor
desde las perspectivas de los actores del meso nivel del ecosistema de servicios, de las
díadas gestor-turista y gestor-socio; 3) verificar los factores intervinientes de la
formación interactiva de valor desde la perspectiva de los actores en el nivel macro del
ecosistema de servicios en relación al consumidor, la díada gestor-turista y gestor-socio;
4) verificar los factores que intervienen en la formación interactiva de valor desde la
perspectiva de los actores del mega nivel del ecosistema de servicios en relación al
consumidor, en las díadas de comercio público actor-turismo 5) comparar factores que
diferencian la dinámica de formación de valor interactivo de los diferentes niveles de
agregación implicados en la co-creación y co-destrucción de valor en los niveles del
ecosistema estudiado. Para abarcar estos objetivos, se postularon cuatro propuestas que
involucran cuatro factores: uso de información, integración de recursos,
retroalimentación y compromiso. Las propuestas fueron validadas a través de una
investigación dividida en dos fases: análisis QCA (Qualitative Comparative Analysis) y
entrevistas, a través de estudios de caso en las ciudades turísticas de Cavalcante / GO,
Bonito / MS y Chapada dos Guimarães / MT. Para los actores, si la información no es
accesible y fácil de entender, además de sentir una apertura al diálogo con su proveedor
de servicios, la co-destrucción de valor aún puede ocurrir en la transición entre las fases
de pre-encuentro y encuentro de servicio. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|