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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42053
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Title: Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos
Other Titles: Listening devices for adolescents deprived of liberty and socio-educational agents
Authors: Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues
Almeida, Sandra Francesca Conte de
Costa, Jéssica Emanoeli Moreira da
Ganem, Valérie
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0002-3988-0784
http://orcid.org/0000-0003-0789-7095
http://orcid.org/0000-0002-0605-8452
http://orcid.org/0000-0002-1289-0202
Assunto:: Socioeducação
Plantão psicológico
Grupo de fala com adolescentes
Violência
Psicodinâmica do trabalho
Issue Date: 2-Dec-2020
Publisher: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Citation: BRASIL, Katia Tarouquella et al. Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 36, n. spe, e36nspe9, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/NFBjdfGJ3bsCQ3hSn8dNP6k/?lang=pt#. Acesso em: 6 set. 2021.
Abstract: Este estudo objetivou evidenciar um método de intervenção triangular na socioeducação. Foram implementados três dispositivos metodológicos: um plantão psicológico de escuta individual, um de grupo de fala com adolescentes e uma intervenção em Psicodinâmica do Trabalho com os agentes socioeducativos. A escuta dos adolescentes apontou como a violência comparece na relação entre eles e os adultos, entre eles e os pares e no espaço institucional. Por outro lado, a escuta dos agentes possibilitou situar como a violência permeia as situações de trabalho. A clínica ampliada, no contexto institucional, permitiu vislumbrar o lugar da violência na dinâmica relacional intersubjetiva, seus impactos psíquicos e os riscos à saúde mental dos sujeitos.
Abstract: This study aimed to show a triangular intervention method in socio-education. Three methodological devices were implemented: a psychological call for individual listening, one for a speech group with adolescents and an intervention in Psychodynamics of Work with socio-educational agents. Listening to adolescents pointed out how violence appears in the relationship between them and adults, between them and peers and in the institutional space. On the other hand, listening to the agents made it possible to situate how violence permeates work situations. The expanded clinic, in the institutional context, allowed a glimpse of the place of violence in the inter-subjective relational dynamics, its psychic impacts and the risks to the subjects’ mental health.
Licença:: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9
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