http://repositorio.unb.br/handle/10482/41971
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_LeonardoSantosRochaPitta.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Estudo de condutores idosos e não idosos de veículos automotores envolvidos em acidentes no Distrito Federal, no período de 2008 a 2017 |
Authors: | Pitta, Leonardo Santos Rocha |
Orientador(es):: | Camargos, Einstein Francisco de |
Assunto:: | Acidentes de trânsito Motoristas idosos Fatores de riscos |
Issue Date: | 30-Aug-2021 |
Data de defesa:: | 6-Jul-2021 |
Citation: | PITTA, Leonardo Santos Rocha. Estudo de condutores idosos e não idosos de veículos automotores envolvidos em acidentes no Distrito Federal, no período de 2008 a 2017. 2021. 38 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Abstract: | Introdução: Os acidentes de trânsito são causa significativa de gasto em saúde comincapacidades e mortes. Iniciativas como a “Década de Ação de Segurança no Trânsito” da Organização Mundial de Saúde preconizam intervenções para a redução no número de acidentes. O motorista é elemento chave para a ocorrência de acidentes de trânsito e o envelhecimento pode comprometer habilidades especificas para a condução veicular. Conhecer a estatística de acidentes de trânsito envolvendo motoristas idosos pode contribuirpara o adequado planejamento de ações que busquem a redução do número de acidentes. Método: Estudo epidemiológico descritivo comparativo com dados secundários do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Departamento de Trânsito do Governo do Distrito Federal, no período de 2008 a 2017. Comparação da incidência de acidentes de trânsito com vitima entre motoristas de automóveis idosos e não idosos. Resultados e Discussão: No período de 2011 a 2017 a incidência geral de acidentes de automóvel apresentou queda de 24%, sendo de 12 % nos idosos. Os motoristas idosos tem três vezes menos risco para acidentes com vitima que os não idosos. Os acidentes com maior frequência nos idosos foram os do tipo colisão no período diurno. Alguns fatores podem ter contribuindo para a menor frequência no grupo de idosos incluindo a medida de incidência utilizada que não considera a distância percorrida pelos motoristas. Estudos que consideram a distância percorrida encontram maior risco de acidentes para os motoristas idosos. Conclusão: Encontramos risco três vezes menor de motoristas idosos se envolverem em acidentes de automóveis com vitima quando comparados a não idosos. O comportamento dos motoristas idosos pode influenciar na ocorrência de acidentes. |
Abstract: | Introduction: Car crashes are a cause of health expenditure with disabilities and deaths. Initiatives such as the World Health Organization's “Decade of Action on Road Safety” advocate actions to reduce the number of accidents. Driving skills are determinants elements in car crashes. Aging can compromise specific driving skills in older drivers. The statistics of older driver's car crashes can contribute to the adequate planning of actions that reducethe accidents. Method: A descriptive study from 2008 to 2017 comparing secondary data from the Traffic Accident Information System by the Traffic Department of the Government of the Federal District, Brazil. Comparison of the incidence of car crashes with victims among older and non-older drivers. Results and Discussion: From 2011 to 2017, the number of car crashes decreased by 24%, with 12% in the older drives. Older drivers are three times less at risk for accidents with victims than non-older drivers. The most frequent accidents in the older group were those of collision during the day. Some factors may have contributed to a lower statistic in the older group, including an incidence measure thatdoes not consider the distance traveled by drivers. Studies by distance traveled are known to be a greater risk of accidents for older drivers. Conclusion: A three times lower risk of older drivers being involved in car crasheswith victims when compared to non-older people. The behavior of older drivers can influence accident occurrence. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Medicina (FMD) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.