Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Ana Laura dos Reis | - |
dc.contributor.author | Motta, Maíra Basso | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-23T17:47:09Z | - |
dc.date.available | 2021-08-23T17:47:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-23 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-19 | - |
dc.identifier.citation | MOTTA, Maíra Basso. O Realismo em Quarup: de um cemitério de ossos às possibilidades de um mundo humano. 2021. 131 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41859 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta tese de doutorado, estudamos o romance Quarup, escrito por Antonio Callado, em
1967. Quer-se investigar o quanto de realismo pode haver em um romance que nasce sob
a perspectiva do engajamento. O personagem principal do romance, padre Nando, vive
preso dentro de um ossuário e ignora a realidade concreta. No entanto, conforme a
narrativa avança, a perspectiva do protagonista se transforma sensivelmente. Esse
movimento sugere um mundo que está em movimento, ou seja, não é um mundo estático.
Dividido em sete densos capítulos, Quarup inicia-se no “Ossuário” (título do primeiro
capítulo) e se encerra no capítulo “Mundo de Francisca”. Em nossa análise, verificamos
que o eixo Ossuário x Mundo ocorre por meio de dois recursos composicionais, que são:
a presença de fortes elementos naturalistas que, de forma paradoxal, exercem uma função
importante para o resultado realista da obra; 2) a construção de um narrador que, em
muitos momentos, utilizando-se de uma linguagem poética, quase lírica, luta com o
romancista em um embate entre forma literária e necessidade de engajamento.
Trabalhamos com os conceitos de realismo, empenho e engajamento, não descartando as
limitações que o romance apresenta, devido, principalmente, ao momento histórico em
que fora escrito e as necessidades que foram impostas ao autor. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Realismo em Quarup : de um cemitério de ossos às possibilidades de um mundo humano | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Quarup | pt_BR |
dc.subject.keyword | Callado, Antonio, 1917-1997 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realismo (Literatura) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this doctoral thesis, we studied the novel Quarup, written by Antonio Callado, in 1967.
In the present text, we start from the assumption that the central axis of the novel, around
which different narrative devices are articulated, is the overcoming of the plaster cast
nourished perspective by the protagonist - a priest who lives trapped inside an ossuary,
ignoring the reality that exists beyond the bones of the friars that he is concerned with
shining - because, throughout the narrative, the protagonist's perspective is significantly
transformed, suggesting the possibility of change, of expanding consciousness, of a world
in motion. Thus, the novel, which has seven dense chapters, begins in the “Ossuário” (title
of the first chapter) and ends in the chapter “Mundo de Francisca”. This movement
(Ossuary - World) is gradual, upward, as it occurs as the priest comes into contact with
the wider reality of the world that surrounds him beyond the “Ossuary” and is interacting
with the other characters. In this analysis, we recognize that the Ossuary x World axis is
sustained, among other aesthetic expedients, mainly through two compositional
resources: 1) the presence of strong naturalistic elements that, paradoxically, and
critically, play an important role in the result realistic of the work; 2) the construction of
a narrator who, in many moments, using a poetic, almost lyrical language, struggles with
the novelist in a struggle between literary form and the need for engagement. Analyzing
these narrative structures, we investigate how the peculiar tension between engagement,
commitment and realism, as well as the articulation between naturalist elements and
conservative modernization, promote not only the humanization of the protagonist
Nando, but, above all, guarantee this novel by Callado a possibility of artistically figuring
out the contradictions of the national reality. | pt_BR |
dc.contributor.email | mairabassomotta@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|