http://repositorio.unb.br/handle/10482/41596
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_ElenAlvesdosSantos.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Cortes corporais e recortes de história de vidas : adolescências, traumatismo : contribuições da psicanálise |
Auteur(s): | Santos, Elen Alves dos |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Uniceplac |
Orientador(es):: | Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto |
Assunto:: | Automutilação Adolescências Traumatismo Psicanálise Donald Winnicott |
Date de publication: | 6-aoû-2021 |
Data de defesa:: | 30-avr-2021 |
Référence bibliographique: | SANTOS, Elen Alves dos. Cortes corporais e recortes de história de vidas: adolescências, traumatismo - contribuições da psicanálise. 2021. 190 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Résumé: | Esta pesquisa teve por objetivo geral analisar o que os cortes corporais realizados por adolescentes revelam sobre seu desenvolvimento emocional. Como objetivos específicos: apresentar uma revisão bibliográfica sobre automutilação na adolescência a partir da psicanálise e da antropologia; explicitar a importância do conceito de ambiente e cuidado ambiental de Donald Winnicott para a adolescência contemporânea; realizar uma intersecção entre conceitos cunhados pela psicanálise para pensar os casos de automutilação e, por fim, analisar os relatos de histórias de vida em sua relação com a automutilação praticada por adolescentes. Para tanto, foram realizadas onze entrevistas com adolescentes estudantes de escolas públicas, analisadas a partir da teoria do desenvolvimento emocional de Donald Winnicott em articulação com outros conceitos psicanalíticos. Nos resultados e nas discussões, entendemos que os adolescentes vivenciaram situações traumáticas, as quais suspenderam a vida criativa e a espontaneidade, acumuladas as experiências de cuidado que não foram suficientemente boas. Dessa forma, os estudantes recorreram aos cortes corporais como tentativa de estabelecer, mesmo que precariamente, tanto a integração psicossomática como uma área intermediária de alívio para suas angústias. Nas considerações finais, ressaltamos que os adolescentes interpelam ao laço social mediante os cortes, a fim de que sejam cuidadas as suas necessidades. Advertimos a importância de serem ofertados ambientes suficientemente bons para que os adolescentes possam vivenciar a experiência e o retorno ao seu desenvolvimento emocional, ao gesto espontâneo e à criatividade. Para isso, os ambientes familiar, escolar e, não menos importante, sociopolítico precisam de ajustes para que os adolescentes tenham suas necessidades atendidas, e ao contestarem possam sentir “as paredes firmes”, confiantes. |
Abstract: | The general objective of this research is to analyze what the body cuts realized by teenagers revealed about their emotional development. As specific objectives: to present a bibliographic review about self-mutilation in adolescence starting from psychoanalysis and anthropology; to clarify the importance of environment concept and environmental care by Donald Winnicott for contemporary adolescence; conduct an intersection between concepts coined by psychoanalysis to think about self-mutilation cases and, finally, analyze the stories of life in its relation to self-mutilation practiced by teenagers. Therefore, eleven interviews were conducted with teenagers students from public schools, analyzed by Donald Winnicott’s theory of emotional development in connection with other psychoanalytic concepts. In the results and discussions, we understand that teenagers experienced traumatic situations, which suspended creative life and spontaneity, accumulated with the experiences of care that were not good enough. Thus, students resorted to body cuts as an attempt to establish, even precariously, both psychosomatic integration and an intermediate area of relief for their anguish. In the final considerations, we emphasize that teenagers challenge the social bond through the cuts, in order to take care of their needs. We advertise the importance of providing sufficiently good environments so that teenagers can experience and return to their emotional development, to their spontaneous gesture and creativity. For this, the family and school environments, and, not least, socio-political environment needs adjustments so that teenagers have their needs attended, and when complaining they can feel "the steady walls", confident. |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2021. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.