Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/41582
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_TeoriasAprendizagemEducacao.pdf1,85 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino : Ausubel e Lipman
Auteur(s): Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Ferreira, Marcello
Assunto:: Teorias da aprendizagem
Educação
Prática de ensino
Date de publication: 2018
Editeur: Instituto de Física - Universidade de Brasília
Référence bibliographique: SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello. Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 2, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i2.12315. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12315. Acesso em: 13 maio. 2021.
Résumé: Os Mestrados Profissionais - especialmente aqueles na área de Ensino e, em particular, o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - têm feito, em suas dissertações, amplo uso de referenciais teóricos que possam dar consistência aos produtos educacionais que são confeccionados como exigência para a conclusão do curso. Entretanto, de modo geral, esses referenciais teóricos raramente são considerados de maneira estrita nos próprios trabalhos, sendo, algumas vezes, até mesmo impossível divisá-los nas metodologias e nas sequências didáticas que lhes dão forma. Esse fenômeno pode estar associado ao fato de que muitos desses referenciais teóricos são calcado sem Teorias de Aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da Psicologia da Educação, estando, assim, estruturalmente muito amplos e distantes da prática de sala de aula, que são o foco dos produtos educacionais. Neste trabalho, revisamos essa questão, propondo que qualquer Teoria de Aprendizagem deve ser acompanhada de uma Teoria da Educação, de modo a fazer as necessárias conexões com a sala de aula. Como estudo de caso, é apresentada uma relação entre uma Teoria de Aprendizagem,desenvolvida por David Ausubel, e uma Teoria da Educação, desenvolvida por Mathew Lipman,mostrando suas interconexões e como uma articulação entre ambas pode gerar um referencial teórico muito mais robusto e concretizável.
Licença:: (CC BY NC SA) - Revista do Professor de Física é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/12315. Acesso em: 13 maio 2021.
DOI: https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/41582/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.