Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41472
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_UbirajaraJoséPicançodeMirandaJunior.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNovaes, Maria Rita Carvalho Garbi-
dc.contributor.authorMiranda Junior, Ubirajara José Picanço de-
dc.date.accessioned2021-07-26T12:01:59Z-
dc.date.available2021-07-26T12:01:59Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.date.submitted2021-02-12-
dc.identifier.citationMIRANDA JUNIOR, Ubirajara José Picanço de. Identidade organizacional e o papel dos atores acadêmicos : contexto de formação em saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde – Distrito Federal – Brasil. 2021. 136 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41472-
dc.descriptionTese (Doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO objeto de estudo deste doutorado teve como foco o entendimento e a análise das abordagens relacionadas ao contexto do ensino superior em medicina e enfermagem, destacando-se as concepções sobre identidade organizacional e formação acadêmica dos atores sociais adotados pela Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, Distrito Federal. O fato desta Escola ser relativamente nova e de ser pouco conhecida no Distrito Federal e no Brasil, além de contemplar apenas dois cursos de graduação, todos esses fatores podem gerar uma dificuldade especial no que se refere ao reconhecimento de sua identidade organizacional e sua identificação no panorama de ensino da saúde. A utilização de metodologias ativas na graduação e a necessidade de promover educação médica continuada do corpo docente pode representar um desafio adicional, com possíveis repercussões no processo de formação do estudante e no preparo de seus professores para assumirem este papel. Metodologicamente, esta tese foi composta por cinco subprojetos de pesquisa relacionados ao ensino superior em saúde, nas áreas de medicina e enfermagem, adotando diferentes propostas metodológicas. Os resultados foram estruturados sob a forma de artigos científicos, dois já publicados e outros três em fase de submissão. Como conclusão, espera-se poder elaborar novos estudos incluindo não só essa Escola, mas outras instituições de ensino superior, em suas instâncias gestoras e acadêmicas, para que se torne mais claro o diagnóstico situacional, tanto do ponto de vista da gestão político institucional, quanto dos aspectos acadêmico-pedagógicos para estimular uma formação acadêmica diferenciada que busque cumprir seu papel junto à sociedade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIdentidade organizacional e o papel dos atores acadêmicos : contexto de formação em saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde – Distrito Federal – Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordIdentidade organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação médicapt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordRendimento acadêmico - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação continuadapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The object of study of this doctorate focused on understanding and analyzing approaches related to the context of higher education in medicine and nursing, highlighting the concepts of organizational identity and academic training of social actors adopted by the School of Health Sciences, Brasília, Distrito Federal. The fact that this School is relatively new and little known in the Federal District and in Brazil, in addition to only two undergraduate courses, all of these factors can generate a special difficulty in terms of the recognition of its organizational identity and its identification in the health education panorama. The use of active methodologies in undergraduate courses and the need to promote continuing medical education for the teaching staff can pose an additional challenge, with possible repercussions on the student's training process and on the preparation of their teachers to assume this role. Methodologically, this thesis was composed of five research subprojects related to higher education in health, in the areas of medicine and nursing, adopting different methodological proposals. The results were structured in the form of scientific articles, two already published and three others in the submission phase. As a conclusion, it is expected to be able to elaborate new studies including not only this School, but other higher education institutions, in their management and academic instances, so that the situational diagnosis becomes clearer, both from the point of view of institutional political management, as well as the academic-pedagogical aspects to stimulate a differentiated academic formation that seeks to fulfill its role with society.pt_BR
dc.contributor.emailup.picanco@globo.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.