Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41303
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_GabrielaVargasFreitasPlacido.pdf3,64 MBAdobe PDFView/Open
Title: Educação urbana : oficinas pedagógicas como interface na construção de relações sensíveis de crianças com a cidade
Authors: Placido, Gabriela Vargas Freitas
Orientador(es):: Maass, Marisa Cobbe
Assunto:: Educação urbana
Crianças - arte
Pensamento crítico
Direito à cidade
Oficinas pedagógicas
Issue Date: 29-Jun-2021
Citation: PLACIDO, Gabriela Vargas Freitas. Educação urbana: oficinas pedagógicas como interface na construção de relações sensíveis de crianças com a cidade. 2021. 197 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: A pesquisa visa contribuir para o aprofundamento do tema da educação urbana para crianças, de modo que se ancora em três eixos centrais: a cidade, as crianças e o ensino. Parte-se da análise da crise social, marcada nos espaços das cidades brasileiras e as consequências para seus habitantes. Entendendo a importância do indivíduo na produção do espaço urbano, levanta- se a hipótese de que a educação urbana pensada a partir de conceitos da educação para a autonomia possa agir como instrumento de ressignificação da relação do indivíduo com a cidade, tendo as crianças como foco. As oficinas pedagógicas são entendidas como o meio para a materialização desse ensino e a escola, o lugar para aplicá-lo. A metodologia auxilia na fundamentação de preceitos para oficinas de educação urbana, sendo utilizada revisão bibliográfica para o aprofundamento dos três eixos centrais, análise de referências de oficinas para cidades já existentes, análise de documentos como legislação brasileira sobre cidades e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e, por fim, entrevistas com quatro especialistas com experiência em aplicar oficinas para crianças relacionadas à cidade em diferentes contextos. A apreciação dos dados obtidos possibilitou construir uma narrativa sobre as principais características de oficinas sobre cidade para crianças em um viés crítico, o processo de planejar e executar oficinas e o papel do educador nesse contexto. Assume-se a proposta da metodologia das Oficinas de Ensino segundo Vieira e Volquind (2002) como metodologia para a construção das oficinas de educação urbana. Como contribuição foi desenvolvido um método organizacional das escalas de apreensão do espaço, no qual as oficinas são desenvolvidas dentro de três eixos temáticos: um de menor escala, o corpo no espaço, focando no espaço da casa e da escola; um de escala intermediária, que trata das relações de proximidade da criança com o bairro; e um de escala maior, da inserção do bairro na cidade. Assim a percepção das dimensões do espaço se dá de maneira gradual. Além da explicação de cada um dos eixos, a pesquisa conta com uma sugestão de oficina para cada um deles.
Abstract: This research aims to contribute to the deepening of the subject of urban education for children, with three core axes as basis: the city, the children and the teaching process. The starting point is the analysis of the social crisis marked in the spaces of Brazilian cities and its consequences for its inhabitants. Understanding the importance of the individual in the production of the urban space, the hypothesis that urban education thought from the concepts of education for autonomy can act as an instrument for redefining the individual's relationship with the city is proposed, with a focus on children. Pedagogical workshops are understood as the means for materializing this education, and the school as the place to apply it. The methodology helps to substantiate the principles for urban education workshops, using a bibliographic review to deepen the three core axes, an analysis of references of previous workshops for existing cities, an analysis of documents such as the Brazilian legislation on cities and the Common National Curricular Basis (Base Nacional Curricular Comum -BNCC) and, lastly, interviews with four specialists with experience in applying workshops related to the city for children in different contexts. The evaluation of the obtained data enabled the construction of a narrative about the main characteristics of workshops about cities for children in a critical view, the process of planning and executing workshop and the role of the educator in this context. The methodology proposed for the Teaching Workshops according to Vieira and Volquind (2002) is assumed as the methodology for the construction of the urban education workshops. As a contribution, an organizational method of scales of apprehension of the space was developed, in which the workshops are executed within three thematic axes: one for the smallest scale, the body in space, focusing on the home and school spaces; one for intermediate scale, dealing with the child's close relations with the neighborhood; and one for the larger scale, inserting the neighborhood in the city. Thus, the perception of the spatial dimensions happens gradually. In addition to explaining each of the axes, this research also provides an in-practice suggestion of a workshop for each one.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/41303/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.