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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/41100
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Titre: Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos : um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado
Auteur(s): Marinho, Juliana Bandeira
Orientador(es):: Russo, Cristiane Rodrigues Menezes
Assunto:: Sequência didática
Educação de jovens e adultos
Botânica - estudo e ensino
Date de publication: 7-mai-2021
Référence bibliographique: MARINHO, Juliana Bandeira. Práticas e reflexões no ensino de Botânica para a Educação de Jovens e Adultos: um estudo florístico do Parque Três Meninas (Samambaia/DF) para a conservação do bioma Cerrado. 2020. 87 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica destinada a atender os alunos que não iniciaram ou interromperam sua vida escolar em um determinado momento de sua trajetória acadêmica. Buscando contribuir para a aprendizagem na EJA, foi elaborada uma sequência didática que contou com aulas expositivas dialogadas, de campo e de identificação de espécies, além de uma roda de conversa. A pesquisa teve como participantes os alunos do terceiro segmento da EJA do Centro de Ensino Fundamental 411, localizado na região administrativa de Samambaia, Distrito Federal. Próximo a unidade de ensino encontra-se o Parque Três Meninas, que corresponde a um parque distrital de uso múltiplo. Tendo como problema de pesquisa as árvores exóticas e os desequilíbrios ambientais que ocasionam ao bioma Cerrado, os discentes puderam debater a importância ecológica das plantas, os valores ambientais da biodiversidade e os impactos negativos que as plantas exóticas ocasionam ao bioma Cerrado. Os resultados apontaram que, ao longo da sequência didática, os alunos da EJA apresentaram uma possível aprendizagem significativa decorrente do uso de materiais Botânicos (exsicata, sementes, frutos, folhas) como recursos pedagógicos e da predisposição dos alunos em realizar as atividades desenvolvidas. Percebeu-se que os alunos que foram a aula de campo apresentaram os conceitos de impactos ambientais mais amplo do que os que participaram apenas das atividades na escola, demonstrando que o consórcio entre aula teórica e prática mostrou-se eficiente para o ensino sobre as plantas e na redução da cegueira Botânica. Na pesquisa, ficou evidenciada a importância que o professor de Biologia tem de mediar os conhecimentos prévios dos alunos com os requeridos no Ensino de Botânica e ressignificar os espaços verdes próximos à escola, auxiliando na sua conservação e na socialização do conhecimento científico pela comunidade que frequenta a unidade de ensino e mora nas imediações desses espaços. O produto final da pesquisa correspondeu a Sequência Didática de Ensino de Botânica para a EJA.
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) is a modality of teaching basic education designed to serve students who have not started or interrupted their school life at a certain time in their life. Seeking to contribute to learning at EJA, a didactic sequence elaborated which featured dialogued expository classes, field and species identification, in addition to a round of debate. The research developed was with students from the third segment of the EJA at the Centro de Ensino Fundamental 411, located in the administrative region of Samambaia, Distrito Federal. Next to the teaching unit is Parque Três Meninas, which corresponds to a district park with multiple uses. Having as a research problem the exotic trees and the environmental imbalances that they cause to the Cerrado biome, the students were able to debate the ecological importance of plants, the environmental values of biodiversity and the negative impacts that exotic plants cause to the Cerrado biome. The results showed that, throughout the didactic sequence, the students of EJA presented a possible significant learning resulting from the use of Botanical materials (exsiccate, seeds, fruits, leaves) and the students' predisposition to carry out the activities developed. It noticed was that the students who went to the field class presented the concepts of environmental impacts broader than those who only participated in the activities in the school, demonstrating that the consortium between theoretical and practical classes proved to be efficient for teaching about plants and in the reduction of Botanical blindness. In the research, the importance that the Biology teacher has to mediate the students' previous knowledge with those required in the teaching of Botany and evidenced the green spaces next to the school, helping in their conservation and in the socialization of scientific knowledge by the community that attends the teaching unit and lives in the vicinity of these spaces. The final product of the research corresponded to the Didactic Sequence of Teaching Botany for EJA.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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