Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Casagrande, Michéle dal Toé | - |
dc.contributor.author | Brito, Gabriella Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T17:44:02Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T17:44:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Gabriella Queiroz. Desempenho de Mistura Asfáltica do Tipo Areia Asfalto Usinada a Quente (AAUQ) com a Inserção de PET (Polietileno Tereftalato) micronizado. 2020. xv, 71 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40863 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A execução de pavimentos para receber baixo volume de tráfego muitas vezes está
associada a baixos custos, mas isto só ocorre se alguns fatores forem cumpridos, dentre
eles, a proximidade entre o local onde a obra será realizada e os locais onde obter-se-á os
materiais a serem utilizados. Algumas regiões do Brasil são deficientes em agregados
graúdos, o que onera a execução do pavimento com revestimento de concreto asfáltico.
Essas mesmas regiões, em sua maioria, são ricas em areia, o que traz a possibilidade de
executar o revestimento do pavimento em Areia Asfalto Usinada a Quente (AAUQ). Este
tipo de mistura asfáltica é considerado para baixo volume de tráfego, e a utilização de
novos materiais, a fim de melhorar o comportamento mecânico de misturas asfálticas,
vem mostrando resultados positivos e promissores. Esta pesquisa visa estudar o
comportamento mecânico de misturas asfálticas do tipo areia asfalto usinada a quente
(AAUQ) com a inserção de Polietileno Tereftalato (PET) micronizado, oriundo de
garrafas PET moídas. Foram estudadas misturas sem a adição de PET (convencional) e
com substituição de areia por 10 e 18% de PET, em massa. A partir dos ensaios de
caracterização dos agregados e do ligante asfáltico (CAP 50/70) foram realizadas a
dosagem das misturas asfálticas pelo método Marshall e os ensaios mecânicos de
estabilidade e fluência Marshall, resistência à tração, módulo de resiliência, vida de fadiga
e desgaste cântabro. Com esses resultados foi realizado o dimensionamento do
pavimento, através do software MeDiNa, a fim de observar as espessuras das camadas e
a vida útil de projeto das misturas estudadas. Os resultados mostraram que a adição de
PET micronizado à mistura AAUQ melhora os parâmetros de resistência, resiliência e
fadiga das misturas. Além da resposta positiva no comportamento mecânico do
pavimento, possibilitando um pavimento sustentável e mais eficiente, existe também um
ganho ambiental, dando uma destinação nobre a elevada geração de resíduo plástico,
considerado o grande problema ambiental do século 21. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desempenho de Mistura Asfáltica do Tipo Areia Asfalto Usinada a Quente (AAUQ) com a Inserção de PET (Polietileno Tereftalato) micronizado | pt_BR |
dc.title.alternative | Performance of Sand-Asphalt Hot Mix (SAHM) with micronized pet (polyethylene tereftalate) insertion | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Misturas asfálticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Areia asfalto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Polietileno tereftalato | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The execution of low traffic volume pavements is often associated with low costs, but
this only occurs if certain factors are met, among them, the proximity between the location
where the work will be carried out and the places wherein the materials will be obtained.
Some regions of Brazil are deficient in coarse aggregates, which increases the execution’s
cost of the asphalt concrete pavement. Mostly, these regions are abundant in sand, which
makes it possible to execute the asphalt layer of the pavement in Sand-Asphalt Hot Mix
(SAHM). This type of asphalt mixture is considered for low traffic volume, and the use
of new materials, in order to improve the mechanical behavior of the asphalt mixture, has
been showing positive and promising results. This research aims to study the mechanical
behavior of sand-asphalt hot mix (SAHM) with the insertion of micronized Polyethylene
Terephthalate (PET), from crushed PET bottles. Mixtures without the addition of PET
(conventional) and with replacement of sand by 10 and 18% PET, by mass, were studied.
From the characterization tests of the aggregates and the asphalt binder (CAP 50/70), the
dosage of the asphalt mixtures by the Marshall method, Marshall mechanical tests of
stability and flow, tensile strength, resilient modulus and fatigue life were carried out.
Based on that, the pavement design was performed using the MeDiNa software, to
observe the thickness of the layers and the service life of the studied mixtures. The results
showed that the addition of micronized PET to the SAHM mixture improves the
parameters of resistance, resilience and fatigue of the mixtures. In addition to the positive
response in the mechanical behavior of the pavement, enabling a sustainable and more
efficient pavement, there is also an environmental gain, giving a more noble destination
to the high generation of plastic waste, considered the major environmental problem of
the 21st century. | pt_BR |
dc.contributor.email | gabriella.gb8@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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