http://repositorio.unb.br/handle/10482/40842
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_LorenaJoyceSouzaRibeiroBarbieri_.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Bioquímica e Nutrição : proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida |
Auteur(s): | Ribeiro, Lorena Joyce Souza |
Orientador(es):: | Lima, Consuelo Medeiros Rodrigues de |
Assunto:: | Bioquímica - estudo e ensino Nutrição Macronutriente Micronutriente Sequência didática |
Date de publication: | 7-mai-2021 |
Data de defesa:: | 21-déc-2020 |
Référence bibliographique: | RIBEIRO, Lorena Joyce Souza. Bioquímica e Nutrição: proposta de Sequência Didática Interativa, abordando macro e micronutrientes no contexto de dieta balanceada, saúde e qualidade de vida . 2020. 129 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Résumé: | A Bioquímica estuda os processos químicos essenciais para a manutenção dos sistemas vivos e compreendê-los nos ajuda a explicar algumas características inerentes à vida. Matéria (carbono) e energia são essenciais para a manutenção dos organismos vivos e, no caso dos seres humanos, esses requerimentos são obtidos, primariamente, via alimentação, a qual propicia os nutrientes orgânicos. A alimentação e, em última análise, a bioquímica dos alimentos, está estreitamente relacionada à saúde, uma condição fundamental para alcançar a qualidade de vida. A composição química dos alimentos envolve aprender a estrutura e a função das biomoléculas, um conteúdo complexo e, às vezes, de difícil assimilação. Assim, a realização de atividades contextualizadas, integradas à vida cotidiana, abordando esse conteúdo, pode ajudar a promover e consolidar o aprendizado e remeter o alunado a uma reflexão sobre a importância de uma alimentação balanceada. Sendo assim, foi elaborada e aplicada uma sequência didática interativa para colocar o tema Bioquímica dos alimentos na vitrine. Esse tema é atual, integra bioquímica com nutrição e, além disso, viabiliza uma discussão embasada em conhecimento científico no contexto da alimentação. A sequência didática aqui proposta envolveu o conteúdo referente à estrutura, função e fontes dos macro e micronutrientes (biomoléculas) em atividades interativas e lúdicas. Na percepção dos alunos, as atividades os ajudaram a entender melhor o conteúdo sobre as biomoléculas e também a entender a importância da escolha dos alimentos. Na visão da professora, pesquisadora nesse trabalho, a partir das reflexões e anotações no Diário de bordo, foi percebido o engajamento dos estudantes, que mostraram-se cada vez mais participativos e interessados durante a aplicação das atividades. Os resultados das atividades indicaram que o conteúdo estava sendo compreendido. As estratégias que constituíram a sequência didática visaram contribuir para a prática docente e instigar os estudantes, por meio da contextualização, gerando mais integração e troca de ideias sobre o tema. Assim, esse trabalho, provavelmente, contribuiu para o ensino e a aprendizagem efetiva de parte do conteúdo de Bioquímica abordado no Ensino Médio. A sequência didática proposta nesse Trabalho de Conclusão de Mestrado está armazenada em um livro em suporte eletrônico (e-book), produto desse TCM, e ficará disponível na internet. |
Abstract: | Biochemistry studies the chemical processes essential for the maintenance of living systems and understanding them helps us to explain some characteristics inherent to life. Matter (carbon) and energy are essential for the maintenance of living organisms and, in the case of humans, these requirements are obtained, primarily, through food, which provides organic nutrients. Food and, ultimately, the biochemistry of food, is closely related to health, a fundamental condition for achieving quality of life. The chemical composition of foods involves learning the structure and function of biomolecules, a complex content that is sometimes difficult to assimilate. Thus, carrying out contextualized activities, integrated into daily life, addressing this content, can help to promote and consolidate learning and send students to a reflection on the importance of a balanced diet. Therefore, an interactive didactic sequence was developed and applied to place the theme Biochemistry of food in the showcase. This topic is current, integrates biochemistry with nutrition and, in addition, enables a discussion based on scientific knowledge in the context of food. The didactic sequence proposed here involved the content referring to the structure, function and sources of macro and micronutrients (biomolecules) in interactive and playful activities. In the students' perception, the activities helped them to better understand the content about biomolecules and also to understand the importance of food choice. In the view of the teacher, researcher in this work, from the reflections and notes in the Logbook, the engagement of the students was noticed, who showed themselves to be increasingly participative and interested during the application of the activities. The results of the activities indicated that the content was being understood. The strategies that constituted the didactic sequence aimed to contribute to teaching practice and instigate students, through contextualization, generating more integration and exchange of ideas on the theme. Thus, this work probably contributed to the teaching and effective learning of part of the Biochemistry content covered in High School. The didactic sequence proposed in this Master's Conclusion Paper is stored in an electronic book (e-book), a product of this TCM, and will be available on the internet. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.