Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/40775
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2020_MauritâniaLinodeOliveira.pdf4,01 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Protagonismo estudantil e inclusão : ações no contexto do ensino de Ciências em uma escola pública
Auteur(s): Oliveira, Mauritânia Lino de
Orientador(es):: Mól, Gerson de Souza
Coorientador(es):: Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto:: Protagonismo estudantil
Ensino de ciências
Inclusão escolar
Date de publication: 3-mar-2021
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Mauritânia Lino de. Protagonismo estudantil e inclusão: ações no contexto do ensino de Ciências em uma escola pública. 2020. [204] f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: Esta pesquisa teve como foco a promoção do protagonismo estudantil no contexto do Ensino de Ciências (EC) a partir dos pressupostos da Educação Inclusiva. De acordo Costa ([2020]), o aluno considerado protagonista é o sujeito central da prática educativa, aquele que participa ativamente: desde a elaboração da ação até a avaliação das ações propostas. A partir dessas compreensões, desenvolvemos uma pesquisa de enfoque qualitativo, com delineamento de pesquisa participante, com estudantes de quatro turmas de nonos anos de uma Escola Pública de Ensino Fundamental da cidade de Ceilândia, Distrito Federal, Brasil. A pesquisa foi organizada em três momentos: no primeiro, investigamos, por meio de redação, as concepções e percepções dos estudantes acerca da inclusão e da inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas. No segundo, tivemos por objetivos: a) planejar as ações do “Protagoniza Estudante!”; b) executar as atividades propostas para o projeto “Protagoniza Estudante!” nas aulas da matéria Parte Diversificada (PD) e c) desenvolver junto com os estudantes uma Mostra de Educação Inclusiva, tendo por foco as interfaces da Ciência, Tecnologia e Sociedade. O projeto “Protagoniza Estudante!” foi dividido em duas fases: i) Fase 1: Formação – diz respeito a uma fase de preparação dos estudantes sobre as temáticas da inclusão: definição, características e legislação e ii) Fase 2: Atuação – nesta fase, os estudantes trabalharam para o planejamento, execução e avaliação da Mostra de Inclusão Escolar. O terceiro momento constituiu na análise da experiência do projeto Protagoniza Estudante! com o objetivo de delinear uma proposta educacional para docentes e gestores interessados em fomentar o protagonismo estudantil, considerando a interface entre a Ciência- Tecnologia e Sociedade. Os resultados demonstraram que a concepção dos estudantes de inclusão é estar junto, sendo que aprofundam os conceitos, quando destacam a participação em grupo e a acessibilidade. Quanto ao protagonismo estudantil no contexto do EC, os estudantes se identificaram como sujeitos que investigam, aprofundam conhecimentos e propõem temas a serem desenvolvidos ao longo de um projeto a ser realizado na própria escola. Quanto à proposição, identificamos que ela deveria conter: i) formação para os estudantes sobre a Educação Inclusiva e as interfaces entre Ciência-Tecnologia-Sociedade; ii) momento destinado a participação ativa dos estudantes na realização da ação educativa, em todas as etapas de seu desenvolvimento (COSTA, 2006), no contexto de uma perspectiva pedagógica de protagonismo estudantil para a construção de uma escola inclusiva.
Abstract: This research focused on promoting student leadership in the context of Science Education (SE) from the assumptions of Inclusive Education. According to Costa (2020), the student considered the protagonist is the central subject of the educational practice, the one who actively participates: from the elaboration of the action to the evaluation of the proposed actions. Based on these understandings, we developed a qualitative research, with a participatory research design, with students from four ninth-year classes from a Public Elementary School in the city of Ceilândia, Distrito Federal, Brazil. The research was organized in three moments: in the first, we investigated, through writing, the students' conceptions and perceptions about the inclusion and school inclusion of people with specific needs. In the second, we had the following objectives: a) to plan the actions of “Protagoniza Student!”; b) carry out the activities proposed for the project “Protagoniza Student!” in the Diversified Part (PD) classes and c) develop an Inclusive Education Exhibition with students, focusing on the interfaces of Science, Technology and Society. The project “Protagoniza Student!” it was divided into two phases: i) Phase 1: Training - concerns a phase of preparation of students on the themes of inclusion: definition, characteristics and legislation and ii) Phase 2: Performance - in this phase, students worked for planning , execution and evaluation of the School Inclusion Exhibition. The third moment consisted of analyzing the experience of the Protagoniza Student! in order to outline an educational proposal for teachers and managers interested in fostering student leadership, considering the interface between Science-Technology and Society. The results showed that the inclusion students' concept is to be together, and that they deepen the concepts, when they highlight group participation and accessibility. As for student protagonism in the context of EC, students identified themselves as subjects who investigate, deepen knowledge and propose themes to be developed throughout a project to be carried out at the school itself. As for the proposition, we identified that it should contain: i) training for students on Inclusive Education and the interfaces between Science-Technology-Society; ii) moment destined to the active participation of students in carrying out the educational action, in all stages of its development (COSTA, 2006), in the context of a pedagogical perspective of student protagonism for the construction of an inclusive school.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40775/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.