Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Brambatti, Larissa Polejack | - |
dc.contributor.author | Xavier, Esther Almeida da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-28T20:15:14Z | - |
dc.date.available | 2021-03-28T20:15:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-30 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Esther Almeida da Silva. Comunicação de notícias difíceis em um hospital universitário: desafios e possibilidades na formação médica. 2020. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40361 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Notícias difíceis são quaisquer informações que afetem seriamente e de forma adversa a
visão de um indivíduo sobre o seu futuro. Na saúde, elas são hipóteses diagnósticas de
condições clínicas (agudas ou crônicas), com prognóstico limitado, terapia desfavorável de
quadros irreversíveis (sequelas) ou sem tratamento modificador do curso da doença,
(assistência paliativa, óbito). Aos médicos é atribuída a competência de comunicá-las, mas
nem sempre eles se sentem preparados e motivados a fazê-la. Assim, realizou-se uma
pesquisa descritiva-exploratória, de caráter qualitativo, com objetivo de compreender como
ocorre a preparação de médicos residentes para comunicar notícias difíceis em um hospital
universitário do Distrito Federal. Participaram 19 médicos dos programas de residência em
Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, dentre staffs, R1, R2 e
R3, que responderam a uma entrevista semiestruturada com 10 perguntas. Compôs a coleta
dos dados uma pesquisa documental dos projetos pedagógicos dessas residências,
analisando carga horária, objetivos associados à comunicação de notícias difíceis, cenários
de atuação hospitalar e disciplina sobre comunicação de notícias difíceis, assim como os
registros vivenciais da pesquisadora em campo. A análise das entrevistas usou como método
o discurso do sujeito coletivo (DSC). Os participantes relataram etapas preparatórias dos
protocolos SPIKES e P-A-C-I-E-N-TE. A falta de espaço privativo para conversar, a reação
comportamental do paciente ou da família, as barreiras de comunicação e as interferências
familiares foram as dificuldades mais apontadas. A tentativa de providenciar um ambiente
adequado, checar com o paciente o que ele já sabe, o apoio familiar, o apoio da equipe
multiprofissional e o linguajar acessível foram as estratégias mais citadas. Para
aprimoramento dos programas, os residentes apontaram a necessidade de treinamento
médico, o suporte da equipe multiprofissional, a realização de grupos de apoio e discussão
com apoio matricial, enquanto os staffs sinalizaram a possibilidade de aulas com a Psicologia
para orientação teórica e técnica quanto a abordagem dessas notícias. Por fim, a educação
interprofissional em saúde surgiu como fator relevante para a abordagem e prática dessas
comunicações. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Comunicação de notícias difíceis em um hospital universitário : desafios e possibilidades na formação médica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Más notícias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação médica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação interprofissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação permanente | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Difficult news are any information that seriously and adversely affect an individual's view of
their future. In health, they are diagnostic hypotheses of clinical conditions (acute or chronic),
with limited prognosis, unfavorable therapy for irreversible conditions (sequelae) or without
treatment that changes the course of the disease (palliative care, death). Physicians are
empowered to communicate them, but they are not always prepared and motivated to do so.
Thus, a qualitative descriptive-exploratory research was carried out with the objective of
understanding how the preparation of resident doctors to communicate difficult news occurs
in a university hospital in the Federal District. Nineteen physicians from the residency
programs in General Surgery, Internal Medicine, Gynecology and Obstetrics and Pediatrics
participated, among staffs, R1, R2 and R3, who answered a semi-structured interview with
10 questions. The data collection comprised a documentary research of the pedagogical
projects of these residences, analyzing the workload, objectives associated with the
communication of difficult news, scenarios of hospital activities and discipline on
communication of difficult news, as well as the experimental records of the researcher in field.
The analysis of the interviews used the collective subject discourse (CSD) as a method.
Participants reported preparatory steps for the SPIKES and P-A-C-I-E-N-TE protocols. The
lack of private space to talk, the patient's or family's behavioral reaction, communication
barriers and family interference were the most pointed difficulties. The attempt to provide an
adequate environment, check with the patient what he already knows, family support, support
from the multidisciplinary team and accessible language were the most cited strategies. To
improve the programs, the residents pointed out the need for medical training, the support of
the multidisciplinary team, the holding of support groups and discussion with matrix support,
while the staffs signaled the possibility of classes with Psychology for theoretical and technical
guidance regarding approach to these news. Finally, interprofessional health education
emerged as a relevant factor for the approach and practice of these communications. | pt_BR |
dc.contributor.email | esther.gea.ex@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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